“All by myself”, em português ‘Tão sozinho’, ou então ‘Totalmente sozinho’ é uma canção de Eric Carmen de 1975 que teve várias regravações por outros artistas. A melodia é baseada em frases melódicas do segundo movimento do Concerto para Piano nº 2 em dó menor de Sergei Rachmaninoff. A versão original dura sete minutos, com um longo solo de piano.
Esta versão original de Carmen gerou inúmeros covers de artistas como Frank Sinatra (1976), Tom Jones (1980), Shirley Bassey (1982) e Luiz Miguel (1987).
Porém, um dos mais notáveis covers de “All by Myself” foi gravado por Céline Dion em 1996, e é indiscutivelmente uma das mais poderosas performances vocais de Dion. Céline Dion interpretou esta canção muitas vezes durante seus tours, shows de TV e vários eventos musicais importantes, incluindo o Grammy Awards (1997), Billboard Music Awards (1997) e Bambi Awards (1996).
Céline Dion é uma cantora, atriz e compositora canadense. Surgiu como uma estrela adolescente na década de 1980, depois que seu empresário e futuro marido, René Angélil, hipotecou sua casa para financiar o seu primeiro disco.
Nascida em uma grande família de Quebec, ela emergiu como uma estrela adolescente em seu país natal com uma série de álbuns em francês durante os anos 80. Ganhou reconhecimento internacional pela primeira vez ao vencer o Yamaha World Popular Song Festival de 1982 e o Eurovision Song Contest de 1988, onde representou a Suíça. Depois de aprender a falar inglês, ela assinou contrato com a Epic Records nos Estados Unidos. Em 1990, Dion lançou seu primeiro álbum em inglês, Unison, estabelecendo-se como uma artista pop viável na América do Norte e em outras áreas de língua inglesa do mundo.
Suas gravações desde então têm sido principalmente em inglês e francês, embora ela também tenha cantado em espanhol, italiano, alemão, latim, japonês e chinês. Durante a década de 1990, ela alcançou fama mundial depois de lançar vários álbuns em inglês mais vendidos na história da música, como Falling into You (1996) e Let’s Talk About Love (1997), que foram certificados diamante nos EUA e mais de 30 milhões de vendas em todo o mundo cada. Ela também marcou uma série de sucessos internacionais número um, incluindo “The Power of Love”, “Think Twice”, “Because You Loved Me”, “It’s All Coming Back to Me Now”, “My Heart Will Go On”, e “I’m Your Angel”.
Veja abaixo a tradução livre desse clássico musical.
“Quando eu era jovem
Eu não precisava de ninguém
E fazia amor apenas por divertimento
Estes dias se foram
Vivo solitário
Eu penso em todos os amigos que conheci
Quando disco o telefone
Ninguém está em casa
Totalmente sozinho
Não quero ficar
Totalmente sozinho
Não mais
Difícil ter que admitir
Ás vezes me sinto tão inseguro
E o amor está tão distante e obscuro
Permanece a cura.”
- João Batista de Freitas é jornalista, escritor, araxaense, residente em Campinas/SP, casado, dois filhos e saudosista – às vezes do passado, muitas vezes de Araxá.