prefeitura araxa educacao ouro
  • Curiosidades
  • Espaço Cultural
  • Espaço cidadão
  • Esportes
  • Lazer e entretenimento
  • Turismo
  • Responsabilidade Social
11 de junho de 2026
Jornal Exempplar
prefeitura araxa educacao ouro
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • ARA SÔ
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Lazer e entretenimento
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • ARA SÔ
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Lazer e entretenimento
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco
Sem resultados
Ver todos os resultados
Jornal Exempplar
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Destaques

REENCONTROS

DE MARIA ÉLIDA MACHADO

Domingos Antunes Guimarães por Domingos Antunes Guimarães
24 de maio de 2026
em Destaques, Vida Viajante
30
REENCONTROS

Two laughing senior friend relaxing at the park

A vida na estrada tem me levado a muitos lugares, a maioria novos lugares, onde nunca estive. O caravanismo tem sido de descobertas, especialmente de cidades pequenas, cujos nomes eu nunca ouvi falar. Gosto dessas, sem apelo turístico, sem propaganda, só conhecidas pelos seus moradores e a vizinhança mais próxima. Gosto dos encontros que ocorrem pelo interior, gosto das conversas com desconhecidos, me encantam as histórias nunca ouvidas, as paisagens nunca vistas, a cultura nunca vivida. Além de novos encontros, a vida nômade tem me proporcionado reencontros também. Se sei que algum parente ou amigo(a) de infância mora por perto, não exito em procurá-lo(a). Vou para a internet, descubro seu endereço ou telefone e vou atrás, quero encontrar. Os reencontros podem ser novidades também. Pessoas que não vejo há muitos anos me geram curiosidade, quero saber como estão, o que fizeram da vida. Contatos são fáceis de serem estabelecidos nas redes sociais, mas não é a mesma coisa.

Não abro mão dos abraços apertados, das risadas soltas, das notícias atualizadas ao vivo, em conversas intermináveis. Tenho tido ótimos reencontros, alguns me levam para minha infância na família, outros para o tempo do colégio ou da faculdade. Ao abraçar um parente ou amigo(a), parece que o tempo não passou apesar de, em alguns casos, não termos nos falado por 50 anos! Aquela amiga de infância, aqueles primos distantes, aqueles antigos colegas de trabalho, quando os revejo, todos me parecem muito velhos. Todos têm netos, cabelos brancos, rugas, uns estão viúvos, o combo completo da velhice. É claro que todos me acham velha também, mas as conversas começam com o clássico “nossa, tu não mudaste nada, tá igual”, “nem tu”. Sabemos que é mentira, mas queremos ser gentis uns com os outros, ou talvez dizer que não mudamos nada nos dê a ideia de que o tempo não passou, que ainda temos intimidade. Busco todas as pessoas que posso por onde passo, às vezes faço surpresa, quase mato o pessoal de susto, bato à porta, me apresento se não me reconhecem de primeira, devo parecer um fantasma vindo do passado. Já procurei uma prima que não tinha contato há mais de 30 anos, perguntando aqui e ali. As únicas informações que eu tinha eram a cidade, o bairro, e que ela morava no último andar do seu prédio. Para minha sorte, o bairro era planejado, com casas todas iguais e não mais do que meia dúzia de prédios. No segundo prédio em que acionei o interfone, a encontrei. Ela quase morreu de susto, cena já conhecida nos meus reencontros. Numa outra cidade pequena fui ao encontro de uma grande amiga de infância, que nunca mais havia tido contato. Só sabia o nome da cidade e que ela tinha vivido num convento, mas não terminara a sua formação. Fui direto à igreja matriz, claro! Única igreja, na praça central. De primeira, uma beata que encontrei por lá lembrou do seu nome, falou que tinha trabalhado com ela em alguma atividade da igreja. Essa foi fácil, uma quase freira que abandonou o convento certamente teria alguma recaída, trabalhando nas obras da igreja. Da conversa com a beata e mais uma ou duas abordagens por perto, cheguei a sua casa. Foi muito bom reencontrá-la, essa não achei tão velha, deve ser porque nunca casou e não teve filhos. Marido e filhos são potentes geradores de rugas e cabelos brancos. Uma vez busquei uma amiga que não gostou de me ver e eu fiquei muito intrigada com aquilo. Não que velhos amigos e colegas devam todos ficar felizes ao me ver, mas essa era tão minha amiga no colégio, vivíamos grudadas, que fiquei chocada com a sua atitude. Me deu um abraço frio, conversou em monossílabos e permaneceu com um sorriso amarelo o tempo todo. Devia estar pensando algo como “minha colega enlouqueceu, coitada, o que quer comigo a essa altura da vida?” Eu só queria reencontrá-la, ela, nitidamente, não queria o mesmo. Respeitei os sinais de seu incômodo e me retirei rapidamente para a minha casinha. Não consegui compreender por que minha grande amiga dos primeiros anos de escola não gostou de me ver, fiquei triste. Minha tristeza durou pouco pois precisava, logo, traçar o plano para reencontrar uma colega do ensino médio, do tempo do curso técnico em enfermagem. Muito fácil, comecei a busca pelo pequeno hospital da cidade…

Próximo post
GOIABADA COM LEITE

GOIABADA COM LEITE

Comentados 30

  1. GILBERTO JOAQUIM PAIXAO disse:
    3 semanas atrás

    Reencontros, a vida nômade em nosso motorhome “Trilhando Vida” tem nos proporcionado belos reencontros, que venham mais….

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      3 semanas atrás

      Vamboraaaaa…

      Responder
      • Paulo Ricardo Paes disse:
        3 semanas atrás

        Elida, mais uma deliciosa coluna, mostra do com você e Gilberto vivem na estrada! Adoro reencontros!

        Responder
        • Maria Élida Machado disse:
          2 semanas atrás

          Está faltando o nosso! Obrigada por estar aqui no Exempplar…

          Responder
    • Elenara Stein Leitão disse:
      3 semanas atrás

      Ir em busca de! Acho lindo! Sempre fui a xucra da familia e adoro quando me reencontram. Mas preciso encarar o desafio de dar os primeiros passos. Na vida real.
      Adoro tuas crônicas!

      Responder
      • Maria Élida Machado disse:
        3 semanas atrás

        Força para dar o primeiro passo…depois é só abraço! Obrigada!

        Responder
      • SILVIA BEATRIZ COSTA CZERMAINSKI disse:
        3 semanas atrás

        Que bom começar o dia com uma crônica sobre reencontros! Élida nos alimenta com suas peripecias e observações da vida É uma dádiva poder reencontrar alguém e não ficar limitada à casualidade em uma rede social. Ou algoritmos pelos que dizem “talvez você conheça…” , que nos trazem à tela pessoas queridas, que ficam ali, nas telas, sem abraço…

        Responder
        • Maria Élida Machado disse:
          2 semanas atrás

          Eu busco…minha vida viajante está me proporcionando isso…gosto de abraçar, conversar, cheirar…

          Responder
    • Lili disse:
      1 semana atrás

      Elida, eu me vi em muitas coisas que falaste, bjs ❤️

      Responder
      • Maria Élida Machado disse:
        1 semana atrás

        Tu faz parte dos meus agradáveis reencontros!

        Responder
  2. MARA NUBIA SILVA disse:
    3 semanas atrás

    Li viajando para os reencontros que tive e tenho na vida.
    Não esqueça os amigos novos, feitos agora.
    Também gostamos de encontros e reencontros.
    Parabéns pelo texto e continua.
    Viajo contigo nas tuas palavras.
    Bjs

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      3 semanas atrás

      Sempre muito bom tê-la por aqui, juntinho! O melhor, o abraço…fica para o próximo reencontro!

      Responder
  3. Maria Luiza Segui disse:
    3 semanas atrás

    Amiga querida, nosso reencontro não foi nas tuas andanças, mas foi e é muito especial!!! E o gostoso é que quando nos encontramos parece que o tempo não passou. Bjos pra vc e Gilberto ❤️❤️

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      2 semanas atrás

      O nosso foi um reencontro sublime…não abro mão…Sempre volto para o nosso abraço!

      Responder
  4. Claudia Valente de Oliveira disse:
    3 semanas atrás

    Sem contar os reencontros com os novos amigos viajantes, que, sem combinar nada, se veem estacionados lado a lado…

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      2 semanas atrás

      O universo viajante nos reaproxima…e é sempre muito bom!

      Responder
  5. Antonio Trotta disse:
    3 semanas atrás

    Nossa! Que delicia. Santa inveja de poder sair pelo mundo. Ir a lugares desconhecidos, conhecer gente e sobretudo ouvir histórias. Meu Deus, que maravilha. Levar e deixar saudades.

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      2 semanas atrás

      Esse é o universo da vida viajante! Vamboraaaaa…que tal?

      Responder
  6. Iara De Gasperin disse:
    2 semanas atrás

    Adoro reencontros matando a saudades de quem faz tempo que não vejo.

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      2 semanas atrás

      Eu também…tenho tido muitos reencontros! Por minha iniciativa…kkkk

      Responder
  7. Luciano Machado disse:
    2 semanas atrás

    Nossos sentimentos são amigos…
    Que tal reencontrar àqueles que formamos na escola, histórias relevantes com muita franqueza., já aconteceu comigo e teatamos os nossos perrengues (muitas vezes bobagem) Aqueles que reatamos e hoje somos amigos.é muito emocionante.

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      2 semanas atrás

      Todos temos os nossos reencontros emocionantes! É sempre muito bom…eu acho!

      Responder
  8. Teresinha Basso Mainardi disse:
    2 semanas atrás

    Também gosto de encontrar pessoalmente parentes, amigos, ex colegas, ex professores, ex alunos … Enfim , gosto de rever , relembrar …
    Que bom que nas tuas viagens tu podes fazer isso mais facilmente. A grande maioria gosta destes momentos, !

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      2 semanas atrás

      Eu gosto muito! A vida na estrada me leva a eles!

      Responder
  9. Laura Lisboa de Magalhães Cantuária disse:
    2 semanas atrás

    O propósito do reencontro é muito gratificante. A vontade que nos dá de ir em busca de alguém, a ansiedade em achar… e a alegria em reencontrar.
    Como pessoas passam por nossas vidas e ficam, nem todos guardam essa saudade e vontade de reencontro ou têm o privilégio de os realizar.
    Parabéns amiga, emocionante relato.

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      2 semanas atrás

      Obrigada! Nos identificamos nessa também…gostamos dos reencontros!

      Responder
  10. Luiz Eduardo Prates da Silva disse:
    1 semana atrás

    … falando nisso… já tá passando a hora de vocês passarem por aqui de novo. Te esperamos.
    E vais ver que não estou tão velho. E que nem envelheço muito ela kkkkkkkkkkk

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      1 semana atrás

      Kkkk…não sei não hein? De repente a estrada nos leva de novo até vocês! É sempre muito bom nosso reencontro!

      Responder
  11. Antonio Mainardi disse:
    1 semana atrás

    Muitas pessoas do passado são um tesouro escondido. Meu primeiro amigo gay, na infância, nem sabíamos que éramos gays e brincávamos de boneca escondidos. Foi uma época sem preconceito e que fomos muito felizes brincando nas praças e piscina do caiçara. Como quero reencontrar meu passado feliz

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      1 semana atrás

      Faz como eu, amigo! Vai atrás!

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Tendências
  • Comentados
  • Recentes
FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA

FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA

7 de junho de 2026
UM DIA DE PRAIA

UM DIA DE PRAIA

11 de junho de 2026
Violência silenciosa contra idosos: quando o abandono emocional também adoece

Violência silenciosa contra idosos: quando o abandono emocional também adoece

5 de junho de 2026
Quiropraxia Indiana: A Massagem dos Trilhos da Vida

Quiropraxia Indiana: A Massagem dos Trilhos da Vida

2 de junho de 2026
INSÔNIA

INSÔNIA

1 de junho de 2026
XADREZ ARAXAENSE CLASSIFICA 5 ENXADRISTAS PARA ETAPA REGIONAL DO JEMG 2026

XADREZ ARAXAENSE CLASSIFICA 5 ENXADRISTAS PARA ETAPA REGIONAL DO JEMG 2026

5 de junho de 2026
FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA

FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA

31
UM DIA DE PRAIA

UM DIA DE PRAIA

20
INSÔNIA

INSÔNIA

39
Vendedor é quem realiza uma compra Negociante é quem realiza uma venda

Vendedor é quem realiza uma compra Negociante é quem realiza uma venda

21
MANIFESTE-SE PELA PAZ

MANIFESTE-SE PELA PAZ

24
NOVAS REVELAÇÕES SOBRE AS FOLHAS DE LIMA-DA-PÉRSIA

NOVAS REVELAÇÕES SOBRE AS FOLHAS DE LIMA-DA-PÉRSIA

9
ARAXAENSE TENENTE GONÇALVES É VICE-CAMPEÃO EM TORNEIO DE XADREZ EM BETIM

ARAXAENSE TENENTE GONÇALVES É VICE-CAMPEÃO EM TORNEIO DE XADREZ EM BETIM

11 de junho de 2026

VAGAS SINE 11/06/26 – TOTAL DE VAGAS OFERTADAS = 809

11 de junho de 2026
O vagão que sustenta a jornada humana: L 4

O vagão que sustenta a jornada humana: L 4

10 de junho de 2026
Leo Jaime e Vinny levam sucessos de várias gerações à ExpoQueijo Brasil

Leo Jaime e Vinny levam sucessos de várias gerações à ExpoQueijo Brasil

10 de junho de 2026
Futuro do queijo artesanal entra em debate na ExpoQueijo Brasil

Futuro do queijo artesanal entra em debate na ExpoQueijo Brasil

10 de junho de 2026
Moradores de Araxá receberão kits gratuitos de TV digital; veja como retirar

Moradores de Araxá receberão kits gratuitos de TV digital; veja como retirar

9 de junho de 2026

Comentários

  • Maria Élida Machado em UM DIA DE PRAIA
  • SILVIA BEATRIZ COSTA CZERMAINSKI em UM DIA DE PRAIA
  • Julia maria dorneles em FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA
  • Simone Mone em FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA
  • Yvelise Queiroz em Registros e festas

Posts recentes

ARAXAENSE TENENTE GONÇALVES É VICE-CAMPEÃO EM TORNEIO DE XADREZ EM BETIM

ARAXAENSE TENENTE GONÇALVES É VICE-CAMPEÃO EM TORNEIO DE XADREZ EM BETIM

11 de junho de 2026

VAGAS SINE 11/06/26 – TOTAL DE VAGAS OFERTADAS = 809

11 de junho de 2026
O vagão que sustenta a jornada humana: L 4

O vagão que sustenta a jornada humana: L 4

10 de junho de 2026
junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
« maio    

Facebook

  • FLASH GUIA
  • Nossa história
  • Fale conosco

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • ARA SÔ
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Lazer e entretenimento
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco