A extraordinária cantora Billie Holliday
Eu penso que a música seja atemporal, ou seja, se ela é boa, ela é eterna. Assim se dá com o sucesso de Billie Holliday, gravada em 1938, com o título original ‘The Very Thought of You’ (O real pensamento de você).
Holiday foi uma cantora e compositora estadunidense.
É considerada pelos críticos de música como uma das maiores e melhores cantoras de jazz da história, ao lado de grandes nomes do gênero como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Dinah Washington. Billie Holiday foi uma das mais comoventes cantoras de jazz de sua época. Com uma voz etérea, flexível e levemente rouca, sua dicção, seu fraseado, a sensualidade à flor da voz, expressando incrível profundidade de emoção, a aproximaram do estilo do produtor Lester Young, com quem, em quatro anos, gravou cerca de cinquenta canções, repletas de swing e cumplicidade.
A canção foi gravada pela primeira vez por Al Bowlly nos vocais e acompanhado de Ray Noble e sua Orquestra, na Inglaterra, em abril de 1934.
No mesmo ano Bing Crosby também gravou a música com enorme sucesso. Em um filme biográfico, ‘The Man of her dreams’, a consagrada atriz Doris Day canta este jazz em 1950.
O famoso cantor norte-americano Nat King Cole também a gravou em 1958, com sucesso. Em 1962 Frank Sinatra também gravou uma versão mais lenta desta música, outro grande sucesso.
Bem depois, o Inglês Rod Stewart também a gravou no álbum ‘The Great American Songbook’, que é um coletânea de grandes sucessos.
Há uma versão mais recente e diferente de Tony Bennett para ‘The Very Thought Of You’ em Inglês, com Ana Carolina cantando alguns versos em português, no show do cantor norte-americano em 2012 no Brasil.
A música The Very Thought of You fez parte da trilha Sonora do filme ‘Forever Young’ (Eternamente Jovem), de 1992, estrelado por Mel Gibson.
Abaixo seguem os belos versos desta maravilhosa canção.
“O real pensamento de você e eu esquecermos de fazer
As coisas pouco comuns que todos devemos fazer
Eu estou vivendo em uma espécie de sonho
Estou feliz como um rei
E tolo que isso possa parecer
Para mim isso é tudo
A mera ideia de que você, a saudade aqui para você
Você nunca saberá como os demorados momentos vão até eu estar perto de você
Eu vejo o seu rosto em cada flor
Seus olhos nas estrelas acima
É justamente o pensamento de você
O real pensamento de você, meu amor
A mera ideia de que você, a saudade aqui para você
Você nunca saberá como os demorados momentos vão até eu estar perto de você
Eu vejo o seu rosto em cada flor
Seus olhos nas estrelas acima
É justamente o pensamento de você
O real pensamento de você, meu amor.”
João Batista de Freitas – Especial para o Jornal Exempplar on line