A época tão aguardada para os comerciantes e também para os consumidores se aproxima. Considerada a data que mais movimenta o mercado brasileiro, o Natal consegue deixar os estabelecimentos lotados, representando a importância deste período para o comércio. E a mesma situação, ocorre também no mundo virtual. Com as diversas possibilidades de compra, o Programa Municipal de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon Araxá) elaborou algumas dicas para orientar a população e evitar que os consumidores tenham dor de cabeça durante as festividades de Natal.
Para garantir um presente de qualidade e uma compra segura, o cliente deve-se atentar para as seguintes orientações:
– Defina o que quer comprar antes de sair de casa. Estipule um valor a ser gasto e não o ultrapasse;
– Se possível, faça uma boa pesquisa de preços, analisando suas necessidades e se as especificações técnicas do produto te atendem;
– Compare preços dos produtos em diversas lojas, se possível pela internet. Desconfie se o preço estiver muito abaixo do preço médio praticado no mercado;
– Evite fazer as compras de forma apressada. Verifique o estado da mercadoria, abrindo a embalagem e checando no local se está funcionando e se o número de peças e acessórios confere com as informações da embalagem;
– Se for realizar compras pela internet, verifique a reputação do produto e do fornecedor. Verifique se existem reclamações formalizadas contra ele nos órgãos de defesa do consumidor. No site deve constar o endereço físico da loja, telefone para contato, e-mail, razão social e CNPJ. Verifique ainda se aparece um cadeado na barra de endereços;
– Nunca clique em e-mails com ofertas. Confirme os preços anunciados no site do próprio fornecedor;
– Os preços informados em folhetos publicitários, jornais, telefone, anúncios de rádios ou Tv, panfletos ou jornais e revistas devem ser cumpridos;
– O consumidor tem direito às informações claras e precisas sobre “os diferentes produtos e serviços, com a especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem” (art. 6º. Inciso III do CDC);
– O Preço à vista deverá estar afixado, através de etiquetas ou similares, diretamente nos bens expostos a venda, independente de outra modalidade de pagamento;
– Se existir a opção de parcelamento, a mercadoria deve conter os dois preços: o total à vista e as parcelas. O lojista deve informar também quais são os juros praticados, número e periodicidade das prestações, no caso de pagamento a prazo;
– Peça informações sobre a política de troca do estabelecimento. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor o estabelecimento comercial não está obrigado a trocar produtos. Entretanto, se o estabelecimento oferecer a possibilidade de troca deve cumpri-la e deverá informar ao consumidor, no ato da venda, as condições de troca;
– Exija a Nota Fiscal, Manual de Instruções e Termo de Garantia dos produtos eletrônicos e eletrodomésticos;
– Exija nota fiscal, pois ela é o documento legal que ampara o consumidor caso o produto apresente algum problema;
De acordo com a secretária executiva do Procon Araxá, Belma Nolli, outras dúvidas ou reclamações referentes as compras de Natal podem ser sanadas na sede do Procon, localizada em novo endereço, na Praça Coronel Adolfo, 28, no Centro de Araxá ou pelo Telefone: (34) 3662.2444. “Para evitar que o presente do amigo ou familiar se torne uma enorme dor de cabeça, é extremamente necessário que a população tenha enorme cautela e atenção na hora das compras. Além disso, é de grande importância que o cliente evite compras por impulso”, orienta a secretária executiva.
Assessoria de Comunicação