
A Reunião Ordinária realizada na tarde de terça-feira (19/04) aprovou projetos importantes, entre eles a instituição de curso obrigatório de primeiros socorros para servidores de unidades de ensino municipais e o Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil.
De autoria do Poder Executivo, o plano prevê que os resíduos da construção civil gerados no Município de Araxá devem obrigatoriamente serem destinados à áreas devidamente autorizadas e licenciadas, visando à triagem, reutilização, reciclagem, preservação ou destinação mais adequada, conforme determina a legislação federal e estadual específica.
A íntegra das matérias pode ser acessada no portal
sapl.araxa.mg.leg.br.
Projetos aprovados:
Projeto de Lei nº 14/2022: Institui o Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil no Município de Araxá e dá outras providencias (com emendas). Autor: Executivo;
Projeto de Lei nº 88/2022: “Institui curso obrigatório de primeiros socorros aos servidores das unidades de ensino público municipal”. Autor: vereador Dirley da Escolinha;
Projeto de Lei nº: 89/2022: “Dispõe sobre denominação de Via Pública, a Rua Jeová Borges da Cruz, a atual Rua Sete do Loteamento Residencial Flor de Lótus”. Autor: vereador Dirley da Escolinha;
Projeto de Lei nº 90/2022: “Dispõe sobre denominação de Via Pública, a Rua Elves Vítor de Souza, a atual Rua JE 22 do Loteamento Jardim Esplêndido”. Autor: vereador Luiz Carlos;
Projeto de Lei nº 92/2022: Altera a Lei Municipal nº 7.770, de 06 de março de 2022, a qual autoriza o Município de Araxá a celebrar Termo de Fomento junto a ANDAIÁ, Associação de Desenvolvimento e Intercâmbio Cultural Indígena da Região de Araxá”. Autor: Executivo.
VALTINHO DA FARMÁCIA (PP)
Primeiro orador da tarde, o vereador Valtinho da Farmácia fez observações sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e solicitou à Secretaria de Saúde, a disponibilização de mais macas para a unidade. Segundo ele, o pedido se faz necessário para melhorar o atendimento prestado, especialmente aos pacientes que chegam e têm dificuldades de locomoção.
À Secretaria de Serviços Urbanos, o vereador solicitou a limpeza da rua Santa Juliana, no bairro Santa Luzia, além da limpeza e capina do terreno institucional localizado à rua Dr. Bernardo Ladeira, no bairro Max Neumann.
PASTOR MOACIR (Republicanos)
A principal cobrança do vereador Pastor Moaciar ao usar a Tribuna foi em relação ao crescente número de casos confirmados de dengue em Araxá. Preocupado com a situação, ele solicitou aos órgãos e Secretarias municipais competentes, uma força tarefa para combater os focos do mosquito aedes aegypti, que transmite também as doenças: zika vírus, febre amarela e chikungunya.
Moacir também solicitou a recuperação asfáltica da rua Lygia Valle Cardoso no bairro Boa Vista; Orcalino José Carneiro, Baltazar Gonçalves de Matos e Rufino Moura Borges, no bairro Pão de Açúcar I; além de reforma da Praça José Porfírio dos Santos, também no bairro Pão de Açúcar I.
Leni Nobre (PT)
A vereadora Leni fez diversas solicitações ao Executivo ao utilizar a Tribuna. Solicitou à Secretaria de Ação e Promoção Social algumas informações referentes ao aluguel social, quantidade de beneficiários, valor do benefício, entre outros. Leni solicitou à Secretaria de Educação, informações referentes ao funcionamento da Biblioteca Pública Móvel, quantidade de atendimentos mensais e orientações à população que deseja ter acesso aos serviços prestados pela unidade itinerante.
A vereadora solicitou também reparos nas vias: que seja realizada uma reforma no Centro de Convivência do bairro Santo Antônio, além do estudo da possibilidade de construção de rotatória ou qualquer outra medida que possa melhor o trânsito em frente ao Núcleo citado. Indicou também a disponibilização de pontos para a coleta de lixo eletrônico e tecnológico.
Leni apresentou Moção de Congratulação e Reconhecimento à nova diretoria do Cefet-Araxá, através dos professores Natal Júnio Pires (diretor) e Glaydson Keller de Almeida Ferreira (diretor adjunto).
MARISTELA DUTRA (PATRIOTA)
A vereadora Maristela apresentou um projeto de lei para que seja instalado equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água nas residências de Araxá. De acordo com a vereadora, o sistema impede que seja calculado ar na conta mensal de água, gerando economia para os usuários do serviço que hoje é fornecido pela Copasa.
Maristela também solicitou à Secretaria de Segurança que seja realizada vistoria nos ônibus do transporte coletivo urbano, especialmente no que diz respeito às rampas de elevação para embarque e desembarque de pessoas com deficiência; propôs a implantação de uma “Praça Gourmet” para fomentar o setor alimentício de Araxá; solicitou uma força-tarefa para combater o aumento nos casos de dengue em Araxá.
A vereadora também apresentou dois requerimentos à Mesa Diretora, solicitando a presença da presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) Cynthia Verçosa, para esclarecimentos sobre o concurso público anunciado para provimento de cargos na autarquia. Outro requerimento apresentado pela vereadora solicita o debate sobre a construção do Hospital Municipal e implantação da UTI Neonatal.
ALEXANDRE IRMÃOS PAULA (PL)
O vereador Alexandre usou seu tempo regimental para solicitar melhorias nas vias da cidade, em atendimento às demandas apresentadas pela comunidade. Entre elas a limpeza da Rua Gaudêncio Ignácio de Almeida (no sentido Aeroporto Romeu Zema – Clube Girassol); melhorias no acesso da Avenida Dâmaso Drummond à Alameda Helena Pereira de Moraes; construção de passeio no canteiro central da Avenida João Paulo II; e limpeza e capina na Avenida Tancredo Neves, no sentido ao bairro Parque das Flores.
Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Araxá
Nenhum comentário para “Vereadores de Araxá aprovam Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil”