
Um amigo me contou o que aconteceu com ele numa cidade turística. Disse que, ao chegar à noite de viagem na cidade com um companheiro, resolveram procurar um hotel para pernoitar. Pararam em frente à portaria de um hotel e meu amigo foi na frente para adiantar a papelada na recepção, enquanto o outro acabava de estacionar o carro e tirar as malas. Já na recepção, um rapaz veio atendê-lo:
– Pois não!
– Tem vaga? – Perguntou meu amigo, ávido por um descanso.
– Tem aos montes. Esse hotel aqui está vazio de tudo! – Respondeu o recepcionista, com a maior naturalidade.
– Mas por que está tão vazio assim? – Perguntou, curioso, meu amigo.
– Sei lá! – Disse o atendente, que, logo, completou: – As pessoas não gostam muito desse hotel.
– Observei que o hotel aqui do lado fechou. – Afirmou meu amigo.
– Exatamente! Era do mesmo dono deste. Pelo jeito, daqui a alguns dias, esse aqui também vai estar fechadinho. “Num” duvido nada! – Sentenciou o funcionário do hotel. E o diálogo continuou.
– Por favor, o hotel tem garagem? – Perguntou meu amigo.
– Tem não senhor! Mas se “você” quiser, eu posso indicar um outro hotel que tem aqui perto. – Respondeu tranquilamente o rapaz.
– Nesse caso, posso deixar o meu carro na frente da portaria? – Indagou, já um tanto confuso.
– Se eu fosse você, não deixava não! Isso aqui “tá” deserto de “dá” medo! – Respondeu o recepcionista.
– Bem, então, pelo menos, consigo um desconto nas diárias? – Indagou meu amigo.
– Não damos desconto! – Afirmou, taxativo, o atendente.
– Quem sabe, se conversasse com o dono do hotel!!!? – Tentou, gentil, meu amigo.
– Conversar, até que converso, mas meu patrão é ruim de desconto que só vendo! Ô homem difícil! Acho que não vai adiantar, não!!! – Revelou o empregado.
– Deixa pra lá! É melhor eu ir para o quarto descansar. – Expressou meu amigo, exausto e assustado.
– O senhor tem que pagar primeiro! – Afirmou o recepcionista.
– Prefiro pagar na saída. – Respondeu meu amigo.
– Não pode, não! Tem que pagar adiantado. Ordem do patrão! – Devolveu o atendente.
– Mas você não acredita que eu vou pagar? – Perguntou, atônito, meu amigo.
– Eu até que acredito. Quem não acredita é o patrão. – Respondeu, sem pestanejar, o rapaz.
– Bem, já está tarde e preciso descansar. Toma aqui o dinheiro. Tem troco? – Perguntou meu amigo.
– Tenho troco, não! O caixa está zerado de tudo. – Disse o recepcionista, com naturalidade.
– Sendo assim, eu pago amanhã. – Propôs o cliente.
– Não pode, não! – Devolveu o rapaz.
– Dessa forma, eu quero o meu troco! – Exclamou meu amigo, abismado.
– “Dô” o seu troco amanhã. – Afirmou o recepcionista.
– Espera aí! Se eu não posso pagar amanhã, também não acredito que vou receber amanhã o meu troco. – Respondeu, indignado, meu amigo.
Um clima de indignação e impasse levou o meu amigo a propor uma nova solução:
– Faz o seguinte: por estar ficando tarde, eu pago um tanto hoje e, amanhã cedo, eu troco a nota e acerto a diferença.
– Aqui: quer saber de uma coisa? Paga tudo amanhã! – Afirmou o recepcionista.
– Então, por favor: meu companheiro de viagem já chegou; poderíamos preencher as fichas? – Perguntou o cliente.
– Perfeitamente! – Respondeu o funcionário.
– Poderia nos indicar onde é o nosso quarto? – Pediu meu amigo.
E o atendente respondeu, “na lata”:
– Claro! “Tá” vendo aquela escadaria logo ali? Vai subindo, subindo toda ela; é lá em cima. É uma subida e tanto; vocês vão se cansar “pra burro”!
Moral da história: Se todo e qualquer investimento precisa de planejamento, uma equipe de trabalho necessita de treinamento, ou o negócio se transforma em ócio e deixa de existir.
Antonio Trotta, Jornalista, escritor e poeta
atrottamg@gmail.com















A conscientização de uma população sobre o potencial humano, os recursos da natureza e a sua história transpõe fronteiras, trazendo desenvolvimento e abundância a todos.
Verdade. Saber utilizar tudo isso é que se torna necessário. Grato.
Pessoa Jurídica com planejamento estratégico + plano tático e operacional de elaboração impecável não se sustenta quando não há investimento na Gestão de Talentos: Políticas de contratação, treinamento e retenção de funcionários!!
A engrenagem tem que ser o mais perfeito possível.
Pois é… Sempre achei importantíssimo dar formação para a equipe que trabalhava comigo, enquanto eu era gestora. Situação está que não evitou algumas escorregadas de quem só consegue ver a história conforme o seu filtro. Aí vem aquela velha história que nos traz a importância do dono para que o gado engorde
Situação está que não me deixa perder a esperança de que todos tenham a sensação de pertencimento, sabendo que mundo melhor começa com o que eu espalho nos meus arredores, que pode ser erva daninha ou um lindo jardim.
Gratidão pela mensagem que vem com muita sincronicidade
Verdade. Vc colhe o que planta. Assim, o melhor é estar preparado para o melhor.
Infelizmente ainda existem muitos comércios assim em plena era da informação. Aqui o atendente adotou a visão nada visionária do Patrão… Sem o menor conhecimento de atendimento foi deixado a Deus dará…rsrs… Treinamento é o ponto central… Mas, e o dono? Era treinado ? Era empreendedor? Quem não conhece não sabe ensinar! A experiência que criamos para o cliente o atrai ou o afasta! Entender do negócio, amar o que faz, expandir a visão dos liderados é o que move qualquer negócio!
Excelente resumo. Vc dá o tom e a visão do necessário e do como fazer.
Todo e qualquer negócio, se não for focado no melhor para as pessoas, será fadado ao fracasso. E isso inclui preparação, treinamentos, mudanças de paradigmas caso necessário, tudo isso voltados para o maior valor que deve ser o bem das pessoas.
Muito bom. O foco, determinação e aprendizado são elementos básicos para uma grande virada.
Acho que todo mundo já passou por situação desse tipo!
Funcionários treinados, supervisionados e com boas condições de trabalho! Parace que estão faltando coisinhas básicas nesse negócio aí….kkkk
Um negócio desses jamais ira para frente mesmo. Não basta haver um empreendimento, abrir uma “porta” . Tudo tem que ser preparado com responsabilidade e o conhecimento básico daquilo a que se propoe oferecer, treinamento de funcionários e um trabalho de marketing. Não é facil ter o seu proprio negócio. Exige muito trabalho e dedicação para se obter sucesso