Projeto Darz, do cineasta Alessandro Guimarães e com atuação de Euler Santi é uma das novidades do festival
Neste sábado (28) às 18h30 o Instituto Moreira Salles (IMS Poços) recebe a exibição do Projeto Darz dentro da programação oficial do Festival Nacional de Cinema de Poços de Caldas, o Festcine. O projeto, comandado por Alessandro Guimarães, é uma série de ficção científica que será hospedada no Youtube.
Durante o evento, o criador da série fará uma exibição especial do projeto, que atualmente está em fase de captação coletiva na internet. A montagem conta uma história distópica que se passa na pequena cidade fictícia de Violeta, no interior de São Paulo. Marcada por abduções, oscilação de energia, esquecimento coletivo, plantas com poderes especiais, luzes no céu, objetos e animais que mudam de lugar e contexto extra-sensorial, a série traz um ambiente cheio de segredos.
O protagonista será Albano, interpretado pelo ator Euler Santi, que vive em Poços de Caldas. Ele vai buscar a pedra filosofal da série e do ambiente em que vivem. A sua incessante procura pode terminar entrando em contato com seres celestiais – porém, alguns habitantes de Violeta não querem notoriedade, já que um negócio milionário está prestes a ser concretizado e para isso acontecer, a cidade de Violeta precisa estar fora dos holofotes da mídia.
Para o idealizador do Festcine, Bruno Benetti, esta é a chance de ampliar ainda mais o horizonte de quem faz filmes. “Resolvemos convidar o Alessandro Guimarães para falar sobre a série no festival, porque queremos mostrar que é possível empreender cinema e fazer filmes e séries usando plataformas de financiamento coletivo, por exemplo, pra conseguir viabilizar isso. O projeto Darz é bem bacana e mais pessoas precisam conhecer”, comentou.
Acontecimentos estranhos estão ficando recorrentes na pequena cidade de Violeta, interior de São Paulo: abduções, oscilação de energia, esquecimento coletivo, plantas com poderes especiais, luzes no céu, objetos e animais que mudam de lugar, contato extra-sensorial.
É nesse ambiente cheio de segredos que Albano quer estar: a sua busca pela pedra filosofal pode estar em outro universo, e em Violeta, a sua incessante procura pode terminar entrando em contato com seres celestiais – porém, alguns habitantes de Violeta não querem notoriedade, já que um negócio milionário está prestes a ser concretizado e para isso acontecer, a cidade de Violeta precisa estar fora dos holofotes da mídia.
O Festcine
O Festcine é um evento idealizado pelo Instituto Benetti e Alterea Filmes e promove quatro dias de intensa programação gratuita na cidade. A expectativa é de que pelo menos 1 mil pessoas passem pelo evento. As atividades vão acontecer no Instituto Moreira Salles (IMS Poços) e também no Centerplex Cinemas, no Shopping Poços de Caldas.
O Festcine ocorre em Poços de Caldas desde 2015. Em quatro anos, já recebem cerca de 800 filmes para exibição e um público de quase 4 mil pessoas. Para este ano, a expectativa é receber pelo menos 1 mil pessoas durante os quatro dias de evento.
Já passaram pelo festival cineastas de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Pouso Alegre, Campinas, Caconde, Nova Resende, entre outras. O festival também já recebeu atores, teóricos e críticos de cinema como Nalini Narayan, Lêon Moreno, Euler Santi, Letícia Colin, Carlos Primati, Luiz Fernando Alvez Pinto, entre outros.
Neste ano o Festcine também inovou e realizou o Drops Festcine durante o mês de maio, com oficinas e exibição de curtas durante um fim de semana na cidade.
O Festcine tem o patrocínio do DME e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. Os prêmios da mostra competitiva são oferecidos pela Cristais Cá d´Oro. O evento também tem apoio do Instituto Moreira Salles (IMS Poços) e Centerplex Cinemas.
Serviço
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.festcine.com.br