prefeitura araxa educacao ouro
  • Curiosidades
  • Espaço Cultural
  • Espaço cidadão
  • Esportes
  • Lazer e entretenimento
  • Turismo
  • Responsabilidade Social
11 de junho de 2026
Jornal Exempplar
prefeitura araxa educacao ouro
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • ARA SÔ
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Lazer e entretenimento
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • ARA SÔ
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Lazer e entretenimento
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco
Sem resultados
Ver todos os resultados
Jornal Exempplar
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home ARA SÔ

MANIFESTE-SE PELA PAZ

DE ANTONIO TROTTA

Domingos Antunes Guimarães por Domingos Antunes Guimarães
18 de maio de 2026
em ARA SÔ, Destaques
24
MANIFESTE-SE PELA PAZ

Toda vez que vou escrever sobre a paz, me dá um branco. Fico em silêncio, tentando compreendê-la, entendê-la e a percebo melhor na sua ausência. Quando precisamos dela, ou nos sentimos ameaçados em perdê-la, é que nos damos conta de sua importância. A paz é parecida com o ar que respiramos. Que não nos falte oxigênio e que a inquietude seja passageira, pois, do contrário, é sofrimento na certa. Basta começar a faltar que logo tratamos de encontrar soluções e partimos a agir em busca da ordem e do ar para os pulmões. Haja fôlego para tanto!
Ninguém consegue ficar sem respirar por muito tempo, nem sem paz. É horrível ficar na insegurança, perder a tranqüilidade e ter que viver suspeitando e amedrontado com tudo e com todos. É preciso vencer essa guerra velada. Que as pessoas possam ganhar as ruas e a tranqüilidade da vida, o sossego das noites e a segurança no lar. Que a vida viva por muitos anos, em conformidade e harmonia.
Em tempos bicudos como os nossos temos que harmonizar os nossos atos individuais, pensamentos, palavras e atitudes coletivas. Sim, é preciso conquistar a tranqüilidade, a segurança e a cidadania. Que essa conquista comece no quintal de casa e se estenda até as ruas da cidade.
Há várias maneiras para viver em paz e estar em paz. Uma delas é o direito de manifestar-se publicamente. E são nas atitudes de muitos cidadãos e cidadãs que encontramos motivos para aplaudir e participar de uma passeata pela paz.
Que também venham as crianças, os adultos e os idosos. Que as entidades e as associações se encontrem nesse ato pacífico e que as autoridades e os policiais caminhem juntos à população na busca de soluções. Que os participantes tragam a família e os amigos. Que o comércio se apresente, bem como as empresas, as indústrias, as repartições públicas e a informalidade. Que cada um de nós, sem exceção, sustente a bandeira da paz.
A passeata é um sinal claro da necessidade e da vontade de mudanças: não queremos guerra, queremos paz. Não queremos violência, almejamos paz. Não queremos morte, queremos o direito de viver e morrer em paz.
Quero estar presente e vestido de branco na passeata, manifestando a minha indignação contra a violência e, entre tantos outros cidadãos e cidadãs, buscar o ar que nos permite viver e respirar a paz que queremos (re)conquistar.

Antonio Trotta – Jornalista, escritor e poeta
@atrottamg

Próximo post
Araxá se destaca com índice elevado em emprego e renda, aponta Firjan

VAGAS SINE 18/05/26 - TOTAL DE VAGAS OFERTADAS = 838

Comentados 24

  1. Edmundo Brandão Dantas disse:
    4 semanas atrás

    Só teremos paz no Brasil a hora em que conseguirmos nos livrar deste câncer social que se instalou no País com a extrema direita depois da ascensão do bolsonarismo. Enquanto isto não acontecer, viveremos a sob a tensão das mentiras, da corrupção desenfreada, da exploração da ignorância das pessoas com menor discernimento e do extremismo religioso. É uma situação complexa que exigiria uma grande reengenharia social.

    Responder
    • Luiz Machado disse:
      3 semanas atrás

      Não podemos esquecer de Donald Trump e Benjamin Netanyahu.
      Câncer da humanidade.

      Responder
  2. André Esper disse:
    4 semanas atrás

    A paz não se impõe; ela nasce do respeito.

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      4 semanas atrás

      Muito bom. Verdade verdadeira. Respeito é um dos princípios da paz. Gratidão.

      Responder
  3. Adony Menezes disse:
    3 semanas atrás

    Que lindo! Sua narrativa é uma vibração elevada de paz. Que essa intenção soberana possa alcançar toda atmosfera terráquea e converger toda humanidade para o centro da paz! Que os muros dos nossos quintais sejam removidos para que a paz trafegue livre. O mundo quer paz, e mesmo que a busquemos no céu levantado o olhar ela não cai do céu. Ela é uma gestação e precisa nascer. O coração é o ventre materno da paz… E vamos nessa vibração de paz para que todos corações estéreis possam descobrir o quão maravilhoso é gestar a PAZ! Gratidão Vitalícia, amigo Trotta, por tal substancial abordagem!

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      3 semanas atrás

      Gratidão e paz! Sim, a paz nasce no coração e se faz nas ações.

      Responder
  4. Maria Cassavia Zaki disse:
    3 semanas atrás

    Qdo temos a Plenitude do Espírito Santo de Deus sobre nós, não nos falta paz…
    E, qdo todo ser humano tomar consciência disso, o mundo terá e, alcançará a paz tão almejada!!!
    Lindo texto, como sempre…

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      3 semanas atrás

      Paz de cima e de dentro. Paz em todas as esferas. Viver em paz e da paz.

      Responder
  5. Amtonio Claret Maciel Dos Santos disse:
    3 semanas atrás

    PaZ e bem a todos os que tem o privilégio de ler esta crônica

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      3 semanas atrás

      Grato. E que se multiplique para todos os homens e todas as mulheres de boa vontade.

      Responder
  6. Maria Élida Machado disse:
    3 semanas atrás

    E bíblia na mão, versículos decorados, sendo gritados com dedo em riste, não contribui para a paz. Obrigada pela tua sensível crônica!

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      3 semanas atrás

      Só há paz quando o ódio termina. A verdadeira paz se pratica.

      Responder
  7. Ana Elisabeth disse:
    3 semanas atrás

    Quando todos vibrarem com a paz,aí sim teremos a tão desejada paz.
    “A paz está dentro de cada um de nós.”

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      3 semanas atrás

      Sim. Essa é a verdadeira paz. Nasce de dentro para fora.

      Responder
  8. Vitória de Azevedo disse:
    3 semanas atrás

    Que lindo texto!
    Paz de Cristo para o mundo todo, em especial para nosso querido país.

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      3 semanas atrás

      Todo tipo de paz é bem-vinda. A paz inquieta nos move para a verdade.

      Responder
  9. Ângela Maria disse:
    3 semanas atrás

    Quando todos vibrarem no amor, aí sim teremos a verdadeira PAZ!

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      3 semanas atrás

      Sim. O amor é parceiro da paz. Juntos são capazes de tanto.

      Responder
  10. Maria Emilia Moreira de Souza Ramalho disse:
    3 semanas atrás

    Paz,uma palavra muitas vezes dita e não vivida no dia a dia.paz é respeito,é amor a tudo e a todos,é viver intensamente cada dia,cada momento,agradecendo por estar vivo,saudável,pleno…
    Paz é estar em Deus e com Ele a todo tempo,o tempo todo.é ser grato por estar vivo,cumprindo a tarefa que nós cabe,com consciência e confiança em algo melhor e maior,que existe em cada um.
    Despertamos essa PAZ EM NÓS.

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      3 semanas atrás

      Paz é a certeza por dentro.

      Responder
  11. David Sarkis disse:
    3 semanas atrás

    A verdadeira PAZ é um estado de harmonia, equilíbrio emocional, calma, clareza mental, serenidade, tranquilidade interior mesmo quando o MUNDO ao redor está caótico, em conflitos e tensões.

    Responder
    • Antonio Trotta disse:
      3 semanas atrás

      Sim. Para se querer a paz tem que vivê-la.

      Responder
  12. Margaret disse:
    1 semana atrás

    “Paz não é apenas a ausência de guerras, é também garantir que todas as pessoas tenham moradia digna, alimentos, roupas, educação de qualidade, acesso à cultura e lazer, assistência à saúde, amor, solidariedade e compreensão. Paz é cuidar do ambiente, garantir a qualidade da água, o saneamento básico, a despoluição do ar, o bom aproveitamento da terra. Paz é buscar serenidade dentro da gente para viver com alegria.” — Parágrafo do artigo do Acadêmico Isaac Roitman, professor emérito da UnB, pesquisador emérito do CNPq e membro do Movimento 2022-2030 O Brasil e o mundo que queremos, publicado no Correio Braziliense em 18.03.2023.

    Responder
  13. Yvelise de Araujo Queiroz e Crepaldi disse:
    2 dias atrás

    A paz e a liberdade são, no meu entender, os nossos maiores tesouros depois da saude. Um está dentro do outro: sem liberdade, não há paz.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Tendências
  • Comentados
  • Recentes
FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA

FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA

7 de junho de 2026
UM DIA DE PRAIA

UM DIA DE PRAIA

11 de junho de 2026
Violência silenciosa contra idosos: quando o abandono emocional também adoece

Violência silenciosa contra idosos: quando o abandono emocional também adoece

5 de junho de 2026
Quiropraxia Indiana: A Massagem dos Trilhos da Vida

Quiropraxia Indiana: A Massagem dos Trilhos da Vida

2 de junho de 2026
INSÔNIA

INSÔNIA

1 de junho de 2026
XADREZ ARAXAENSE CLASSIFICA 5 ENXADRISTAS PARA ETAPA REGIONAL DO JEMG 2026

XADREZ ARAXAENSE CLASSIFICA 5 ENXADRISTAS PARA ETAPA REGIONAL DO JEMG 2026

5 de junho de 2026
FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA

FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA

31
UM DIA DE PRAIA

UM DIA DE PRAIA

20
INSÔNIA

INSÔNIA

39
COMO NÃO ADMINISTRAR O SEU NEGÓCIO

COMO NÃO ADMINISTRAR O SEU NEGÓCIO

12
LIMA-DA-PÉRSIA: INSISTA EM INSITIR! OS MISTÉRIOS ESTÃO APENAS COMEÇANDO E SERÃO REVELADOS!

LIMA-DA-PÉRSIA: INSISTA EM INSITIR! OS MISTÉRIOS ESTÃO APENAS COMEÇANDO E SERÃO REVELADOS!

8
Quiropraxia Indiana: A Massagem dos Trilhos da Vida

Quiropraxia Indiana: A Massagem dos Trilhos da Vida

15
ARAXAENSE TENENTE GONÇALVES É VICE-CAMPEÃO EM TORNEIO DE XADREZ EM BETIM

ARAXAENSE TENENTE GONÇALVES É VICE-CAMPEÃO EM TORNEIO DE XADREZ EM BETIM

11 de junho de 2026

VAGAS SINE 11/06/26 – TOTAL DE VAGAS OFERTADAS = 809

11 de junho de 2026
O vagão que sustenta a jornada humana: L 4

O vagão que sustenta a jornada humana: L 4

10 de junho de 2026
Leo Jaime e Vinny levam sucessos de várias gerações à ExpoQueijo Brasil

Leo Jaime e Vinny levam sucessos de várias gerações à ExpoQueijo Brasil

10 de junho de 2026
Futuro do queijo artesanal entra em debate na ExpoQueijo Brasil

Futuro do queijo artesanal entra em debate na ExpoQueijo Brasil

10 de junho de 2026
Moradores de Araxá receberão kits gratuitos de TV digital; veja como retirar

Moradores de Araxá receberão kits gratuitos de TV digital; veja como retirar

9 de junho de 2026

Comentários

  • Maria Élida Machado em UM DIA DE PRAIA
  • SILVIA BEATRIZ COSTA CZERMAINSKI em UM DIA DE PRAIA
  • Julia maria dorneles em FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA
  • Simone Mone em FRIO, A ESTAÇÃO DA ELEGÂNCIA
  • Yvelise Queiroz em Registros e festas

Posts recentes

ARAXAENSE TENENTE GONÇALVES É VICE-CAMPEÃO EM TORNEIO DE XADREZ EM BETIM

ARAXAENSE TENENTE GONÇALVES É VICE-CAMPEÃO EM TORNEIO DE XADREZ EM BETIM

11 de junho de 2026

VAGAS SINE 11/06/26 – TOTAL DE VAGAS OFERTADAS = 809

11 de junho de 2026
O vagão que sustenta a jornada humana: L 4

O vagão que sustenta a jornada humana: L 4

10 de junho de 2026
junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
« maio    

Facebook

  • FLASH GUIA
  • Nossa história
  • Fale conosco

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • ARA SÔ
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Lazer e entretenimento
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco