A programação do FestNatal – Araxá 160 anos reserva para esta quinta-feira (18) momentos imperdíveis. Às 22h30, o público irá acompanhar o espetáculo “Flausino e Sideral cantam Cazuza”, que reúne os irmãos mineiros Rogério Flausino e Wilson Sideral em uma homenagem à vida e à obra de Cazuza, um dos maiores nomes da música brasileira.
Naturais de Alfenas, no Sul de Minas Gerais, os irmãos celebram 35 anos de amor à música revisitando a poesia, a irreverência e a força artística do cantor e compositor que marcou gerações. A trajetória musical dos dois começou ainda na juventude, quando integraram a banda Contacto Imediato, em 1985, ano da histórica primeira edição do Rock in Rio. Anos depois, seguiram caminhos distintos, mas igualmente consagrados: Rogério Flausino à frente do Jota Quest, uma das bandas mais populares do país, e Wilson Sideral em carreira solo como cantor, compositor, guitarrista e produtor musical.
Segundo Rogério Flausino, o reencontro em torno da obra de Cazuza tem um significado especial. “Este nosso feliz reencontro tem como propósito propagar ainda mais a música e a poesia de Cazuza, fundamentais na formação de toda uma geração. É também uma importante oportunidade de ajudar a fomentar o lindo trabalho realizado pela Sociedade Viva Cazuza, há exatos 30 anos, no combate à AIDS”, afirma.
Com direção musical assinada por Wilson Sideral, o espetáculo preserva os arranjos originais e percorre diferentes fases da carreira do poeta conhecido como “o exagerado”, desde o período à frente do Barão Vermelho até os grandes sucessos da carreira solo. “Pra ser sincero, a gente não quis reinventar nada, estamos apenas matando a saudade desses fonogramas clássicos. É coisa de fã, de irmão, de amor mesmo. Nossos destinos foram traçados na maternidade”, destaca Sideral.
O repertório promete um amplo panorama da obra de Cazuza. O lado rock estará presente em canções como “Beth Balanço”, “Ideologia”, “O Tempo Não Para” e “Pro Dia Nascer Feliz”. A MPB e a bossa nova surgem em “Faz Parte do Meu Show”, “Todo Amor Que Houver Nesta Vida”, “Eu Preciso Dizer Que Te Amo” e “Codinome Beija-Flor”. O blues aparece em “Solidão, Que Nada” e “O Blues da Piedade”, enquanto o pop marca presença em hits como “Exagerado”, “O Nosso Amor a Gente Inventa” e “Brasil”. O show inclui ainda releituras de músicas eternizadas na voz de Cazuza, como “Vida Louca Vida”, “Quase Um Segundo” e “O Mundo é um Moinho”, além da canção inédita “Não Reclamo (Essas Canções de Amor)”, poema de Cazuza musicado por Sideral especialmente para o projeto.
Muito mais
Além do show “Flausino e Sideral cantam Cazuza”, a quinta-feira (18) do FestNatal – Araxá 160 anos contará com uma programação diversificada ao longo da noite, reunindo atividades culturais, música, ações voltadas ao público infantil e atrações instrumentais.
A partir das 19h, será realizada a abertura da Vila do Noel, espaço que concentra atividades natalinas e culturais, viabilizadas pela Lei de Incentivo à Cultura, e que promete movimentar o público logo no início da noite. No mesmo horário, sobe ao palco a banda Tia Zicca, conhecida por shows animados e por um repertório que revisita grandes sucessos das décadas de 1980 e 1990, em versões modernas e dançantes.
Às 19h30, a programação segue com a Oficina Cultural de Diego Leonardo. Em seguida, às 20h, o público infantil e familiar será contemplado com a Contação de Histórias – Tecendo Histórias, atividade que valoriza a literatura oral e o imaginário.
Encerrando a programação anterior ao show principal da noite, às 21h, sobe ao palco o Carlos Bala Quarteto. Reconhecido como um dos maiores bateristas da história da música brasileira, Carlos Bala traz ao FestNatal um espetáculo instrumental marcado pela sofisticação, pela experiência acumulada em décadas de carreira e por passagens ao lado de grandes nomes da MPB e do jazz nacional e internacional.
Programação
18/12 – QUINTA-FEIRA
19h – Abertura Vila do Noel (Lei de Incentivo à Cultura)
19h – Tia Zicca (Programação Extra)
19h30 – Oficina Cultural Diego Leonardo (Lei de Incentivo à Cultura)
20h – Contação de Histórias Tecendo Histórias (Lei de Incentivo à Cultura)
21h – Carlos Bala Quarteto (Lei de Incentivo à Cultura)
22h30 – Flausino e Sideral cantam Cazuza (Programação Extra)
19/12 – SEXTA-FEIRA
19h – Abertura Vila do Noel (Lei de Incentivo à Cultura)
19h30 – João Lima Violeiro (Lei de Incentivo à Cultura)
20h30 – Luiz Neto e Gustavo (Programação Extra)
22h30 – Zé Henrique e Gabriel (Programação Extra)
20/12 – SÁBADO
19h – Abertura Vila do Noel (Lei de Incentivo à Cultura)
19h30 – Contação de Histórias Diego Leonardo (Lei de Incentivo à Cultura)
19h – Bêjazz (Lei de Incentivo à Cultura)
19h45 – Latitude 19 (Programação Extra)
21h30 – Banda Ben (Programação Extra)
22h30 – Diego Figueiredo convida Baby do Brasil (Lei de Incentivo à Cultura)
21/12 – DOMINGO
15h – Coral Salê (Lei de Incentivo à Cultura)
16h20 – Circo dos Irmãos Gambiarra (Coletivo Payaso sem teto) (Lei de Incentivo à Cultura)
17h25 – Lira Musical Nossa Senhora Desterro (Lei de Incentivo à Cultura)
18h – 40 A magia do Natal (Lei de Incentivo à Cultura)
19h30 – Oficina de Fantoches
19h45 – Big Band (Lei de Incentivo à Cultura)
21h – Um Auto de Luz: o nascimento de Jesus (Cia Deu Na Telha) (Lei de Incentivo à Cultura)
Jazz
A quarta-feira (17), com uma noite dedicada à música instrumental e ao jazz de alto nível, reunindo artistas consagrados do cenário nacional e internacional e atraindo grande público.
A programação teve início às 20h15 com o show do Nosso Trio, formado por Nelson Faria (guitarra), Ney Conceição (baixo) e Kiko Freitas (bateria). Reconhecido internacionalmente, o grupo apresentou um repertório marcado pela sofisticação, pelo improviso e pela forte interação entre os músicos. A formação clássica de guitarra, baixo e bateria ganhou novos contornos no palco do FestNatal, resultando em uma apresentação repleta de surpresas sonoras.
Na sequência, às 21h30, o público acompanhou um dos encontros mais aguardados do festival: Diego Figueiredo convida Stanley Jordan. Indicado ao Grammy e com carreira consolidada no jazz mundial, Diego recebeu no palco um dos guitarristas mais inovadores do gênero, em um espetáculo que uniu jazz, bossa nova e música brasileira.
Stanley Jordan, guitarrista norte-americano nascido em 1959, impressionou o público com a técnica de tapping executada com as duas mãos no braço da guitarra, criando harmonias e melodias simultâneas. Consagrado internacionalmente desde o lançamento do álbum Magic Touch (1985), pelo selo Blue Note, Jordan reafirmou em Araxá o porquê de ser considerado uma referência no jazz contemporâneo. “Quando eu recebi esse convite eu fiquei muito feliz. Esse é meu último show de 2025 e esta é uma forma de celebrar um excelente ano, com a alegria das pessoas. Estou muito feliz de voltar a Araxá”, contou.
FestNatal Araxá
O FestNatal Araxá é o maior festival natalino de Minas Gerais. Neste ano, o evento comemora 16 anos e ocorre entre os dias 4 e 21 de dezembro no estacionamento do Estádio Fausto Alvim com entrada gratuita e atrações de música, teatro, dança e muito mais. O evento também conta com toda a estrutura de acessibilidade, como banheiros adaptados, vagas reservadas, rampas, tradução simultânea em libras, audiodescrição e presença diária de uma psicóloga especialista em manejo comportamental.
O FestNatal – Araxá 160 anos é realizado pela Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio da CBMM, Bem Brasil, Rio Banco, Codemge e Governo do Estado de Minas Gerais, com o apoio da Algar, Zema, Prefeitura de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto, Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia) e Tv Integração. Uma realização da Fundação Cultural Acia (Facia) e Ministério da Cultura, Governo do Brasil, ao lado do povo brasileiro.
Serviço
FestNatal Araxá
Data: de 4 a 21/12
Local: Estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim.
Entrada gratuita

Daniel Nacati
Assessor de Comunicação / FestNatal Araxá
Tel: +55 (34) 9.8893-8809















