banner nossa gente em primeiro lugar
  • Curiosidades
  • Espaço Cultural
  • Espaço cidadão
  • Esportes
  • Lazer
  • Turismo
  • Responsabilidade Social
15 de maio de 2025
Jornal Exempplar
banner nossa gente em primeiro lugar
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco
Sem resultados
Ver todos os resultados
Jornal Exempplar
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Destaques

8 em cada 10 brasileiros acreditam que os Jogos de Paris serão uma chance para promover a união no país

A perspectiva é 58% superior à registrada em 2021, durante os jogos de Tóquio. O levantamento também revela que o vôlei, o futebol e a ginástica são as modalidades de maior interesse nacional

Domingos Antunes Guimarães por Domingos Antunes Guimarães
7 de agosto de 2024
em Destaques, Esportes
0
8 em cada 10 brasileiros acreditam que os Jogos de Paris serão uma chance para promover a união no país

A Ipsos apresenta o estudo “Attitudes to the 2024 Paris Games” com a opinião e percepção de pessoas em 33 países sobre as Olimpíadas. A pesquisa mostra um aumento significativo no interesse da população no evento esportivo em relação às edições anteriores. O levantamento também destaca que o interesse no evento esportivo está mais alta na Ásia. Na média dos 33 países, 57% das pessoas dizem estar interessadas nos Jogos. Na China, esse número chega a 86%, enquanto na Tailândia é de 77%, na Indonésia 75% e nas Filipinas 71%.


“Comparado aos Jogos de Tóquio, cresceu bastante o interesse geral em acompanhar o evento. Os jogos de 2021 foram realizados em um cenário bastante atípico, com a pandemia ainda impactando fortemente muitas nações”, afirma Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil.

No Brasil, 70% dos entrevistados dizem ter interesse/bastante interesse em acompanhar os jogos deste ano. Na edição do evento em Tóquio, apenas 45% dos brasileiros declaravam tal interesse. Já no país anfitrião, a França, tem uma das menores taxas de interesse nos Jogos — apenas 46% da população se declara interessada em acompanhar o evento.

Para, 77% dos entrevistados no Brasil, “as Olimpíadas serão uma oportunidade importante para o mundo se unir”, uma perspectiva ligeiramente superior à média global de 75%. Na Indonésia, esse sentimento é ainda mais forte, com 92% de concordância, seguido pela China e Tailândia, ambas com 89%. Além disso, 67% dos brasileiros acreditam que os Jogos unem seu país, uma crença menos acentuada no país sede, a França, com 54%, atrás apenas de Alemanha (51%) e Polônia (46%).

“Historicamente, o esporte sempre foi um fator de união entre as pessoas de uma nação. Mas, como observamos nos Jogos de Tóquio, a polarização havia afetado bastante estes laços que se estabelecem durante a torcida pelo país. O que vemos nestes Jogos de Paris é um retorno muito forte desse sentimento de união gerada pelo evento”, comenta Calliari.

Orgulho e inspiração

Os brasileiros expressam também um forte sentimento de orgulho nacional em relação à participação de sua equipe nas competições desse ano. Segundo a pesquisa, 75% dos brasileiros concordam que o “time olímpico faz com que se sintam orgulhosos de seu país”. Esse sentimento se destaca ainda mais na Indonésia, com 95% de concordância, seguida pela China com 94% e pela Tailândia com 91%. Em contraste com a Alemanha (53%), Japão (58%) e, novamente, a França (60%), que registraram os menores índices em comparação a outros países.

A pesquisa também destacou que no Brasil, 73% acreditam haver nacionalismo demais durante a competição, uma opinião bem acima da média global de 56%. Polônia(39%), Alemanha (35%) e Suécia (33%) são os que menos concordam com tal afirmação.

Além disso, 82% dos brasileiros acreditam que as Olimpíadas têm o poder de inspirar a próxima geração a praticar esportes, dois pontos percentuais acima da média global de 80%. Alemanha (55%), França (59%) e Bélgica (67%) são os países com menor nível de concordância nesse quesito. A Indonésia lidera nesta questão, com 95% de concordância, seguida por China (90%) e Tailândia (91%).

União em tempos difíceis

Em um cenário global marcado por crises econômicas e conflitos globais, 62% dos brasileiros concordam que os Jogos de Paris deveriam prosseguir, independentemente desses desafios. O Brasil é um dos que menos concordam com esta afirmação, atrás apenas do Japão (60%), em contraste com a China, que com 90% de concordância encabeça o ranking. Na média global, 72% concordam com esse ponto.

Esportes mais aguardados

O futebol surge como o esporte de maior interesse na média global dos 33 países pesquisados, com 28% dos entrevistados demonstrando entusiasmo. Na América Latina, o interesse por esse esporte é ainda mais pronunciado, com países como Argentina (55%), Peru (50%) e Colômbia (47%) entre os maiores destaques. No entanto, os brasileiros demonstraram mais interesse em acompanhar o vôlei que com 41% das menções é o esporte mais citado no país, a frente do futebol, que tem 39% das menções, seguido pela ginástica artística (31%) — mostrando uma diversificação maior no interesse esportivo que vai além do tradicional interesse do país pelo futebol.

Outro dado interessante mostra que 55% das pessoas no mundo afirmam que os Jogos os inspiram pessoalmente a participar de atividades esportivas, com uma tendência maior entre os jovens, especialmente a Geração Z (61%) e os Millennials (62%), com a inspiração sendo mais pronunciada na Ásia-Pacífico e América Latina.

Com relação ao financiamento governamental, 71% das pessoas no Brasil acreditam que o Governo deve, sim, destinar fundos para apoiar os atletas nas Olimpíadas, semelhante a visão global de 72%. Esse apoio é amplamente compartilhado na Indonésia e na China, com 91% de concordância em ambos os países. Na França, as opiniões estão divididas, com 48% a favor desse papel do Governo.

Um dos destaques do Brasil é o interesse pelo skateboard. 14% dos entrevistados no país declararam interesse no esporte, o maior índice declarado entre os 33 países pesquisados.

Preferência entre os gêneros e gerações

Os jogos de Paris são os primeiros em que o número de atletas homens e mulheres será igual. E a pesquisa mostra algumas importantes diferenças e semelhanças em termos de interesse e inspiração esportiva entre os gêneros. Olhando a média geral dos entrevistados, 61% dos homens demonstram interesse nos Jogos de Paris, enquanto 54% das mulheres compartilham desse entusiasmo.

Os interesses variam também na escolha dos eventos favoritos. Entre os homens, os esportes mais populares são futebol (35%), atletismo (28%), basquete (17%), vôlei (16%) e boxe (15%). Já entre as mulheres, os eventos mais aguardados são ginástica (28%), esportes aquáticos (24%), atletismo (23%), futebol (21%) e vôlei (16%). No quesito fonte de inspiração para a prática esportiva, a pesquisa revela que 58% dos homens e 52% das mulheres globalmente afirmam que as Olimpíadas os inspiram a participar de atividades esportivas.

Já quando analisamos o interesse do evento por geração, os Millennials lideram com 61%, seguidos pela Geração Z com 59%. A Geração X e os Baby Boomers têm um interesse semelhante, ambos com 54%. Os esportes mais populares também variam conforme os diferentes grupos etários: a Geração Z prefere futebol, vôlei, atletismo, ginástica e esportes aquáticos; os Millennials também se interessam por futebol, atletismo, ginástica, esportes aquáticos mais o vôlei. A Geração X cita, nesta ordem, atletismo, futebol, ginástica, esportes aquáticos e vôlei, enquanto os Baby Boomers são mais interessados por atletismo, futebol, ginástica, esportes aquáticos e tênis.

Compromisso com a sustentabilidade

Os organizadores dos Jogos de Paris 2024 têm enfatizado o compromisso com a sustentabilidade, prometendo que esta será a edição mais “verde” da história. Esta abordagem é bem recebida pelos brasileiros, que, em sua maioria, 66% concordam que eventos globais como os Jogos Olímpicos devem ocorrer apesar dos impactos climáticos associados a viagens e construções. China lidera com essa perspectiva, apresentando 92% e a França se mostra dividida, com 52%. A média global para esta pergunta é de 72%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa “Attitudes to The 2024 Paris Games” foi realizada pela Ipsos em 33 países, com 24.531 participantes, sendo aproximadamente mil entrevistados no Brasil, entre 24 de maio e 7 de junho de 2024. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

Sobre a Ipsos

A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 20.000 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.

Informações para a Imprensa | Giusti [email protected]

Próximo post
54º Fenac chega pela terceira vez a Elói Mendes – Show com Falamansa

54º Fenac chega pela terceira vez a Elói Mendes - Show com Falamansa

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Tendências
  • Comentados
  • Recentes
Foliculite: sintomas, tratamento e prevenção

Foliculite: sintomas, tratamento e prevenção

14 de janeiro de 2018
F… comme Femme

F… comme Femme

8 de novembro de 2017
Diástase abdominal: o que é, sintomas, prevenção e tratamento

Sicoob Creditril leva as Clínicas Financeiras para a Feira Cooprata Triângulo Leite 2024

22 de maio de 2024
Belo Horizonte sedia Seminário Internacional Águas para o Futuro 2025

Belo Horizonte sedia Seminário Internacional Águas para o Futuro 2025

13 de maio de 2025
Dos Nacional do Turismo: Sebrae Minas e Hibou desenvolvem E-Book com tendências para o segmento em 2025

Dos Nacional do Turismo: Sebrae Minas e Hibou desenvolvem E-Book com tendências para o segmento em 2025

13 de maio de 2025
Livro Liporema Meropil – a floresta de alfabeto e o sumiço das vogais estará em Sacramento dia 24 de agosto

Livro Liporema Meropil – a floresta de alfabeto e o sumiço das vogais estará em Sacramento dia 24 de agosto

23 de agosto de 2018
Minas Gerais abre inscrições para maior concurso de queijos das Américas

Minas Gerais abre inscrições para maior concurso de queijos das Américas

14 de maio de 2025
Sine Araxá atende em novo endereço a partir de 19 de janeiro

VAGAS SINE 14/05/25 – TOTAL DE VAGAS OFERTADAS = 1.043

14 de maio de 2025
Belo Horizonte sedia Seminário Internacional Águas para o Futuro 2025

Belo Horizonte sedia Seminário Internacional Águas para o Futuro 2025

13 de maio de 2025
Dos Nacional do Turismo: Sebrae Minas e Hibou desenvolvem E-Book com tendências para o segmento em 2025

Dos Nacional do Turismo: Sebrae Minas e Hibou desenvolvem E-Book com tendências para o segmento em 2025

13 de maio de 2025
Araxá Rodeio Show começa dia 24 no Expominas

Araxá Rodeio Show começa dia 24 no Expominas

16 de abril de 2025
CONVITE DA LBV – ARAXÁ

CONVITE DA LBV – ARAXÁ

16 de abril de 2025

Comentários

  • Adolfo em F… comme Femme
  • MARIA DE LOURDES ALBA em CHOVE LÁ FORA
  • PAULO AMANCIO em Parabéns Ailton Marques Fonseca
  • Marluce de Souza Silva Fernandes em Hapvida NotreDame Intermédica inaugura hospital em São José do Rio Preto
  • Izaias Rodrigues em F… comme Femme

Posts recentes

Minas Gerais abre inscrições para maior concurso de queijos das Américas

Minas Gerais abre inscrições para maior concurso de queijos das Américas

14 de maio de 2025
Sine Araxá atende em novo endereço a partir de 19 de janeiro

VAGAS SINE 14/05/25 – TOTAL DE VAGAS OFERTADAS = 1.043

14 de maio de 2025
Belo Horizonte sedia Seminário Internacional Águas para o Futuro 2025

Belo Horizonte sedia Seminário Internacional Águas para o Futuro 2025

13 de maio de 2025
maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« abr    

Facebook

  • FLASH GUIA
  • Nossa história
  • Fale conosco

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco