Em 02 de fevereiro de 2015, nascia o Instituto Consciência &
Ação (IC&A), organização da sociedade civil (OSC), sem fins
lucrativos, idealizado pela araxaense Sandra Afonso de Castro, mestra,advogada e jornalista, que, inspirada no conteúdo de sua dissertação deMestrado pensou em implantar, a partir dali, um projeto maior em prol dacidadania, dos direitos e doempoderamento das pessoas através doconhecimento e da educação. Sua proposta encontrou estrutura e respaldo
no apoio de pessoas abnegadas com o mesmo espírito de conduta,fortalecendo a ideia e partindo para iniciativa imediata do propósito.
Atua, desde sua fundação, na formação de uma cultura de respeito
à dignidade humana, através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz.
Cria, influencia, compartilha e consolida mentalidades, costumes,
atitudes, hábitos e comportamentos que decorrem, todos, desses valores essenciais, os quais devem se transformar em práticas. Formação dos sujeitos de direitos, da consciência cidadã (direitos, deveres e participação ativa na sociedade) visando ao bem comum.
O Instituto possui 8 eixos de atuação:
Educação em e para Direitos Humanos,
Educação para a Paz,
Educação Ambiental,
Saúde Preventiva,
Inclusão Digital,
Educação Financeira,
Alfabetização e
Inclusão Social.
No eixo da Saúde Preventiva, por exemplo, incentiva medidas e
ações voltadas para a prevenção de doenças e/ou evitar seu agravamento.
Prevenir sempre foi o melhor caminho para um estilo de vida saudável e uma qualidade de vida melhor. No eixo Educação em Direitos Humanos, projeto em escolas com palestras e orientações, tendo como material didático, da Coletânea “Educar para a Cidadania”, o livro de autoria da Presidente do IC&A, Sandra Afonso, “Direitos Humanos e Cidadania na Educação” e a cartilha do Instituto, “Multiplicar o bem é…”, criação de
Domingos Antunes, conteúdo e apoio editorial de membros da entidade.
Com mais de 03 anos de existência, muita luta e a chegada de
novos parceiros e apoiadores, o INSTITUTO CONSCIÊNCIA & AÇÃO
começa a colher os frutos do plantio feito durante todo esse tempo.
PRINCIPAIS ATIVIDADE/PROJETOS –
1ª GESTÃO
2015 foi o ano do lançamento do livro da escritora, advogada e
mestra em Educação, Sandra Afonso de Castro, no IV FliAraxá, e do seu livro e do Instituto Consciência & Ação, no Teatro Municipal, em 23 de outubro.
A presidente do IC&A recebeu, em 03 de novembro, Moção de
Congratulação, na Câmara Municipal de Araxá, proposta pela então vereadora Onilda Elias Soares, tendo como signatário o vereador Fárley Pereira de Aquino Ainda em novembro de 2015, a Presidente do IC&A ministrou palestra de abertura da “Semana do Técnico 2015”, tema “Diretos Humanos e Cidadania na Educação” no Instituto Federal de Santos Dumont/MG.. Presença participativa dos alunos dos cursos técnicos de Mecânica, Manutenção de Sistemas Metroferroviáros e Eletrotécnica. Na ocasião, Sandra apresentou seu livro e o Instituto Consciência & Ação,
convidando alunos, professores e diretores a uma cidadania ativa em Santos Dumont.
Fechando ano de 2015, nasceu a Cartilha “MULTIPLICAR O BEM
É…”, criada por Domingos Antunes para o Instituto Consciência & Ação
(IC&A), com conteúdo e apoio editorial de membros da entidade, Começava ali uma ideia futurista de trabalho.
O IC&A começa a delinear melhor suas atividades buscando
parcerias, construindo com isso um leque de atividades atrativas e
diversificadas, com o objetivo de alcançar um número cada vez maior de voluntários que possibilitem um trabalho diferenciado e contínuo. E os resultados alcançados, nesses anos, não poderiam ser melhores. Basta dar uma olhada nas imagens ou acessar os endereços eletrônicos do trabalho realizado até aqui e o muito que já está programado para acontecer.
Em 2016, as terapeutas afiliadas ao IC&A promoveram rodas de
TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA (TCI) junto aos Reeducandos –
PROJETO “DE MÃOS DADAS”, de agosto a outubro., e em 16/09, o IC&A trouxe Ralph de Castro, regional de Uberaba, para apresentar essa forma de tratamento a diversos representantes de instituições de Araxá, na Casa Júlio Dário.
Três membros representaram o Instituto no V FliAraxá, em
setembro – sua presidente Sandra Afonso de Castro, que autografou seu livro “Direitos Humanos e Cidadania na Educação”; Wagner Matias de Andrade com o livro “Resgate da Existência”; Domingos Antunes Guimarães, com o livro “Conceitos e Conclusões – Um jeito diferente de ver e entender o mundo em que vivemos”.
Ainda em 2016, O IC&A abraçou a Campanha do Voto
Consciente, do Ministério Público de Minas Gerais, em setembro e outubro, visitando, juntos aos seus parceiros, diversas escolas de Araxá, de Ensino Médio, e sua presidente participou de mesa redonda no anfiteatro do CEFET, em 18 de novembro, com o tema PEC 241 (Câmara dos Deputados), ou 55 (no Senado Federal). Na oportunidade, foi abordada a MP 746, que propôs alterações na estrutura do ensino médio, última etapa da educação básica.
2017 – IC&A DE CASA NOVA, a partir de março de 2017 –
Rua Perdizes 450, Centro, para melhor atender seus afiliados, parceiros e comunidade em geral. Horário de funcionamento de segunda a sexta, de 8:30 às 11:30, e das 13:30 às 17:30h.
A presidente ministrou palestra na E. M. Aziz Jota Chaer, em
0/03, tema “Direitos e deveres do aluno, com a presença de
aproximadamente 200 alunos e, acompanhada de outros diretores do Instituto, foi presença em reuniões dos professores (Módulo II),
apresentando o IC&A, seu livro e agraciaram os professores e a direção da escola com uma roda de Terapia Comunitária Integrativa, em 19 de junho, momento de conscientização, compartilhamento e comoção entre os professores presentes e a direção.
No eixo Saúde Preventiva, destaque para dois projetos: “ALERGIAS
ALIMENTARES E AUTOIMUNES – CONSCIÊNCIA E MÃO NA MASSA –
CELÍACOS – UM CASO ESPECIAL”, palestra no SIMA – Sindicato Trab Ind
Extração Metais Básicos, dia 06 de abril, 4ª. feira, às 20 horas; e “TDAH
– CONSCIÊNCIA E SAÚDE COM YOGA”, idealizado por Daniella
Guimarães, utilizando a prática de Yoga como tratamento coadjuvante. A palestra aconteceu dia 04 de outubro de 2017, às 20 horas, no SIMA – e dois meses de prática de Yoga foi ofertado às crianças cujos pais as cadastraram.
2018 – IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PILOTO NA
E. E PROF. LUIZ ANTÔNIO CORRÊA DE OLIVEIRA
E LANÇAMENTO DA CARTILHA
“MULTIPLICAR O BEM É…”
O projeto piloto tem como proposta desencadear ações que
possam contribuir para prevenir, amenizar ou solucionar conflitos, sem violência, difundindo valores, princípios éticos, direitos e deveres, na buscada paz por meio da educação e do conhecimento.
Num contexto marcado pelo alto índice de violência, de desrespeito
aos Direitos Humanos, às leis vigentes em nosso país, pela banalidade do mal, pela insensibilidade em relação aos problemas sociais, o que se deve principalmente à falta de conhecimento e de oportunidades (de educação de qualidade, de trabalho, de participação social), a escola possui funções primordiais: oferecer conhecimento e fomentar práticas sociais, inserindo a temática Direitos Humanos no seu cotidiano. O projeto tem como objetivo principal promover o conhecimento dos Direitos Humanos no cotidiano escolar e as práticas sociais de uma cultura da cidadania
Dia 04 de junho às 19h no Teatro Municipal de Araxá.