São Paulo, 12 junho de 2025 – A leitura é um dos hábitos mais eficazes para estimular a cognição e preservar as funções mentais ao longo da vida. Estudos indicam que exercitar o cérebro por meio da leitura fortalece as conexões neurais, melhora a memória, a atenção e a concentração, além de retardar o declínio cognitivo (Link). O impacto também se estende ao bem-estar emocional, reduzindo o estresse e proporcionando maior equilíbrio mental.
No Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a leitura tem se mostrado uma aliada fundamental no acompanhamento de pacientes internados. Há dois anos, o Programa de Voluntariado mantém uma biblioteca com cerca de 100 títulos de diversos gêneros literários que são ofertados aos pacientes para estimular a leitura durante a permanência na instituição. Os livros podem ser lidos, pelos voluntários, ou doados aos pacientes, para que eles continuem a leitura. A iniciativa visa proporcionar momentos de socialização, integração e descontração, para quem está internado, melhorando sua experiência durante a internação hospitalar.
O acervo é mantido por meio de doações e os exemplares são catalogados por gênero e passam por um processo de higienização antes de ser ofertado aos pacientes.
“A leitura ativa diferentes áreas do cérebro, estimulando circuitos neurais essenciais para a cognição, como os relacionados à linguagem, à memória e ao pensamento crítico. No ambiente hospitalar, além desse benefício, ela pode proporcionar conforto emocional e reduzir a ansiedade da internação,” explica o Dr. Diogo Haddad, Head do Centro de Neurologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
O hábito frequente da leitura pode reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, ao estimular a neuroplasticidade e fortalecer as conexões cerebrais. Além disso, a prática contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, como a empatia e o raciocínio analítico, fundamentais para a interação humana e a qualidade de vida.
“Observamos que muitos encontram na leitura um refúgio durante a internação, seja ouvindo histórias narradas por voluntários ou mergulhando em um livro por conta própria. Essa prática faz parte do processo de reabilitação, auxiliando tanto a mente quanto o corpo,” destaca o Dr. Haddad.
Dr. Diogo Haddad: CRM 156717/ RQE Neurologia 76196
Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz
No Hospital Alemão Oswaldo Cruz servimos à vida. Somos um hospital de grande porte, referência em alta complexidade e confiabilidade. Uma instituição de 127 anos, sólida, dinâmica e determinada a inovar e contribuir com o desenvolvimento da saúde. Nossa excelência é resultado da nossa dedicação, prontidão, empatia no cuidado e na nossa incansável busca pela melhor experiência e resultado para nossos pacientes, com qualidade e segurança certificados internacionalmente pela Joint Commission International (JCI). Contamos com um corpo clínico diversificado e renomado, além de um modelo assistencial próprio, que coloca o paciente e familiares no centro do cuidado. Nosso protagonismo no desenvolvimento da saúde é sustentado por três pilares estratégicos: Saúde Privada; Educação, Pesquisa, Inovação e Saúde Digital; Sustentabilidade e Responsabilidade Social.
Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Registro CREMESP 9000039 – Responsável Técnico: Dr. Haggeas da Silveira Fernandes – CRM 71855
Acesse o nosso site para saber mais: Link
Informações para a imprensa
Conteúdo Comunicação
Maria Teresa Moraes – [email protected] (11) 99575-5872
Gabriel Brito – [email protected] (11) 99013-8097
Renata Carvalho – [email protected] (11) 98998-7769
Claudio Sá – [email protected]
Comunicação Corporativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Bruna Gomes – [email protected]
Juliete Santos – [email protected]