O céu de Araxá foi palco de mais um evento do Encontro SESI de Artes Cênicas neste domingo (11). A Cia Base apresentou “As mulheres do sol e o balão”, espetáculo que faz uma releitura da história de Maria Aida. A espanhola foi a primeira a voar em um balão no Brasil, em 1909.
Do chão, no estacionamento da Fundação Calmon Barreto, os olhares do público se alternavam entre: o imponente balão a gás com suas rajadas de fogo, as acrobacias realizadas pela artista pendurada na estrutura do balão e as atrizes que estavam no chão.
A apresentação é um passeio por diversas manifestações artísticas, reúne teatro, dança vertical e circo, com elementos já conhecidos de quem aprecia este tipo de espetáculo, mas em um cenário bastante inesperado: o céu da cidade.
Sob a direção de Cristiano Cimino, “As mulheres do Sol e o Balão” recebeu o Prêmio Funarte de Circo em 2010, o Pró Cultura do Ministério da Cultura, em 2011 e o Prêmio Documentário Crônicas da Cidade.
O Encontro SESI de Artes Cênicas acontece até o dia 25 de Junho, ao todo serão 27 apresentações entre teatro, dança, circo e música e oficinas. O evento conta com a parceria da Prefeitura de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto e Uniaraxá, e patrocínio da CBMM, Usina Santo Ângelo e Usina Uberaba através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
por Lara Beatriz Nobre