COLUNA MG16MAIRede de Notícias do Sindijori MG www.sindijorimg.com.br
Agenda de Pimentel adia o Samu
A inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi adiada mais uma vez. O início do serviço, que estava marcado para o dia 30 de maio, foi adiado para o dia 6 de junho. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a alteração foi feita devido à agenda do Governador do Estado, Fernando Pimentel (PT), que estará presente na solenidade. Conforme o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG), apesar da mudança na data de inauguração, será dado seguimento na contratação dos 359 colaboradores que irão atuar no SAMU. A diretoria do CIS-URG destaca que a reunião entre os colaboradores que trabalharão no SAMU está mantida para o dia 27 de maio. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)
Tupaciguara tapa buraco com cascalho
A população está surpresa com a ação praticada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos quando usou cascalho para tapar os inúmeros buracos que estavam que estavam transformando as vias públicas de Tupaciguara em verdadeiro queijo suíço. Para muitos, esta foi uma ação enganosa e sem precedentes que, além de durar muito pouco, gerou custos e consequentes prejuízos aos cofres públicos, porque consomem recursos com mão de obra, combustível, desgaste de caminhão e máquinas para coleta e transporte do cascalho. Os buracos tapados com cascalho já estão abertos e a poeira gerada com a sua deterioração prejudica sensivelmente quem mora próximo dos locais onde foi colocado. (O Independente – Tupaciguara)
SAAE de Formiga realizará concurso público
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realizará concurso público para o preenchimento de 15 vagas. Com carga horária de 40 horas semanais, as vagas vão desde auxiliar administrativo a pedreiro e os salários variam de R$990,71 a R$1.625,41. Segundo ofício enviado à Câmara, após a lei ser sancionada, o Saae contratará uma empresa especializada para organizar o processo seletivo. As datas para publicação do edital e realização das provas ainda não foram definidas. (Jornal Nova Imprensa – Formiga)
Machado investe em projeto de apostilas
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Machado iniciou oficialmente, na segunda-feira, 15, um projeto que visa aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem Infantil da Pré-escola do município. Trata-se da adesão e implantação do processo de apostilamento Aprende Brasil, da Editora Positivo. Segundo a secretária de Educação, Márcia Ferri, a implantação desse novo sistema de ensino se deu por meio de uma iniciativa da atual gestão, que vê a Educação como um caminho para formar cidadãos de bem e, ao mesmo tempo, ofertar possibilidades mais avançadas de conhecimento aos alunos atendidos pelas instituições municipais. (Gazeta Machadense – Machado)
Estudantes da UNA visitam a ETA/Rio das Velhas
Cerca de 40 estudantes do Centro Universitário UNA Belo Horizonte visitaram no último sábado, 13, a Estação de Tratamento de Água (ETA) – Sistema Rio das Velhas, em Funilândia. Após solicitação do professor Walcrislei Vercelli Luz, universitários do 7º e 8º períodos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, respectivamente, tiveram a oportunidade de conhecer cada um dos processos de tratamento após a captação de água bruta no Rio das Velhas. (Diário Boca do Povo – Sete Lagoas)
Cafeicultura da região enfrenta problemas
O principal problema enfrentado pelo setor cafeeiro na região de Caratinga, que pode trazer muitos problemas para um futuro próximo, não se trata das anomalias climáticas, como ocorreu nos anos anteriores, ou da inexistência de políticas voltadas para o setor, mas da falta de espírito de associativismo entre os produtores da região, situação que poderá terminar com a falência da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Caratinga (Copercafé). A empresa surgiu há 28 anos, imediatamente após a extinção do Instituto Brasileiro do Café (IBC), ocorrida em 1989, visando oferecer aos cafeicultores de Caratinga e região suporte para o desenvolvimento e fortalecimento da cultura. (A Semana Agora – Caratinga)
Secretaria de Saúde lança campanha
A Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete, por meio da Gestão da Farmácia Central está realizando neste mês a Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos. Uma grande concentração de profissionais voltada a população, aconteceu na última sexta-feira, 12, na Praça da Rodoviária, onde uma equipe da Farmácia do município em parceria com acadêmicos instruíram toda população. No local, universitários permaneceram até às 16 horas informando sobre como utilizar medicamentos de forma mais segura. (Estado Atual – Conselheiro Lafaiete)
Futuros nutricionistas orientam comunidade
Os alunos do terceiro período do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis) participaram de uma atividade de extensão com o objetivo de informar a comunidade sobre o que são os alimentos transgênicos, e suas consequências para a saúde e o ambiente. A atividade foi realizada no Stand By do Unis, no Via Café Garden Shopping, com coordenação da Profª. Dra. Priscila Moraes Henrique Paiva. O Brasil cultivou 44,2 milhões de hectares (ha) com culturas transgênicas em 2015, um crescimento de 5% em relação a 2014 ou o equivalente a dois milhões de ha. Nenhum outro país do mundo apresentou um crescimento tão expressivo. (Correio do Sul – Varginha)