O Sempre Um Papo, com o patrocínio da Gerdau, dá sequência à série de conversas com autores nascidos em cidades do interior de Minas Gerais, recebendo a escritora Flávia Péret, natural de Ouro Preto. O bate-papo tem como mote seu livro mais recente “Instruções para montar mapas, cidades e quebra-cabeças” (Guayabo Edições). Sob a mediação da jornalista Jozane Faleiro, a conversa acontece hoje dia 22 de março, terça-feira, às 19h, de forma online, com transmissão pelo YouTube do projeto.
“Instruções para montar mapas, cidades e quebra-cabeças”, lançado em 2021, é o mais recente livro de Flávia Péret. A obra reúne contos que se passam na capital da Argentina, Buenos Aires. Os cenários dos textos, para além dos tradicionais pontos turísticos, convidam o leitor a explorar locais invisibilizados da cidade e a se abrir ao inusitado e às diferenças. A narradora, uma estudante de literatura que deseja se tornar escritora, dialoga e faz referência a obras de escritores argentinos, como Rodolfo Walsh, Ricardo Piglia e Jorge Luis Borges.
O livro parte da própria experiência da autora, que morou em Buenos Aires em 2005, motivada por uma crise profissional. Lá, Flávia matriculou-se no curso de Cinema Documental da Universidade Livre Madres da Plaza de Mayo e em algumas disciplinas do curso de Letras e Antropologia da Universidade de Buenos Aires. Foi assim que seu interesse pela literatura como objeto de estudo e afeto se intensificou.
“Instruções para montar mapas, cidades e quebra-cabeças” está disponível gratuitamente, em formato e-book e audiolivro, no site da editora.