Foto acima: Exposição de poemas e poesias dos participantes da oficina, demonstrando a alegria e o entusiasmo compartilhados entre os ‘novos’ poetas.
Oficina Vida, Poemas e Poesias atraiu jovens, adultos e idosos para um compartilhamento lúdico e interativo sobre o tema entre os participantes de São Lourenço e cidades da região
A oficina aconteceu na unidade do Sesc São Lourenço, nos dias 29 e 30 de janeiro, das 14h às 16h, oferecendo aos participantes muitas dinâmicas e reflexões sobre um tema tão abstrato e presente na vida da humanidade.
Para o jornalista, escritor e poeta Antonio Trotta, responsável pela oficina, a proposta não se prendeu a conceitos e citações literárias. “Notei o quanto é impactante deixar a paixão, a liberdade e o entusiasmo tomarem conta do processo inspirador de se criar algo. Faço esse evento no intuito de aproximar pessoas, paixões, sonhos, e apresento maneiras de expressar ideias, vontades, desejos, percepções em letras, em palavras, em poemas”, disse ele.

Discussão em equipe sobre a palavra escolhida e seu significado quanto a: Pensamento, Sentimento e Emoção.
Em princípio, as inscrições seriam para um grupo de 16 pessoas, mas, devido à demanda, chegou-se a 20 participantes, de idades variadas entre jovens, adultos e idosos. Segundo informou Antonio Trotta, as dinâmicas não só aproximaram as gerações, mas deram a oportunidade de discutirem ideias e compartilharem conhecimentos diferentes de mundo, pensamentos, sentimentos e emoções.

Apresentação das dinâmicas que seriam realizadas durante a oficina.
Um vídeo de 1 minuto e 26 segundos foi suficiente para introduzir o ritmo e a cadência da oficina. Trata-se do filme Sociedade dos Poetas Mortos, lançado no Brasil, em 20 de fevereiro de 1990 – portanto, há 36 anos – e atual até os dias de hoje.
Um dos objetivos da oficina é experenciar – vivenciar, sentir e passar por uma experiência – que cada dinâmica levasse à liberdade, ao desapego, à individualidade e ao talento – muitas vezes escondido – de cada participante. Assim, cada um pode colocar para fora o que guarda ou sente dentro de si; soltar o verbo preso, asfixiado e sufocado no peito, na alma; expressar a dor, o amor, a vida, os sentimentos, a beleza que encanta os olhos; tornar a poesia simples, diferente e comovente. Como diz uma das frases do filme citado: “Lemos e escrevemos poesias porque somos membros da raça humana. E a raça humana é cheia de paixão”.
A oficina foi encerrada com a leitura de poesias produzidas e escritas manualmente por cada participante, apresentadas durante a exposição de “Panôs de Poesias”, também do poeta e responsável da oficina. Para Alline Antunes Macêdo, analista de Ação Social do Sesc, “a iniciativa serviu para que todos os participantes trocassem experiências e se entregassem à proposta, enriquecendo a oficina com o poeta que existe em cada um”.

Um novo olhar sobre a poesia e seu valor intrínseco para cada participante.
Ao montar a oficina Vida, Poemas e Poesias, Antonio Trotta reuniu materiais, frases e diversas ideias para criar a metodologia, as dinâmicas e o desenvolvimento de todo o evento, desde o início até sua conclusão e exposição. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (35) 99905-4141 ou pelo Instagram: @atrottamg.
Jornalista Décio de Carvalho – especial para o Jornal Exempplar on line
Fotos: Arquivo SESC













Maravilhosa esta oficina! Um verdadeiro serviço a Cultura e ao potencial existente em cada um. Este incentivo ao despertar da criatividade, desenvolvimento da autoestima e autoconfiança. Parabéns por sua iniciativa e por dedicar seu tempo e conhecimento ao coletivo.
A raça humana é realmente cheia de paixão. E vamos traduzir aqui o brasileiro… O brasileiro tem poesia guardada na alma, só precisando de uma oportunidade como essa para expor sua expressividade… Criar…voar… As vezes a letra está na garganta como um nó e quer explodir nas mãos…e você Trotta e todos que abriram esse portal fez com que a poesia falasse sobre cada um que ousou escrever… Que lindo! Que inspiração! Me trouxe idéias fantásticas… A literatura tem alma e se faz tão necessário que muito mais poetas, escritores emerjam e se projetem nesse oásis literário! Gratidão Vitalícia por nos inspirar!
Incrível esta iniciativa,despertar o que está dentro de cada um.expressao dos sentimentos,palavras e ações.
Parabéns! Continue com este trabalho maravilhoso