CRÔNICAS SEMANAIS ESTREIAM NO EXEMPPLAR
“A minha mais nova coluna para a cidade de Araxá (“o lugar onde o sol é visto primeiro”) e região: Ara, sô!!! – Coluna do Trotta.”
A convite do idealizador, fundador e editor-chefe do Jornal Exempplar on-line, Domingos Antunes Guimarães, começo a publicar minhas crônicas semanais. Elas serão veiculadas todas as segundas-feiras, no jornal, podendo receber comentários de quem acessar a coluna. Conto com meus assíduos leitores e os novos, principalmente da cidade de Araxá e região, conectando-se com os meus textos e suas reflexões.
Sou mineiro, nascido em Cruzilia e registrado e batizado com as águas minerais de Caxambu – cidade hidromineral e que tem suas águas termais como Araxá, Poços de Caldas, Cambuquira e Lambari.
Minha formação em Jornalimo iniciou-se entre as montanhas geladas de Fribourg, na Suíça, pela Université de Fribourg, e foi concluída na Universidade do Vale do Sapucaí – Univás, em Pouso Alegre, onde também cursei a pós-graduação em Jornalismo Aplicado.
Araxá fica aproximadamente a 363 Km de Belo Horizonte, e Caxambu, onde atualmente resido, fica a 375 km de nossa capital. A cidade está localizada ao Sul de Minas Gerais, especificamente na Serra da Mantiqueira, fazendo parte do Circuito das Águas. Caxambu é conhecida como a estância hidromineral mais tradicional do Brasil.
Já a cidade de Araxá está localizada na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Considerada um polo da microrregião do Planalto de Araxá, ela está situada a oeste de Belo Horizonte e é conhecida por suas águas termais, seu patrimônio histórico e suas belezas naturais. Há muitas semelhanças entre essas duas cidades e que nessa coluna serão exploradas textualmente pela proximidade das minhas crônicas e reflexões.
A foto que irá acompanhar a coluna foi tirada no bairro São Pedro, situado em Área de Proteção Ambiental – APA, que compreende a Serra da Mantiqueira e o Parque Estadual da Serra do Papagaio – no município de Baependi. A janela com contorno em azul del rey é de uma casa construída de adobe – tijolos feitos de uma mistura de argila, areia, água e, às vezes, materiais orgânicos, como palha. A casa tem mais de 100 anos, e as janelas foram talhadas a mão em madeiras maciças da região.
Da janela, o leitor me vê e eu vejo o ‘mundo’ ao redor. Como afirma o slogan do jornal Exempplar: “O passado e o presente a serviço do futuro”. Convido as leitoras e os leitores, admiradoras e admiradores do jornal e de nossa Minas Gerais, a cada semana, como boas mineiras e bons mineiros, a ‘um dedinho de prosa’, ora de espanto, ora de admiração, ora de surpresa, ora de indignação juntos a essa nossa coluna: Ara, sô!!!
Antonio Trotta, jornalista, escritor e poeta
@atrottamg
Que legal, Trotta! E assim vamos observando e lendo o mundo pelas janelas…assim como você!
Oportunidades? A Mantiqueira nos oferece! Parabéns!
Sim. Oportunidades da serra e de suas ondas verdes.
Araxá um mundo a descobrir.
Muito bacana o seu olhar sobre essa cidade especial que é Araxá
Duda.
Araxá, um mundo a descobrir.
Sucesso para você
Nilda.
O povo de Araxá e região é o grande sucesso dessa coluna. Conto com eles.
Parabéns Trotta! Vem nos encantar com este seu olhar além das janelas e que atravessa horizontes!
Nossos janelas abraça essa Minas com delícias Gerais.
Será de grande prazer e honra, ler mineirices, saber das Minas, das Gerais que ainda pouco conheço mas que sempre me encheu de orgulho. “Bão dimais da conta”.
Minas é sempre um orgulho para todos nós. Com textos gerais vamos refletindo sobre um pouco de tudo.
Eita ! Bom saber que novas mentes e jornalismo com qualidade , venha contribuir com conhecimento este jornal. Parabéns!
Grato. Vamos compartilhar para toda região.
muito bom! será ótimo acompanhar esta nova coluna! que venham as reflexões!
Sim. Vivenciar experiências e reflexões todas as segundas-feiras. Estamos juntos.
Quantas histórias! Muito interessante! Obrigada pela oportunidade!
Olá. Histórias do coridiano. Fatos e vidas de todos nós. Vida que pulsa.
Que notícia boa!!! Amo seus textos.
Que bom estarmos juntos. Araxá de braços abertos para ler e comentar nossas reflexões. Grande abraço.
Muito bom saber que o Trotta expandiu e chegou até Araxá, cidade irmã de Caxambu e outras do circuito das Águas. Águas que voltam a ser conectadas nestes centros de saúde e bem-estar através da escrita sempre bem inspirada do Trotta, dedinho de prosa imperdível!
Verdade. Cidades termais ricas em água e turismo. Mineiras e acolhedoras, distribuindo saúde para todos. Vamos conversando por aqui.
Parabéns Trotta, muito feliz em ver que a cidade de Araxá será contemplada com suas crônicas. Um poeta e profissional incrível. E que saudades de minhas Minas Gerais.
Será uma honra ter minhas crônicas nesse jornal que serveoi povo de Araxá e região. Vez ou outra venha para Minas.
Eita, que bonito ver que esse mineiro está espalhando poesia e boa prosa pelos cantos de Minas! As pessoas precisam disso e o mundo agradece.
Sucesso nessa nova empreitada, amigo Trotta!
Grato. Mineiros e mineiras de todo canto chegando para uma prosa gostosa. Estamos juntos, ainda mais nesse frio atípico.
Que maravilha! Ótima iniciativa, Domingos! Vai ser sucesso essa coluna! Sucesso, Antônio!
Oi, Érica Magalhães. Contamos com vc e o povo de Araxá e região. Queremos poder compartilhar crônicas do quotidiano. Grato.
Seja bem vindo poeta…
Falar de Araxá é com certeza falar de “um pedacinho especial” criado por Deus.
De onde primeiro se avista o sol, será também possível avistar as belezas de Caxambu ( co irmã das águas) e de toda a região através dos escritos do “poeta da janela azul e branca “.
Já sabedor de sua competência, ansiosamente aguardo as crônicas com o mesmo olhar que emolduras a foto de sua coluna …
Grande abraço companheiro das letras.
Ton Araxá – Carteiro e Poeta
Ton Araxá que junção de nomes tão significativos. Como ja sabemos, Araxá “o lugar onde o sol é visto primeiro” e, agora,Ton, nos oferecendo o ‘ton’ de sua bela acolhida, de suas calorosas palavras. Assim, ainda vou morar nessa cidade. Agradeço pela recepção e, juntos, vamos falando da vida em ‘ton’ maior, com acolhimentos Gerais. Gratidão!
Parabéns pela nova coluna. Araxá realmente merece um jornalista da sua qualidade. Abraços
Meu caro João Batista, vc é realmente um precursor, aquele que anuncia a aproximação e a amizade dos povos das águas, que vivem das termas e amam seu chão. A coluna vai falar de emoções e sentimentos, fatos e acontecimentos da vida e do nosso quotidiano. Conto com todos vcs.