Dois pecuaristas concorrem ao cargo de presidente da entidade
Os associados da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando decidem nesta quinta-feira (08/12) quem será a Diretoria Executiva que conduzirá a entidade durante o triênio 2023/2025. A votação presencial acontecerá das 9h às 18h, na sede da entidade, em Uberaba/MG. No caso dos votos por correspondência, serão computados aqueles recebidos na sede da entidade até o final da votação.
Duas chapas concorrem no pleito. Candidato da atual Diretoria, o pecuarista Domício José Gregório Arruda Silva lidera a chapa “Girolando Nacional”. Natural de Palmeira dos Índios, em Alagoas, Domício Arruda já foi técnico de inspeção de registro da entidade, membro do Colégio de Jurados, representante estadual e, desde as duas últimas gestões (2017/2019 – 2020/2022), está à frente da Diretoria de Relações Institucionais e Comerciais da associação.
Como criador, iniciou os trabalhos de seleção da raça em 1986, na Fazenda Cachoeirinha, localizada em Major Isidoro/AL. É engenheiro agrônomo, com pós-graduação em Gestão do Agronegócio. Atualmente, também ocupa os cargos de presidente da Associação dos Criadores de Alagoas e de vice-presidente da Federação de Agricultura e de Pecuária de Alagoas.
Já a chapa “Associação para Todos” é liderada pelo criador Eugênio Deliberato Filho, que seleciona Girolando, no Sítio Beira Rio, em Mogi das Cruzes/SP. Há 22 anos selecionando a raça, com foco na composição racial 5/8 HOL + 3/8 GIR, que é considerada a raça leiteira genuinamente brasileira. Nas exposições, vem conquistando premiações, como o título de “Melhor Criador Nacional” nos anos 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021.
Eugênio foi diretor da Girolando nas gestões de 2008/2010, 2011/2013 e 2020/2022. É fundador do Núcleo dos Criadores de Girolando do Vale do Paraíba (Girovale) e atual vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Foi diretor da Cooperativa de Laticínios de São José dos Campos/SP.
Resultado – Após o encerramento da votação, a partir das 18h, terá início a contagem dos votos e anunciado o vencedor.
Sobre a Associação de Girolando
Uma das principais entidades da pecuária leiteira do Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a execução do Serviço de Registro Genealógico e do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. A raça Girolando é responsável por 80% do leite produzido no Brasil.
Fundada em 20 de dezembro de 1978, em Uberaba/MG, ainda realiza eventos, cursos e exposições, sendo a principal delas a Megaleite. A entidade atende criadores em todo o país e é pioneira na adoção de novas tecnologias, sendo a primeira associação a incorporar a genômica em um programa de melhoramento de uma raça bovina leiteira de origem brasileira.