
Prima Vera costuma nos visitar uma vez por ano. Depois de um longo e tenebroso inverno, ela aparece. Chega vistosa e bem anunciada. Traz no rosto e na alma o esplendor de uma nova estação e de um novo tempo. Radiante, prima Vera invade os nossos corações. Circula florescente pelo nosso sangue e irradia, como ninguém, os nossos dias.
Prima Vera vem visitar sua tia Margarida, que fica feliz com a chegada e acaba por fazer uma grande festa, em pleno jardim. Convida sua irmã Rosa e todos e todas da família. Mais do que semear sorrisos, colhe-se alegria de quem chega e brota em nossas almas o prazer do reencontro e da amizade, Por gerações, a vida se renova e se enraíza em cada um de nós. Sempre foi assim, principalmente quando chega a prima Vera.
Sua presença entre nós é pura e de rara beleza. Sem ela, adubamos os nossos dias, aguardando a sua chegada. Sem ela, os dias são mais longos e mais frios; as noites parecem não exalar perfume algum, apenas sentimos o ar frio e seco de cada manhã. Sua ausência nos dá uma vida em preto e branco, sem grandes escolhas, respirando um colorido artificial. Enquanto prima Vera não chega, as flores não se abrem definitivamente e a natureza não se apronta em seus trajes coloridos.
Sua presença é um presente para todos nós. Tia Margarida, ao reunir a família, parece organizar um lindo bouquet. Fertilizada por dentro, tia Margarida vai às ruas, passeia, tem mais tempo para a vida e para os outros. Mesmo os passarinhos, ao fazerem o ninho, dão asas à imaginação. O canto parece divino e se ouve melodia quando se espera a Vera, uma prima que rima poesia e flores.
Durante sua estada, até mesmo a estação muda; cala-se diante de tanto esplendor. Prima Vera são as cores das flores dando colorido aos sentidos e ao amor. Traz consigo um período fértil, leve e solto que contempla as borboletas em suas danças, num mosaico-balé, em que as pétalas se misturam às asas. Um tempo em que se produz e se colhe a doçura do mel.
Quando chega, ela não vem sozinha. Em sua bagagem, traz novas melodias, novos olhares, outros ares e pares de asas para novos vôos. Prima Vera chega em canto e o céu, em pranto, molha os seus pés. O sol, como companheiro, aparece ligeiro, aquece o seu ser e promete energia ao resto de seus dias. A noite emenda um soneto e abraça aquela que chega trazendo alegria – uma cantoria e um colorido lindos de se ver, mesmo nas madrugadas sombrias. A lua, lá de cima, parece também querer se aquecer. Redonda ou minguante, crescente ou cheia, espera feliz o principiar do dia.
Ao acordar, prima Vera desperta um novo amanhecer!
AntonioTrotta, escritor,
jornalista e poeta
@atrottamg















Lindo Texto!
A Primavera é curta, mas colorida, romântica e esplendorosa.
Uma Ótima Primavera a Todos.
Um Abraço
Grato. Sim, curta e intensa. Vivê-la é tudo de bom.
A estação mais linda e cheirosa do ano.
Com certeza. Linda e esplendorosa. Agora é curtir.
Chega a Primavera com suas cores e flores! Viva!
Seus encantos e belezas mil. Colore a vida e os sentimentos.
Bom dia, prima Vera! Entre! A casa é sua!
Adorei. Recebê-la em alto estilo e carinho. Muito bem. Grato.
Caro Trotta, seu texto é uma verdadeira poesia. De fato, a Prima Vera vem chegando de mansinho trazendo cores e flores e porquê não, amores. Valeu, amigo! Vamos aproveitar a curta visita dela e brilhar
Grato. Chega de mansinho e deixa seu colorido e seu perfume. Algo está no ar.
Texto leve e colorido. Lindo!
Bem-vinda Prima Vera!
Bem recebida ela fica mais tempo entre nós. Quiçá para sempre ou quem dera dentro de nós.
Lindo texto !!!!
Obrigada por nos apresentar a Prima Vera !!!!
Grato. Pois é. Uma prima adorável. Sempre viva e alegre. Seja srmpre bem-vinda, não é? Valeu.
E de repente ela a PrimaVera, chega de mansinho sem pedir licença e nos mostrando que existe um D’eus que nos abençoa com o colorido das flores e folhas e enxergamos vida em cada detalhe antes despercebido, trazendo o melhor dos presente…como o cheiro de relva molhada com o canto quase ensurdecedor dos pássaros em seu cantarolar alegre nos dando um Bom Dia, e dizendo venha pra vida.
Como foi bem descrito no texto sobre o balé das borboletas que com sua magia simplesmente me transporta para um espaço que é só meu, onde não existe tempo, só a liberdade em voar…onde cada amanhecer é um novo despertar.
A estação mais bela nos mostra, um olhar mais suave a nossa volta.
Uma linda primavera para todos… aguardando o verão.
️
Nossa. Texto lindo e cheio de esperança e agradecimento ao Criador. A prima faz isso mesmo, nos deixa a vontade para sorrir e viver sua estação.
Que texto delicado e cheio de vida! Prima Vera chega como poesia, trazendo cores, alegria e renovação.
Grato. Verdade, vem linda e colorida para agradar a todos com alegria.
E essa “Prima Vera” chegou hoje aqui na cidade de São Paulo veio acompanhada de uma chuva leve, sem ventos. Logo na madrugada senti o cheiro e o barulhinho da chuva, ambos deixaram-me alegre. Embora “Prima” amo essa “Vera” de paixão e a terei ao meu lado, dia e noite, na cama, nas ruas, nas praças, nos Parques, até Dezembro.
Aproveite, ela é tudo isso mesmo e estará sempre conosco, ao nosso lado. Colrorir a vida e as emoções são suas qualidades, a natureza dá prova dessa linda mensagem.
Texto Magistral e contagiante… Dá vontade de Ser a prima Vera….uai …. Sua vestimenta é uma “grife que inspira… Vejo a primavera como a gestação do outono, de onde provém os frutos…O verão pós prima Vera e já de mãos dadas com a prima, é o aquecedor desta gestação colorida que antecede o outono onde nascerão os suculentos frutos desta gestação perfumada… Uau …viajei na sua poesia Amigo Trotta… Somos poetas, e escrevemos com a tinta da nossa alma que derrama fragrâncias de letras sobre o papel…e por isso tantas afinidades… Gratidão Vitalícia por tão maravilhoso momento durante essa degustação de letras que você nos serviu nesse banquete primaveril!
Adony Menezes, sua admiradora!
Que bom tê-la aqui nesse jornal. Suas palavras dão colorido e vida ao texto. Prima Vera está pronta para brilhar e animar a vida. Pássaros e flores dando vida a tudo e a todos.
Que texto delicado! Como a prima Vera. São muitas as tias e primos que fazem festa quando ela chega. Tudo rodeado de verde. Nossos olhos se banham de brilho e beleza. Lindo!
Grato. Vera é uma prima que todos gostam e admiram. Ela trás vida e cor para nossas vidas.
Em um mundo em que muitos são primos de Antônio Trota,a maravilhosa prima Vera é muito bem-vinda , nos trazendo tantos encantos!
Kkkkk. E cada vez conhecendo mais parentes. Eles não nascem, brotam, assim como, a flores e os amigos. Grato.
Parabéns pelo texto Trotta! Lindo!
Grato. A primavera é linda mesmo. Aquece a alma e colore a vida.
Primavera,chegou com suas cores, suas flores
Lindo texto, florido,colorido!
Obrigado. Sim, ela chega e encsnta todos nós com o seu colorido e esplendor.
Prima Vera convida ao sorriso alegria e ao bom humor. Expressões que nosso estimado poeta domina muito bem. Parabéns e continue sempre trazendo seu talento nato para enfeitar essa coluna.
Grato, minha cara. A prima Vera chega e nos faz viver e reviver muitos e belos momentos.
Que maravilha …Você transformou a Primavera em alguém da família, que chega trazendo festa, flores e afetos. Mais do que uma estação, ela é renovação, reencontro e alegria que floresce dentro de nós. Parabéns!!!
Uma prima querida, amada e esperada. Uma Vera que vira Verão, pois aquece os nossos corações.
Que bom que todos nós temos uma prima Vera , pena que alguns não a conhecem profundamente
Primavera! Inspirador o texto e as incontáveis flores ao nosso redor!
Principalmente as flores humanas que nos encantam com suas belezas, alegrias e amor. Trazendo um colorido jamais visto no nosso contidiano.A cada ano um encanto diferente.
Parabéns Trotta