Foto: Prédio da Calimério Guimarães onde trabalhei.
Depois de mais de meio século de vida militando na área da comunicação, me pego pela primeira vez a montar um portfólio da minha trajetória profissional. E como porta de entrada deste trabalho a primeira imagem a ser inserida no mesmo é um documento de registro do meu primeiro emprego aos 14 anos de idade na Rádio Imbiara de Araxá, prontamente fornecido pelo atual diretor da Rádio, Dr. José Deusdeti de Rezende como confirmação de minha passagem na emissora para efeitos trabalhistas.
Para mim este simples documento é muito mais que isso, é o ingresso de entrada para toda minha trajetória de vida construída até aqui. Boa parte de minha família trabalhou na Rádio Imbiara de Araxá, meu avô José Placedino de Oliveira( (seu Zé da torre)nos transmissores onde também trabalharam sua filha Vicência e sua neta Lúcia, minha mãe Ana Placedino de Oliveira ( controle de som),meu tio Tolentino de Oliveira Jr. ( locução) além dos primos José Henrique e Carlos Cesar. Mas creio eu, que nenhum deles tenha se apropriado tanto da energia e ensinamentos que a Rádio Imbiara de Araxá me proporcionou desde minha entrada nas dependências de sua primeira sede própria na rua Calimério Guimarães. Na verdade eu praticamente nasci na Imbiara, pois aos 03 anos de idade, morando com meus avós passei a residir nas dependências da emissora, já que meu avô trabalhava e morava alí, próximo a rua Uberaba ( vila Santa Luzia), onde cresci já aprendendo a admirar a força do rádio. Por tudo isso é impossível não me emocionar lendo esse documento que anexo ao meu portfólio.
Meu pensamento viaja pelas dependências (gigantescas) daquele que seria meu primeiro local de trabalho durante mais de 07 anos. E minha memória fotográfica (estimulada pela emoção) me conduzem para cada ambiente daquela construção nos seus mínimos detalhes: uma escadaria inicial cuja trajetória se dividia ao final da subida em inúmeros destinos. Em frente para o amplo e belo auditório, onde mais de 450 poltronas recebiam convidados para cinema, teatro, e pronunciamentos de autoridades. Á direita a sala da gerência onde o Sr. Elias Feres recebia as pessoas com seu jeito calmo e acolhedor durante o dia e à noite era ocupada por Josafá Pereira Filho que copilava as notícias através do telégrafo, trabalho este que me encantou desde a primeira vez que vi , à esquerda na recepção com Aparecida Nobre, Maria Amparo Montadon( a Nenê) e Lourdes Nobre que também atuavam na organização da discoteca da emissora e como operadoras de som. Seguindo em frente por uma imponente passarela bordô sobre tábuas corridas, encontrávamos a ampla discoteca, a cozinha, a sala de som ( onde comecei), o depto de jornalismo na minha época comandado por França Filho e lá no fundo à direita, resguardado por paredes com abafadores de som o stúdio dos locutores separado da sala de som pelo palco auditório da emissora sempre com um piano disponível em um canto e onde ao fundo se via o majestoso emblema da ZYI4 – Rádio Imbiara de Araxá – imortalizado pelo famoso slogan – “Falando da mais bela estancia hidromineral do Continente para todo o Brasil Central”
Vou relembrando as pessoas de meu convívio durante minha estada ali, de setembro de 1968 a abril de 1975: Cidinha e Dorinha, minhas primeiras orientadoras do meu trabalho, seguidas da Lourdes Nobre,Maria Amparo, Vicente ( o Porroque) que me ensinaram os primeiros movimentos da ”sonoplastia” como chamávamos, vieram ainda Vilma, Maria Célia, José Joaquim, Nivaldo Silva, José Humberto Morais, meus primos José Henrique e Carlos Cesar. Na turma de apoio, Josina França sempre a postos com um cafezinho irretocável e nos cuidados com a limpeza, Ursino Dutra o vigia noturno que não tinha medo de nada, Luiz Carlos Tormin, contínuo sempre prestativo nas saídas de rua e os muitos locutores com quem atuei e que espero me perdoem algum lapso: Além de meu tio Tolentino com quem muitas vezes abria a rádio juntamente com o vovô nos transmissores me lembro de Vaner Faria eterno amigo e ídolo das serestas,Washinton Silva, Lindberg Garcia sempre fino e bem cuidado das roupas ao sapato, Oredes Pereira dos Santos amigo e sempre com uma palavra de conforto em qualquer ocasião, Hélio Silva bem humorado, romântico e poeta, grande companhia nos finais de noite em programas de tango e poesia, França Filho que além do esporte apresentava O anoitecer no Sertão programa sertanejo de grande audiência, sem nos esquecermos dos saudosos Nagib Feres e Fábio de Castro. Lembrança também do Godô ( Godofredo Stefani) o “salvador” da pátria nos momentos de panes técnicos da rádio e também do Hélio Borges. Programas fixos e de grande repercussão ainda povoam minha mente e entre eles posso citar: De alguém para você, Amanhecer na Roça, Carnet Social Imbiara, Almoçando com música, Mestres do Acordeon, Tangos dentro da Noite, A sua música preferida, Entre a Terra e o céu, Hora do Angelus, Imbiara nos Esportes,programas que me trazem a lembrança de muitos nomes importantes: do Sr. José Pena e Sr. Hermílio Ribeiro das Neves, D. Leonilda Santos Montandom, Inês Marques, D. Silvia Barsante, Clotilde Montandom, Ilsa Marques, Jairo Andrade, Agostinho, Sebastião Gaspar, José Antônio, alguns de saudosa memória e outros ainda atuantes.
Meus primeiros contatos com o Sr. Geraldo Porfírio Botelho diretor da rádio e meu chefe direto.
Apesar de minha família ter um contato mais frequente com ele, entre nós havia um distanciamento natural de funcionário e patrão o que não impedia de algumas vezes trocarmos algumas ideias sobre o trabalho e inovações. Passei a perceber que apesar da seriedade com que conduzia o funcionamento da rádio, e seu aparente distanciamento ele era uma pessoa observadora e aberta às novas ideias. E foi graças a esse diferencial que comecei a conseguir algumas autorizações para exercer meu lado criativo dentro do que um veículo dinâmico como o rádio me proporcionava. Na época a emissora era bastante conservadora em sua programação e eu queria inovar apresentando um programa mais ousado voltado para o rock e musicas dançantes. Apesar de não ser um estilo dentro de seu refinado conceito ele me permitiu fazer a experiência já me advertindo que se não gostasse ficaria só no primeiro programa. E assim pude agregar meu trabalho de programador de som ao de locutor e apresentador do programa “Brasa pela I – 4” durante muito tempo. Do mesmo jeito tive seu aval para utilizar o palco e depois o auditório para ensaiar e apresentar ao público a peça Santo Natal ( de minha autoria), para meu orgulho sendo prestigiado com sua presença com direito a críticas e observações sinceras e construtivas a respeito do espetáculo.
Desta forma também cheguei a apresentador do programa sertanejo de auditório ao vivo “Rodizio da Viola” onde havia uma dobradinha com o programa do Edinho na TV Uberaba e de Adalcindo Alves Rosa de Araguari, o que gerava um grande movimento de artistas da região e de todo o Estado. Mas a intervenção do Sr. Geraldo que mudou a minha história de vida foi quando depois de ler dois artigos meus A Liberdade e A Prisão ele me conduziu com seu aval através de um bilhete de próprio punho a Atanagildo Cortes para me acolher no Jornal Correio de Araxá onde ingressei de vez no mundo do jornalismo e pude ir aprimorando ao longo do tempo a minha facilidade de escrever, entrevistar e de interpretar nosso cotidiano.
Depois da Imbiara trabalhei ainda em algumas emissoras da capital mineira onde percebi o quanto a Imbiara era respeitada nos meios radiofônicos dos grandes centros. Tinhamos uma discoteca das mais organizadas de Minas Gerais, um palco auditório multifuncional e um alcance enorme de transmissão. Aos poucos migrei de vez para o jornalismo, mas as lições aprendidas na Rádio Imbiara de Araxá nortearam muitas das minha ações pela vida afora. Desenvolvi um gosto apurado e eclético para a música, uma disciplina de trabalho pautado nos exemplos do Sr. Geraldo que chegava ao local de trabalho antes de nós. Depois de muitos anos fora de Araxá, morei próximo à Imbiara por diversas vezes estando atualmente a 100metros de sua estação na Av. que leva o nome de seu fundador.
Perceber a grande transformação tecnológica que a rádio atingiu é de uma grandeza difícil de mensurar para meu pouco conhecimento tecnológico, mas ver tudo isso, ouvir uma equipe jovem afinada com o que há de mais avançado nas emissoras de rádio da atualidade me causa um sentimento de gratificação e justiça.
Ver que todos os sonhos de seus idealizadores e com certeza outros nem imaginados estão sendo atingidos de forma brilhante por seus sucessores.
Criterioso como era, cheio de ideais e planos para os futuros da rádio o Sr. Geraldo Porfírio Botelho com certeza estará feliz com o estágio da semente que plantou. Principalmente por saber que entre aqueles que conduzem os destinos da Imbiara se encontra o pulso firme do genro José Deusdeti, a filha Regina Porfirio e um neto cuja visão futurista de trabalho e disciplina de conduta tem muito a ver com a herança de trabalho do avô. E nós, testemunha viva dessa trajetória que sempre fará parte de nossa vida, sentimos – nos realmente orgulhosos de afirmarmos com todas as letras que fazemos parte de uma história de muito sucesso e muitas conquistas.
Domingos Antunes Guimarães radialista – jornalista e escritor.
Linda trajetória profissional! Parabéns!!!
Que trajetória bonita, a família inteira envolvida nesse meio de comunicação tão especial e importante para a nossa história.
Parabéns!
Tive o prazer de visitar a Radio Imbiara no início dos anos 80 através de uma amizade que perdura até hoje com o grande escritor Domingos Antunes e posso testemunhar parte dessa linda trajetória!
Ler a trajetória do Domingos Antunes, me levou aos tempos em que formávamos a família Imbiara. Foi como se assistisse a um filme daqueles anos dourados. Parabéns a você e à Radio Imbiara.
Que coisa mais linda e maravilhosa. Com certeza fiz uma viagem no tempo com suas palavras e detalhes tão ricos de uma época em que vivi em Araxá. Parabéns pela sua tão grandiosa colaboração juntamente com sua família para o crescimento e manutenção dessa emissora maravilhosa que fez parte das nossas vidas e continua até hoje levando informações e entretenimento para todas as pessoas . Fiquei muito emocionado.