prefeitura araxa educacao ouro
  • Curiosidades
  • Espaço Cultural
  • Espaço cidadão
  • Esportes
  • Lazer e entretenimento
  • Turismo
  • Responsabilidade Social
11 de junho de 2026
Jornal Exempplar
prefeitura araxa educacao ouro
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • ARA SÔ
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Lazer e entretenimento
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • ARA SÔ
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Lazer e entretenimento
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco
Sem resultados
Ver todos os resultados
Jornal Exempplar
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Destaques

INSÔNIA

DE MARIA ÉLIDA MACHADO

Domingos Antunes Guimarães por Domingos Antunes Guimarães
1 de junho de 2026
em Destaques, Vida Viajante
39
INSÔNIA

Olho no relógio do celular. Só faz duas horas que me deitei, disposta a dormir. Li um pouco, fiz palavras cruzadas, fechei a casinha com cuidado, fui para a cama, passando por cima do meu marido, que mal deu um gemido, se ajeitou com a coberta, ele não acorda nem quando preciso passar por cima dele para chegar ao meu lugar na cama. Cheguei ao meu canto e relaxei, coloquei pra tocar no celular uma música calma, bem baixinho, e adormeci. A noite está agradável, não foi preciso ligar o ar-condicionado, deixei uma fresta nas janelinhas do quarto para entrar o frescor da noite. Escutei conversas ao longe, movimento no Motorhome ao lado, meu vizinho chegando do seu programa da noite. Acompanhei o barulho do abrir da porta, água escorrendo do seu chuveiro e depois silêncio. Ele já dormiu e eu fiquei esperando meu sono chegar. O sono veio, dormi, mas logo acordei. Este foi o primeiro acordar de uma noite insone. Como sempre, me vêm à cabeça meus filhos, meus netos, meus irmãos, como estariam todos. Lembro das coisas que fiz durante o dia, lembro que não retirei do congelador a carne que vou cozinhar daqui a pouco. Me viro, me tapo, destapo, me tapo de novo. Sensações de frio e calor sempre se misturam nos momentos de insônia, tenho que colocar coberta e logo depois retirá-la. Isso demanda movimento, e este me desperta mais ainda. Tomo um gole d’água, minha boca está seca, só um gole, pois mais me dará vontade de fazer xixi. Minha boca seca deve ser por causa da cerveja que tomei ontem à noite depois do treino. Só um gole d’água, o suficiente para meus lábios não permanecerem secos, como estão agora. Viro pra lá, viro pra cá.
Agora faz quase quatro horas que eu me deitei disposta a dormir. Mais ou menos uma hora de sono até agora. Meu marido não se incomoda com o meu movimento, no máximo balbucia umas palavras, sem acordar. Tento exercício de respiração, inspiro, seguro o ar e solto devagar. Inspiro, seguro o ar e solto devagar. Penso nos meus filhos, meus netos, meus irmãos, como estariam todos. Viro pra lá, viro pra cá, olho as horas de novo, estou acordada há mais de uma hora. São três horas e pouco da madrugada, tudo está silenciado lá fora, não ouço mais os passos, o vai e vem dos carros e ônibus na avenida ao lado. Lembro de um xamanista que me disse que, entre três e três e meia da madrugada, acontece não sei o quê no universo, que é um momento de grande abertura para a criatividade, preciso aproveitar, pego meu caderno, mas não escrevo nada. Pelo menos nesta noite o portal da criatividade não ficou disponível para mim. Agora vou ter que fazer xixi, não estou com muita vontade, mas minha bexiga não fica sossegada, mesmo com pouco conteúdo, estando acordada, preciso esvaziá-la. Cruzo de novo por cima do meu marido, enquanto faço meu xixi, vejo que o vaso está precisando de uma boa limpeza, vou fazer isso amanhã. Na insônia, sou uma mãe/avó pensando nos seus afetos, uma escritora pensando nos próximos textos e uma dona de casa lembrando do almoço do dia seguinte e percebendo que o vaso sanitário está precisando ser limpo. Volto para o meu canto, me estico, puxo a coberta, olho as mensagens no celular.

Tem sempre um insone digitando nos grupos, a qualquer hora da noite, leio somente, não respondo. Sei que o celular me desperta mais, mas preciso ver as horas e o relógio é um objeto extinto na nossa vida viajante. O portal da criatividade já fechou há tempo, são quase cinco horas. Parece que um soninho está vindo, chegando devagar, mas para na metade do caminho. Agora meu marido acordou, já dormiu pesado por mais de seis horas, é a sua vez de fazer xixi, certamente não perceberá que o vaso está pedindo uma limpeza. Volta logo para a cama, e antes de deitar a cabeça no travesseiro, já começa a roncar de novo. Sinto inveja do seu sono fácil e profundo. Eu penso em todo mundo, no que tenho que fazer na casinha, na minha carne que está congelada, no vaso que preciso limpar, na crônica da semana, respiro, cochilo. Logo começo a ouvir o barulho da rua, está amanhecendo. Daqui a pouco vou levantar-me, abrir a casinha e deixar o sol entrar. Com o sol a gente se renova, que bom que essa noite insone está terminando…

Próximo post
COMO NÃO ADMINISTRAR O SEU NEGÓCIO

COMO NÃO ADMINISTRAR O SEU NEGÓCIO

Comentados 39

  1. GILBERTO JOAQUIM PAIXAO disse:
    2 semanas atrás

    Eu não ronco, pelo menos não ouço….

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      2 semanas atrás

      E assim seguem nossas noites…kkkk

      Responder
      • SILVIA BEATRIZ COSTA CZERMAINSKI disse:
        1 semana atrás

        Muito bom! Penso que insônia é a mente lotada mandando em nós. Lotada e ditadora como sempre. Então pegue um papel e anote as tarefas, as preocupações. Pode ser em itens mesmo… Anotou? Agora volte pra cama que o sono vem…

        Responder
        • Maria Élida Machado disse:
          1 semana atrás

          Olha só…vou fazer isso! Obrigada!

          Responder
    • Elenara Leitão disse:
      2 semanas atrás

      Nunca tinha pensado sobre o sono masculino e feminino. Se bem que conheço homens insones. Preocupações talvez nos acordem. Mas me senti nos olhos abertos estalados, na ida ao banheiro, na navegação nas redes, no revirar na cama tentando achar um sono que não vem….

      Responder
      • Maria Élida Machado disse:
        2 semanas atrás

        Tive o impulso de te desejar boas vindas ao mundo insone…mas logo me dei conta de que ele não é legal…mas teu comentário me consolou, não estou só..

        Responder
  2. Cláudia disse:
    2 semanas atrás

    Sou da turma do Gilberto, mas já tive noites de insônia, em momentos difíceis da vida. É horrível!

    Responder
    • CRISTIANE JUNG disse:
      2 semanas atrás

      Dificilmente alguém já não passou pela experiência de perder o sono… ruim, sem dúvida. Grande abraço Elida

      Responder
      • Maria Élida Machado disse:
        1 semana atrás

        Quem nunca? Eu sempre! Na luta…

        Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      1 semana atrás

      É horrível…estou lutando há anos! Reluto em usar medicação…procuro estratégias naturais!

      Responder
  3. João Carlos Guaragna disse:
    2 semanas atrás

    Quando chega as 3 horas dizem que é a hora do demônio.

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      2 semanas atrás

      Socorro…tenho convivido com essa criatura então…prefiro achar que essa é a hora da criatividade…

      Responder
  4. Lia Mara disse:
    2 semanas atrás

    A insônia tem disso. Quando o sono vai embora, os pensamentos fazem fila. Aparece de tudo: preocupações, lembranças, ideias, coisas para resolver e até aquilo que nem precisava ser lembrado naquele momento.

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      2 semanas atrás

      Bem isso…tudo junto e misturado na cabeça!

      Responder
  5. Sabrina M. Santos disse:
    2 semanas atrás

    Agradeço por conseguir dormir tão bem. Só tenho dificuldades nas vésperas de algum evento. Competições do meu filho são uns desses eventos que me tiram o sono

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      1 semana atrás

      Este é um bom motivo para perder o sono: excitação por algo legal que está por vir….

      Responder
  6. Ana Claudia Moreira de Moraes disse:
    1 semana atrás

    Nossa, me vi totalmente na sua narrativa! Muito bom! Passo por isso algumas vezes também! Insônia é horrível quando queremos descansar a mente.

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      1 semana atrás

      Estamos juntas nessa também! Socorro!

      Responder
  7. João Carlos Freitas Silva disse:
    1 semana atrás

    Parece estar falando de mim. Acontece comigo, exatamente igual, várias vezes na semana. Me consola, o fato de perceber , que não estou sozinho nessa batalha. Parabéns pela forma poetica em que abordaste esse tema. Se

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      1 semana atrás

      Estamos juntos parceiro! Kkk

      Responder
  8. Nelise Severo disse:
    1 semana atrás

    Descreveu minhas noites! Mas, de uns dias pra cá, o sono está um tanto melhor. Oxalá siga assim! Beijo

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      1 semana atrás

      Oxalá…

      Responder
  9. Fabiane De Souza e Silva disse:
    1 semana atrás

    Muito bom. Realidade de quase todas as mulheres . Confesso que até pensei que estava falando das minhas noites.
    Ouvindo o relato do que passa em nossas mentes em alta madrugada pensei: não seria o caso de fazermos tantas coisas durante o dia e outras tantas importantes acabarmos deixando inconsciente para depois sendo retomadas a mente justo no lugar do sono?
    Nós mulheres queremos resolver tudo e ao mesmo tempo como se o fato de estarmos alertas pudesse impedir erros, fracassos, dores…… Será que ao passar dos anos o cérebro pira? Kkkkkk
    O fato é que o mundo acaba lá fora e o sono dos maridos é o sono dos justos dessa terra , já o das mulheres parecem cochilos sempre alertas a qualquer chamado.
    Cérebro de mulher maravilha ( resolve tudo).
    Claro que no meio de tudo isso temos os suplementos, reposição hormonal blá-blá-blá. Mas com tudo isso em dia, ainda assim temos muitas noites resolvendo tudo em nossa mente .
    Acredito que a maioria das mulheres pensam ser normal ver o dia raiar.
    Será que é?

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      1 semana atrás

      Apesar de frequente na minha vida, não quero que seja normal. A noite foi feita pra dormir…eu continuo buscando estratégias para driblar hormônios, menopausa…aff!

      Responder
  10. Teresinha Basso Mainardi disse:
    1 semana atrás

    Cansei de brigar com a insônia, estou tentando fazer a higiene do sono que ouvi falar, vou me arrumando para ir pra cama, desligando as luzes mais brilhantes Deixando a tv bem baixinho, desligando o celular
    e deixando tudo organizado para dormir tranquila, mas, às vezes não dá certo e daí que eu tenho que decido tomar um remédio porque quando a urucubacas ( insônia ) chega ela não quer ir embora…

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      1 semana atrás

      Ainda estou resistindo aos medicamentos….

      Responder
  11. Antonio Trotta disse:
    1 semana atrás

    Pois é. Estou assim também, dormindo tarde ou acordando cedo. A sensação é que quando durmo parece que firmar umas 20h. Não é sono pesado, eii lá o que é. Tudo fica ampliado. Tem algo estranho no ar?

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      1 semana atrás

      Talvez…algo estranho nas nossas cabeças quem sabe…

      Responder
  12. Helberto Veiga disse:
    1 semana atrás

    Eu comecei a ter problemas de insônia a uns três anos, as vezes não chegava a dormir quatro hs por dia.
    Comecei um tratamento à base de canabidiol a cerca de uns três meses a já estou dormindo de cinco a seis hs por dia de sono inenterrupto.
    Recomendo a quem tiver também este problema

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      1 semana atrás

      Boa dica…até já falei com meu cardiologista sobre isso…

      Responder
  13. Ligia Zappe disse:
    1 semana atrás

    acho que sou abençoada, nunca tive insônia, mas sempre levanto cedo e durmo tarde. Já bastante cansada. Tenho o hábito de ler um pouco, o que me faz chegar no limite da sonolência, é deitar e dormir. Tambem tenho o hábito de deixar pendurado do lado de fora do quarto, qualquer coisa que possa me tirar o sono. Pois minha avó sempre, dizia nos leve problemas para o quarto, deixe do lado de for e amanhã você resolve, e muitas vezes alguns até já foram embora. Mas conheço muitas pessoas que sofrem com a insônia, imagino o quão horrível é.

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      1 semana atrás

      Eu dormi muito bem a vida inteira…até a menopausa…minhas noites mudaram completamente!

      Responder
  14. Laura Lisboa de Magalhães Cantuária disse:
    1 semana atrás

    Uau! Parece até que fui eu quem escrevi, de tão iguais às ações, reações e pensamentos. Desse modelo !

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      1 semana atrás

      Temos mais esta identificação…aff!

      Responder
  15. Antonio disse:
    1 semana atrás

    Passei por maus bocados quando tive insônia em 2022. Ainda não descobri como lidar com esses eventos, penso muito em todos meus entes queridos também. Se alguém souber de dicas para dormir rápido sem remédios me mantenha informado

    Responder
    • Maria Élida Machado disse:
      5 dias atrás

      Esta é minha busca há anos…estamos nessa juntos, parceiro!

      Responder
  16. MARA NUBIA SILVA disse:
    3 dias atrás

    Eu já fiz as pazes com o dormir ou não dormir.
    Deito, durmo e acordo. Normalmente acordo 3 ou 4 horas da manhã e consigo dormir lá pela 1h da manhã.
    Escrevo, leio, estudo…
    Se puder durmo depois do almoço e se não puder, simplesmente não durmo.
    Gostei de saber sobre janela de criatividade, apenas espero que não chova pra dentro com a janela aberta.
    Continua escrevendo. Amei.
    Bjos.
    Mára

    Responder
  17. Maria Luiza Segui disse:
    3 dias atrás

    Com a idade veio tb a insônia. Sempre fui boa de sono, mas agora é um tormento, quando o sono não vem, o turbilhão de pensamentos não para e o tempo vai passando, apelo pro santo remédio. Não sabia da janela de criatividade, legal, vou tentar aproveitar Bjos

    Responder
  18. Iara De Gasperin disse:
    3 dias atrás

    Me identifiquei com os teus relatos

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Tendências
  • Comentados
  • Recentes
FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA

FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA

7 de junho de 2026
UM DIA DE PRAIA

UM DIA DE PRAIA

11 de junho de 2026
Violência silenciosa contra idosos: quando o abandono emocional também adoece

Violência silenciosa contra idosos: quando o abandono emocional também adoece

5 de junho de 2026
Quiropraxia Indiana: A Massagem dos Trilhos da Vida

Quiropraxia Indiana: A Massagem dos Trilhos da Vida

2 de junho de 2026
INSÔNIA

INSÔNIA

1 de junho de 2026
Histórias sobre a musica casa do sol nascente

Histórias sobre a musica casa do sol nascente

26 de janeiro de 2017
FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA

FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA

31
UM DIA DE PRAIA

UM DIA DE PRAIA

20
INSÔNIA

INSÔNIA

39
Quando o tempo fala

Quando o tempo fala

30
A PÉRSIA, ALÉM DO SEU CHÁ, SENDO REVELADA AO MUNDO

A PÉRSIA, ALÉM DO SEU CHÁ, SENDO REVELADA AO MUNDO

7
Arroz doce

Arroz doce

34
ARAXAENSE TENENTE GONÇALVES É VICE-CAMPEÃO EM TORNEIO DE XADREZ EM BETIM

ARAXAENSE TENENTE GONÇALVES É VICE-CAMPEÃO EM TORNEIO DE XADREZ EM BETIM

11 de junho de 2026

VAGAS SINE 11/06/26 – TOTAL DE VAGAS OFERTADAS = 809

11 de junho de 2026
O vagão que sustenta a jornada humana: L 4

O vagão que sustenta a jornada humana: L 4

10 de junho de 2026
Leo Jaime e Vinny levam sucessos de várias gerações à ExpoQueijo Brasil

Leo Jaime e Vinny levam sucessos de várias gerações à ExpoQueijo Brasil

10 de junho de 2026
Futuro do queijo artesanal entra em debate na ExpoQueijo Brasil

Futuro do queijo artesanal entra em debate na ExpoQueijo Brasil

10 de junho de 2026
Moradores de Araxá receberão kits gratuitos de TV digital; veja como retirar

Moradores de Araxá receberão kits gratuitos de TV digital; veja como retirar

9 de junho de 2026

Comentários

  • Maria Élida Machado em UM DIA DE PRAIA
  • SILVIA BEATRIZ COSTA CZERMAINSKI em UM DIA DE PRAIA
  • Julia maria dorneles em FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA
  • Simone Mone em FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA
  • Yvelise Queiroz em Registros e festas

Posts recentes

ARAXAENSE TENENTE GONÇALVES É VICE-CAMPEÃO EM TORNEIO DE XADREZ EM BETIM

ARAXAENSE TENENTE GONÇALVES É VICE-CAMPEÃO EM TORNEIO DE XADREZ EM BETIM

11 de junho de 2026

VAGAS SINE 11/06/26 – TOTAL DE VAGAS OFERTADAS = 809

11 de junho de 2026
O vagão que sustenta a jornada humana: L 4

O vagão que sustenta a jornada humana: L 4

10 de junho de 2026
junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
« maio    

Facebook

  • FLASH GUIA
  • Nossa história
  • Fale conosco

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • ARA SÔ
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Lazer e entretenimento
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco