prefeitura araxa educacao ouro
  • Curiosidades
  • Espaço Cultural
  • Espaço cidadão
  • Esportes
  • Lazer e entretenimento
  • Turismo
  • Responsabilidade Social
11 de junho de 2026
Jornal Exempplar
prefeitura araxa educacao ouro
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • ARA SÔ
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Lazer e entretenimento
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • ARA SÔ
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Lazer e entretenimento
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco
Sem resultados
Ver todos os resultados
Jornal Exempplar
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home ARA SÔ

MEU PRIMEIRO DIA DAS MÃES, SEM MÃE

DE ANTONIO TROTTA

Domingos Antunes Guimarães por Domingos Antunes Guimarães
10 de maio de 2026
em ARA SÔ, Destaques
48
MEU PRIMEIRO DIA DAS MÃES, SEM MÃE

            Perdoe-me por abraçá-la, assim de repente. É que hoje é Dia das Mães e já não tenho mais a minha. Ainda não fez um ano que partiu e, às vezes, me pego ao telefone ligando para ela. Outro dia mesmo, estava comprando pão de queijo para minha mãe comer mais tarde. Ontem mesmo, pensei em almoçar com ela para contar as novidades.

Desculpe-me, apesar de não conhecê-la, de apertá-la fortemente em meus braços. Não estranhe tanto; apesar das aparências, sou apenas um menino querendo colo e afeto materno. Afinal, foram anos de gestos, frases e repetições carinhosas que aprendi a dar, pois aprendi a recebê-los. O beijo sempre foi o advento dos encontros e diálogos que eu tinha com minha mãe. Era como um estalo gostoso que se fazia ouvir na alma. Desculpe-me; talvez, ao abordá-la, fui pego de surpresa com alguma semelhança. Quem sabe foi o jeito, o andar, os movimentos, o sorriso, o olhar. Não sei bem o que me fez agir tão espontaneamente. Deve ter sido a saudade que bateu forte demais.

Aceite o meu abraço filial. Talvez, nem tenha a idade para ser minha mãe. Mas, realmente, não preciso de outra. Só quero curtir a que eu já tenho ou, pelo menos, já tive. Ela me basta. Ela já preenche, e muito, o meu ser e as minhas reminiscências. Mas, hoje, justamente hoje, é Dia das Mães e ela não está mais aqui em carne e osso. Sinto sua ausência física, seu abraço apertado e seus beijos estalados. Hoje, me falta o que tive em abundância. Talvez seja por isso que dói tanto.

Perdoe-me se, por acaso, ao abraçá-la, derrame algumas lágrimas. Sempre fui um sentimental e, como percebe, não consigo me conter, ainda mais num dia tão especial. Nem mesmo precisa responder aos meus sussurros. São frases soltas, construídas durante anos ao lado dela. São palavras balbuciadas, gemidas, entre uma lembrança e outra. Apenas empreste-me seu ombro e permita-me sentir, um pouco, do mistério de ser, simplesmente, mãe.

Um dia como esse não pode passar em branco. Um abraço é o mínimo que todos os filhos deveriam dar. Um abraço é o mínimo que todas as mães deveriam receber. Nesse dia, se eu fosse Deus, faria um milagre: a todo filho sem mãe seria permitido abraçá-la, estando ela onde estivesse. Tudo giraria em torno desse dia, que se tornaria mais que especial, único, assim como as mães.

Um abraço, um simples abraço pode aliviar a dor. Sei, pois, que, quando criança, ao me machucar, bastava um abraço apertado e tudo ficava curado, mesmo com o sangue a escorrer. Hoje, quem pode me apertar entre os braços, estancando as minhas feridas? Mãe sabe cuidar. Os cuidados que ontem aliviavam a dor, hoje, justamente nesse dia, se transformam em cicatrizes e feridas expostas.  Feridas que não machucam, mas doem.

Queira me desculpar pelos atropelos e susto que causei. Sei que, hoje, ninguém deveria ficar triste. Hoje, Dias das Mães, é um dia feliz. Aliás, para quem tem mãe todo dia é Dia das Mães. Mas, para quem já perdeu a sua, todo dia é um dia a mais sem ela. Gostaria de poder dar um abraço para amenizar a falta que ela me faz.

Permita-me que, entre os míseros segundos em que estivermos abraçados, eu possa imaginar que minha ousadia, nesse dia, não foi em vão. E que, num aperto profundo, eu possa sentir que mãe, a gente não vive em um segundo, mas a carrega por toda vida, entre os braços e os abraços, protegida dentro do coração.

 

Antonio Trotta – Jornalista

@atrottamg

Próximo post
Gravidez pode mascarar sintomas de outras doenças e exige atenção redobrada

Gravidez pode mascarar sintomas de outras doenças e exige atenção redobrada

Comentados 48

  1. Raquel Duarte Silva disse:
    1 mês atrás

    Mamãe
    Saudades eternas
    I Love you

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      1 mês atrás

      São muitas saudades. Lindas lembranças. Grato.

      Responder
  2. Ângela Maria disse:
    1 mês atrás

    O importante é garimpar lembranças
    Colorindo-as de olhos fechados
    Para salvá-las na memória do tempo
    E buscar palavras e cheiros ao vento

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      1 mês atrás

      Lindo. Exatamente. Viver na memória cada momento. Gratidão.

      Responder
      • Simone Mone disse:
        1 mês atrás

        Saudade é o amor que fica…Mãezinha, cuja ausência mora no silêncio, mas o amor continua iluminando nossos dias como a estrela mais bonita do céu.

        Responder
        • Antonio Trotta disse:
          4 semanas atrás

          Lindo. É tudo isso mesmo. Saudade bate forte.

          Responder
  3. jorge carvalho de mello disse:
    1 mês atrás

    Diria que ela foi uma mulher brilhante, muito a frente do seu tempo e afetuosa. Saudades, minha mãe querida ❣️

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      1 mês atrás

      Um aprendizado e uma ousadia de boas e eternas lembranças. Grato.

      Responder
  4. Maria Cassavia Zaki disse:
    1 mês atrás

    Lindo texto! ❤️
    Eu a agradeceria por tudo…
    Diria o quanto eu a amo.
    E, o quanto sua presença física, até hoje me faz uma falta danada!!!
    Saudades ❤️

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      1 mês atrás

      Dá uma vontade danado de abraçá-la, não é mesmo? Se pudesse pelo menos uma vez, ah! Que bom seria.

      Responder
  5. Maria Augusta disse:
    1 mês atrás

    Faço meu o seu comentário. Não encontraria palavras tão lindas para homenagea-la. Obrigada.

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      1 mês atrás

      Grata, minha cara Augusta. Mãe ultrapassa palavras e momentos. Mães são eternas e ponto.

      Responder
  6. Adony Menezes disse:
    1 mês atrás

    É…realmente quem já não tem mais a mãe para abraçar, não apenas no Dia das Mães, mas todos os dias ou quando a saudade apertar vive no mergulho da ausência. O coração carregado as lágrimas e as memórias maravilhosas… Assim é comigo também… A minha vive ausente em outra vibração já há 22 anos …no entanto parece que ela estava aqui ontem…e certamente estava em Espírito e Amor… Sonho muito com ela, e isso é tão único e maravilhoso! Quem ainda a tem, que não perca a oportunidade sagrada de abraçar, olhar nos olhos e dizer o quanto é grato pela vida que ela te permitiu viver, por cada cuidado e tantas noites acordada cuidando com zelo e amor… Que cada mãe no mundo físico ou Espiritual receba essa grande emanação de amor e reconhecimento!
    Gratidão Vitalícia pelo texto emocionante!

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      1 mês atrás

      Mãe é sempre uma presença gostosa, segura e eterna. Elas estão no meio de nós de alguma forma. Sua vibração nós move e nós comove sempre que precisamos dela.

      Responder
  7. Vitória de Azevedo disse:
    1 mês atrás

    Querida mamãe, quanta saudade!

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      1 mês atrás

      E como dói uma saudade.

      Responder
  8. Maria Inez disse:
    1 mês atrás

    Bom dia
    Independente do dia, ligo para a minha direto, neste dia em especial liguei às 07:12h. Só realmente sentimos a falta quando não está mais por perto, então procuro manter este laço ainda inteiro…uma vez a cada 15 dias, largo tudo e vou durmir com ela, e ficamos por horas a conversar uma ao lado da outra. Dividimos estes momentos com ela entre nós irmãs. Não sabemos até que dia poderemos estar juntas, mas enquanto podemos não abrimos mão. Para todas as mães, que seus filhos tenham a compreensão do respeito e dever cumprido.
    Um amor sem medidas❤️❤️

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      1 mês atrás

      Que lindo viver e conviver com ela. Aproveite, pois é um tesouro e vale muito cada momento.

      Responder
  9. maria cristina mallet porto disse:
    1 mês atrás

    Penso em minha mãe, quase todos os diss! Sou grata e ela por tudo o que vivemos juntas! Amor eterno! Saudade imensa!

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      1 mês atrás

      Uma experiência impar. Presença eterna todos os dias.

      Responder
  10. Maria do Carmo disse:
    1 mês atrás

    Trooota!
    Entre lágrimas tantas, olhos/rios inundados e soluços, terminei de ler esse texto tão lindo!
    Assim como vc, fui abraçando a minha MÃE, buscando-a na memória e ao mesmo tempo , fui revivendo aqueles meus momentos com ela, há anos!
    Lindo demais! EMOCIONANTE!

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      1 mês atrás

      Gratidão. Mães são assim mesmo, capazes de nos fazerem chorar, sinda mais de saudades.

      Responder
  11. André Esper disse:
    1 mês atrás

    Meu amor e gratidão ecoam, fruto do seu exemplo.

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      1 mês atrás

      Será sempre um bom exemplo de vida e de dedicação.

      Responder
  12. Emerson Cota disse:
    1 mês atrás

    Enquanto posso eu a abraço muito. Algumas dia não a terei mais. Gostaria de poder continuar abraçando de alguma forma, quando isso acontecer.

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      1 mês atrás

      E vai. Será sempre um aperto gostoso, doído, e eterno. Grato.

      Responder
  13. Nilda Maria Bitencourt Bitencourt disse:
    1 mês atrás

    Obrigada por tudo!

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      1 mês atrás

      Mãe é Mãe!

      Responder
  14. Jayme Cesar Rangel de Siqueira disse:
    1 mês atrás

    Quando nos comunicamos ela diz : Ainda estou aqui. E eu respondo : Agora estou te vendo.

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      1 mês atrás

      E sentindo a vida pulsar. Aproveite.

      Responder
  15. Dayse Carvalho disse:
    1 mês atrás

    Quem teve o privilégio de ter tido uma boa Mãe, jamais caminha sozinho!❤️

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      1 mês atrás

      Verdade. Lindas palavras e boas lembranças.

      Responder
  16. Solange das Graças Felix disse:
    1 mês atrás

    Eu gostaria que toda mãe tivesse a consciência do poder que têm ao influenciar seres humanos na sua linda humanidade.

    Vemos pessoas que não acreditam no amor justamente porque tiveram mães que não sabiam amar. Não aprenderam e geraram crianças que ao invés de brincar de ciranda, entraram em um círculo vicioso e desumano.

    Que delícia ver um filho fazer tal declaração, trazendo a esperança de existirem pessoas que sabem amar uma mulher e que geram filhos que amam. Simples assim.

    Gratidão por compartilhar sua sensibilidade e que a saudade seja sempre motivo de alegria dos momentos bons .
    Que você possa sentir-se carinhosamente abraçado

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      4 semanas atrás

      Grato pelo texto e pelo abraço. É sempre bom poder dar e receber um abraço.

      Responder
  17. Francisco Trotta disse:
    1 mês atrás

    Lindo texto. Retrata fielmente nosso sentimento comum . Abraços

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      4 semanas atrás

      Pois é. A vivência e a experiência traz essa saudade no peito. Doie e passa. Doie e passa…

      Responder
  18. Teresa Cristina Guedes Sampaio Trotta disse:
    1 mês atrás

    Ooowwwwnnnn
    Conhecendo sua maravilhosa mãe como conheci, que me fez filha com tanto amor e carinho, diria que a amo pela eternidade, que agradeço cada sorriso, cada beijo estalado, cada abraço e cada atitude inspiradora para também me fazer uma grande mãe. Pediria a ela que pedisse a DEUS por nós e sei que, na sua infinita bondade, não deixaria de interceder por nós. Tive a melhor sogra do mundo, minha também mãe! Saudades…

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      4 semanas atrás

      Verdade pura. Sentimentos a flor da pele. Amor eterno.

      Responder
  19. Maria Élida Machado disse:
    4 semanas atrás

    Linda crônica! Nossas mães, nossas lembranças…a minha crônica aqui no Exempplar é Minha Mãe Viaja Comigo. E viaja mesmo…

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      4 semanas atrás

      Boa viagem. Boas lembranças e boas memórias pelas longas estradas da vida.

      Responder
  20. Maria do Carmo disse:
    4 semanas atrás

    “Riobaldo, se lembra certo da senhora sua mãe? Me conta o jeito de bondade que era a dela…”
    Assim devia ser.Toda mãe vive de boa, mas cada uma cumpre a sua paga prenda singular, que é a dela e dela, diversa bondade. E eu nunca tinha pensado nessa ordem. Para mim, minha mãe era minha mãe, essas coisas. Agora, eu achava. A bondade especial de minha mãe e tinha sido a de amor constando com justiça, que o menino precisava. E a de, mesmo no punir dos meus demaseios, querer- bem às minhas alegrias. A lembrança dela me fantasiou, fraseou ___ só face dum momento___feito grandeza cantável, feito entre madrugar e amanhecer.”
    Resposta de Riobaldo à Diadorim. Livro Grande Sertão Veredas. (Guimarães Rosa )

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      4 semanas atrás

      Apertava o menino, seu jeito tino de gostar e de viver na lida do bem querer.

      Responder
  21. David Sarkis disse:
    4 semanas atrás

    Saudades ❤️ eternas ❤️ ❤️ de minha querida mamãe!! “O AMOR de MÃE é eterno. Mesmo distante dos olhos, continua sendo abraço, presença dentro do coração ❤️!! MÃE é o melhor colo, o melhor conselho, o melhor carinho. MÃE é onde a VIDA começa e o AMOR nunca termina!!

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      4 semanas atrás

      Falou tudo e falou bem de de todas as mães. Sempre eternas.

      Responder
  22. Luck disse:
    4 semanas atrás

    MAMÃE…Sou grata por me dar a VIDA, pela minha INFANCIA!!!TE AMO!!

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      4 semanas atrás

      Começa no ventre e segue vida afora.

      Responder
  23. Margaret disse:
    4 semanas atrás

    Mãe, escapa um pouquinho aí do ceu e vem abraçar-me! Saudade imensa!!!

    Responder
  24. Yvelise de Araujo Queiroz e Crepaldi disse:
    2 dias atrás

    Que texto comovente!! Exatamente assim: a ausência da nossa mãe é um vazio que jamais se fecha. Quantas vezes não nos pegamos desejando ardentemente estar com ela, ter a possibilidade de mais um único encontro que fosse para podermos pedir perdão pelas nossas faltas e agradecer por tudo com um abraço forte e coberto de lágrimas!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Tendências
  • Comentados
  • Recentes
FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA

FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA

7 de junho de 2026
UM DIA DE PRAIA

UM DIA DE PRAIA

11 de junho de 2026
Violência silenciosa contra idosos: quando o abandono emocional também adoece

Violência silenciosa contra idosos: quando o abandono emocional também adoece

5 de junho de 2026
Quiropraxia Indiana: A Massagem dos Trilhos da Vida

Quiropraxia Indiana: A Massagem dos Trilhos da Vida

2 de junho de 2026
INSÔNIA

INSÔNIA

1 de junho de 2026
XADREZ ARAXAENSE CLASSIFICA 5 ENXADRISTAS PARA ETAPA REGIONAL DO JEMG 2026

XADREZ ARAXAENSE CLASSIFICA 5 ENXADRISTAS PARA ETAPA REGIONAL DO JEMG 2026

5 de junho de 2026
FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA

FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA

31
UM DIA DE PRAIA

UM DIA DE PRAIA

20
INSÔNIA

INSÔNIA

39
GOIABADA COM LEITE

GOIABADA COM LEITE

37
Abra as janelas para a filosofia ou, então, sua empresa pode fechar a portas.

Abra as janelas para a filosofia ou, então, sua empresa pode fechar a portas.

12
A prática e a ética, Para começo de conversa

A prática e a ética, Para começo de conversa

39
ARAXAENSE TENENTE GONÇALVES É VICE-CAMPEÃO EM TORNEIO DE XADREZ EM BETIM

ARAXAENSE TENENTE GONÇALVES É VICE-CAMPEÃO EM TORNEIO DE XADREZ EM BETIM

11 de junho de 2026

VAGAS SINE 11/06/26 – TOTAL DE VAGAS OFERTADAS = 809

11 de junho de 2026
O vagão que sustenta a jornada humana: L 4

O vagão que sustenta a jornada humana: L 4

10 de junho de 2026
Leo Jaime e Vinny levam sucessos de várias gerações à ExpoQueijo Brasil

Leo Jaime e Vinny levam sucessos de várias gerações à ExpoQueijo Brasil

10 de junho de 2026
Futuro do queijo artesanal entra em debate na ExpoQueijo Brasil

Futuro do queijo artesanal entra em debate na ExpoQueijo Brasil

10 de junho de 2026
Moradores de Araxá receberão kits gratuitos de TV digital; veja como retirar

Moradores de Araxá receberão kits gratuitos de TV digital; veja como retirar

9 de junho de 2026

Comentários

  • Maria Élida Machado em UM DIA DE PRAIA
  • SILVIA BEATRIZ COSTA CZERMAINSKI em UM DIA DE PRAIA
  • Julia maria dorneles em FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA
  • Simone Mone em FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA
  • Yvelise Queiroz em Registros e festas

Posts recentes

ARAXAENSE TENENTE GONÇALVES É VICE-CAMPEÃO EM TORNEIO DE XADREZ EM BETIM

ARAXAENSE TENENTE GONÇALVES É VICE-CAMPEÃO EM TORNEIO DE XADREZ EM BETIM

11 de junho de 2026

VAGAS SINE 11/06/26 – TOTAL DE VAGAS OFERTADAS = 809

11 de junho de 2026
O vagão que sustenta a jornada humana: L 4

O vagão que sustenta a jornada humana: L 4

10 de junho de 2026
junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
« maio    

Facebook

  • FLASH GUIA
  • Nossa história
  • Fale conosco

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • ARA SÔ
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Lazer e entretenimento
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco