Gilclér Regina
Muito se fala em motivação, mas pouco se faz de concreto para motivar nossas equipes no dia a dia. Existem várias formas de trabalhar a motivação nas empresas. Quero aqui mostrar uma forma simples de iniciar este processo.
Motivar, principalmente com o foco na liderança de pessoas é “fazer fazer”, isto é, motivar para que outros façam. Delegar desafios é a ordem.
De acordo com uma pesquisa da Revista Exame sobre as melhores e maiores empresas para se trabalhar, o aprendizado e desenvolvimento profissional é o segundo fator mais importante para satisfazer e motivar os funcionários dentro da empresa, portanto sua prática é fundamental para manter uma equipe motivada.
O processo motivacional não deve ser aplicado somente em equipes. O princípio básico é aplicar em nós mesmos estabelecendo desafios maiores que nossas habilidades.
O desafio tem um grande poder de transformação, pois neste momento busca-se conhecimento para atingir e superar. E o conhecimento reduz muitas incertezas. Desafios extraordinários produzem pessoas extraordinárias.
Existem algumas armadilhas. Muitos gestores acabam entregando atividades para sua equipe sem conhecer o potencial de amadurecimento destes. Aí ocorre a ansiedade patológica que resultará num efeito contrário, isto é, a desmotivação total da pessoa.
Delegar desafios é fundamental para manter a equipe com os motivos necessários para agir. Delegar desafios é uma forma simples e econômica de desenvolver as equipes, dando a elas a oportunidade de crescimento, aprovando e orientando a cada tarefa concluída, gerando o incrível sentimento de satisfação pelo dever cumprido.
Pense e reflita comigo e desafie sua equipe, ela tem muito a contribuir. Um forte abraço e esteja com Deus!