A escala de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) encerrou no dia 19 de maio, mas motoristas mineiros que ainda não efetuaram o pagamento poderão parcelar e quitar suas dívidas a partir da segunda (19).
As pessoas que precisam efetuar o pagamento do imposto devem acessar o site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (Parcelamento de IPVA – SEF/MG (fazenda.mg.gov.br)). É necessário informar o CPF ou CNPJ do proprietário do veículo e Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam. O cálculo dos débitos é feito automaticamente já com o acréscimo da multa de 20% e dos juros. Os débitos poderão ser parcelados em até 12 vezes de no mínimo R$200,00. Por isso só poderão ser parceladas dívidas a partir de R$400,00.
De acordo com a secretaria, foi arrecadado 75% do valor previsto para este ano. O superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF-MG, Leônidas Marques, afirma que a porcentagem está dentro da média já que muitos motoristas só efetuam o pagamento do imposto quando o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) começa a exigir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do ano vigente.
A data de início da cobrança do certificado ainda não foi definida pelo Detran.Os motoristas que não efetuarem o pagamento dentro do prazo estabelecido podem sofrer sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Por Lara Beatriz Nobre