Serviço de plantão 24h na Capital resolve casos de traumas, lesões e outros riscos à visão mesmo durante o Carnaval.
Multidões, calor, maquiagem pesada, glitter e adereços festivos podem parecer inofensivos, mas são gatilhos para uma série de acidentes com os olhos. Entre os principais casos atendidos por serviços oftalmológicos de plantão durante o Carnaval, destacam-se:
- Traumas oculares causados por cotoveladas, quedas e objetos lançados em blocos;
- Corpos estranhos nos olhos, como glitter, confete, espuma e partes de adereços;
- Queimaduras químicas, muitas ligadas a sprays de espuma ou pomadas modeladoras de cabelo — estas últimas associadas a centenas de lesões graves em todo o país nos últimos carnavais;
- Infecções como conjuntivite, facilitadas pelo uso compartilhado de maquiagens, lentes estéticas, suor e calor;
- Ceratites por exposição solar, provocadas pela radiação UV em blocos diurnos, especialmente quando os olhos não estão protegidos.
“Em datas festivas e em locais com grande aglomeração de pessoas, como no Carnaval, há um aumento significativo de traumas oculares. Os mais comuns são contusões, cortes, perfurações, além da entrada de glitter, cílios postiços e partes de adereços nos olhos”, explica o oftalmologista Dr. Tiago Moura, coordenador da Urgência 24h do Centro Oftalmológico de Minas Gerais. Ele também alerta para os riscos do uso inadequado de lentes de contato estéticas e lesões químicas causadas por substâncias aplicadas no rosto ou cabelo.
Segundo o médico, o cenário típico da folia favorece os acidentes: “Por causa da grande concentração de pessoas, traumas causados por cotovelos, mãos e até quedas são muito frequentes. Também é importante alertar para o uso de fantasias com pontas ou estruturas rígidas, que podem causar lesões sérias, ou até mesmo perfurações”.
Além dos traumas, os produtos utilizados na maquiagem e nos adereços também podem gerar danos sérios à saúde ocular. “Glitter e sprays, quando entram nos olhos, podem causar arranhões ou queimaduras químicas. Nem sempre é fácil remover esses resíduos, o que muitas vezes exige avaliação imediata. Maquiagens compartilhadas também aumentam o risco de infecções”, completa.
Quando é hora de procurar ajuda?
Especialistas recomendam atenção imediata diante de sinais como:
- Dor intensa nos olhos
- Visão embaçada ou perda súbita da visão
- Vermelhidão persistente
- Sensação de corpo estranho ou ardência que não melhora
- Contato direto com spray, glitter ou substância química
“Muitos desses acidentes precisam ser avaliados por um oftalmologista em ambiente adequado. Grande parte das lesões não é visível a olho nu e só pode ser detectada no exame microscópico feito durante a consulta”, destaca Dr. Tiago Moura. “Além disso, alguns quadros evoluem rapidamente e podem causar perda definitiva da visão se não forem tratados de forma correta e no tempo certo”.
Segundo entidades médicas, cerca de 90% das lesões oculares são evitáveis com cuidados simples — como evitar coçar os olhos, não usar produtos de procedência duvidosa e lavar com água em caso de contato com substâncias irritantes.
Serviço de urgência oftalmológica 24h? BH tem!
Para garantir o atendimento durante toda a folia, o Centro Oftalmológico de Minas Gerais mantém seu pronto-atendimento oftalmológico 24h, funcionando sem interrupções mesmo nos dias de Carnaval.
O hospital, localizado na Rua Santa Catarina, 941, bairro Lourdes, na Capital, conta com equipe médica e profissionais de saúde especializados e estrutura completa para atender desde casos leves até cirurgias de urgência.
Serviço:
Urgência Oftalmológica 24h – Centro Oftalmológico de Minas Gerais
Rua Santa Catarina, 941 – Bairro Lourdes – Belo Horizonte
Funcionamento ininterrupto durante todo o Carnaval.
________________________________
Map2B – Assessoria de Imprensa
Assessor de imprensa:
Túlio Fonseca
imprensa@map2b.com.br
(11) 94072-2721















