
Quem já parou para pensar que o pensamento movimenta o mundo? Não se pode parar de pensar, mas, sim, parar para pensar. Ter o esforço e perceber que é pelas ideias e pelo pensar que as coisas andam, saem do lugar e tomam sentido. E, quantas vezes, é preciso simplesmente se recolher e se encolher num canto para apenas pôr as ideias em ordem ou, talvez, dar ordem às ideias!
No mundo conturbado em que vivemos, o pensamento passa apenas por reagir aos estímulos da vida, do dia-a-dia, dos compromissos e das circunstâncias em que se está, normalmente, enterrado até o pescoço. Corre-se para parar, mas não para pensar. Ao final do expediente, chega-se em casa esgotado, exausto e, por inúmeras vezes, resta colocar o corpo e o cérebro no “ponto morto” e deixar a vida levar. Tudo parece muito rápido e muito curto; mal começa o dia, a noite já está batendo à porta. Mal dormimos, o dia já nos desperta para encará-lo de frente. E a impressão que fica é que a roda viva não recomeça, mas continua incessantemente funcionando sem parar. Vive-se em movimento contínuo e, tantas vezes, acelerado.
A grande questão é que é preciso parar para pensar e pensar que se deve sempre parar. Não paramos como as máquinas. Não repomos peças, nem mecanicamente, nem tecnologicamente recomeçamos a funcionar. No ser humano não é assim que funciona; é muito mais que a junção ou troca de peças. Se o corpo fala e age, ele também reage e manda mensagens para o cérebro. Muitas paradas são obrigatórias, outras definitivas. O importante é parar para começar bem, movimentar-se firme e seguramente e contribuir com o avanço efetivo das verdadeiras mudanças. Em cada um. No mundo. Ser em movimento e não apenas estar (em movimento). Se não se pára para pensar, não produziremos o muito necessário; nem mesmo o essencial.
Por que se encontram respostas nos sábios? Porque eles param para ouvir o inaudível e pensar as demandas humanas e suas interrogações. São capazes de movimentar os braços e as pernas com o pensamento, e não o contrário. Não aceitam ser máquinas; nem viver mecanicamente; nem, muito menos, deixar de pensar e sentir. Optaram por continuar na dimensão das necessidades humanas.
Em pleno movimento, o pensamento pode passar despercebido e a vida ficar repetitiva, monótona ou tão cheia de tudo, que não sobra nada para pensar. A sensação é sempre de cansaço e de impotência, pois parece que existe tanta coisa a ser feita, tanto para se realizar, movimentar, mas que sobra muito pouco para se tornar energia e produzir vida plena e sadia.
O “botão” que muda o mundo e as pessoas está no pensamento e não no movimento. O sentido da vida não é simplesmente viver, mas dar sentido à vida. Pare e pense!
Antonio Trotta
Jornalista, escritor e poeta
@atrottamg














Buscar sempre o sentido da vida. Tirar momentos para ficar consigo mesmo. Amei!
Sim. Parar para pensar e viver. Escolher vc mesmo companhia é também uma ótima escolha.
Importante parar. Este é o momento que nos encontramos nós conosco mesmo. Parar, para sentir a vibração que emanamos para o universo. É nesta pausa que captamos a beleza do infinito.
Palavras sábias. Precisamos sempre parar para respirar, para viver. Para sentir a vida dentro de si.
Parar e sentir o pensamento vivo, faz parte do movimento do mundo e de sua transformação!
Adorei o texto!
Grato. Não podemos parar o tempo, mas podemos parar a nossa pressa e os atropelos da vida. Vivermos nossas transformações com sabedoria.
Pensar de forma consciente é ação que nos transforma e transforma o entorno com atitudes
Verdade. Antes de agir, parar, pensar e realizar com consciência. Um aprendizado.
Lendo sua mensagem , visualizei uma pedra caindo em um lago sereno , aonde as ondas e propagam para todos os lados.
Parabéns!
Bela imagem. Parar e agir com calma e lucidez gera esse efeito prolongado.
O Pensar motivado pela Vontade gera a ação consciente, o movimento da ação ativa! Assim tudo começa! Obrigada, Trotta por seu texto reflexivo!
Grato. Pensar pede reflexão e não agir por impulso. Fazer do pensamento uma ação consciente. Valeu.
Mais uma pérola! Parabéns !
Grato. Compartilho o pensar e dele pensamos juntos. Agradecido.
Simplesmente maravilhoso
Ótimo que gostou. Estamos juntos.
Espetacular.
Valeu. Grande abraço.
Meu amigo Protta ótima reflexão.
“Vamos procurar viver bem e feliz o Dia de hoje”
Sim. Viver o dia com a cabeça no hoje, na vida e nas ações pendadas.
O texto remete a todos, que temos de parar nessa nossa vida cotidiana para refletirmos o que e como fazer, e isso só é possível se dedicarmos um minutinho para nossas próprias reflexões e pensamentos e nao agirmos no impulso que nossa vida nos impõe.
Verdade, Osvaldo. Parar, pensar e agir. Movimentar-se sempre para frente. Grande abraço.
E assim seguimos a vida. E o tempo,quando damos conta,já passou.Mas podemos fazer diferente ocupando esse tempo com o que nos faz bem.
Sim. O tempo nos devora e nos dá uma grande lição: se o percebemos é porque ainda estamos vivos para mudarmos. Grato.
Deixar-se parar…desinflamar a mente… como um mestre yogue me ensinou! Bela crônica!
Verdade. Esvaziar a mente. Cabeça leve e solta. Mente sã, corpo são. Lição necessária.
Ultimamente vivendo sempre no automático, sem sentido, visto que a qualquer momento deixaremos de respirar, então muito válida essa reflexão.
Buscar um propósito. Respirar e encontrar sentido. Antes do último respiro saber que valeu a pena. “Aconteça o que acontecer , continue respirando.” Gratidão por sua participação
Ao término da leitura quando já iniciava a segunda tarefa prevista na agenda tive um clicada.
Parei e pensei.
Pensei em escrever algo sobre a crônica e antes que fosse tarde.
Essa parada me obriga a concordar com o texto e sua Dinâmica.
Realmente parar e atiçar o pensamento ajusta nossas ideais.
Valeu caro cronista
Grato, caro leitor atento ao texto e sua mensagem. Compartilho ideias e ideais. Bom saber que temos retornos dedicados e reflexivos. Valeu.
Houve um tempo em que se falava em crise existencial. Hoje essas crises são inexistentes para algumas gerações, depois da minha, que já sou uma sexyssagenária… (risos).
E eram exelentes essas crises, pois elas, por si só, fazia com que o indivíduo se silenciasse e se voltasse para o lado de dentro, para depois de uma longa jornada, pudesse retomar de onde parou, ou então, recomeçar, com mais vigor e propósito.
Hoje percebo uma angústia intensa e exaustiva, por boa parte da humanidade, de achar que temos que ter o poder de DEUS – de estar presente, o tempo todo e em todos os lugares… ter que dominar tudo. Só essa postura já é desgastante… imagine só ter que executar tal intento?
Os neurônios estão ficando cada dia mais escassos… doenças avassaladoras atingem os seres humanos de forma massiva – depressão, síndrome do pânico, fobias e mais fobias, transtornos mentais diversos…
Realmente é preciso parar para pensar. Pensar que muitas vezes não estamos nem respirando.
Parar para oxigenar… depois emergir… voltar para transformar e transformar-se.
Parar. Pensar. Agir. Um tripé bem apresentado. Afinal, temos que prosseguir transformar e ao mesmo tempo se transformar. Um grande desafio para wssa geração. Grato por parar e nos fazer a reflexão. Valeu.
Hoje acordei e com meus pensamentos viajei para um lugar só meu, onde respirar com suavidade é uma necessidade da mente e corpo. Mil palavras foram se encaixando e nada fluia para o papel, simplesmente no mental, como poesia que vem da Alma que permanece ali guardado no coração por horas, dias ou meses. Continuei ali de olhos abertos olhando para as nuvens como se o tempo parasse a meu lado entendendo cada sentimento que minha Alma conhece. Sem pressa e sem medo. Parar para pensar… é o primeiro passo de se enxergar e permitir que o tempo vá se encarregando dos detalhes por nôs traçado e ao mesmo tempo me mostra que não preciso de pressa para carregar os fardos ou contratempos que surgem. Compartilho um pensamento que tive no dia 02/08/2025 e percebo que precisamos parar para pensar quantas vezes forem necessárias. Tudo é um breve piscar.
Abraços
Nossa, belo texto. Realmente parar para pensar e pensar em parar. Viver e se sentir vivo. Curtir a vida e aproveitar o tempo que não para nunca.
Neste mundo tão conturbado em que nos encontramos, não há mais espaço para o.” Pensamento” consciente. Não nos permitimos nem pensarmos mais de forma saudável! Ou melhor, nem sabemos mais o que é parar para pensar.
Pensar em quem somos, o que viemos fazer e porque estamos aqui.
Somos o tempo todo induzidos a não pensar no que realmente importa. Apenas vivemos mecanicamente. Mas precisamos parar e refletirmos sobre qual é o nosso propósito neste mundo! Evolução!!!
Real há um bombardeio de informações muito grande. Mesmo selecionando há muita informação. Temos que fazer escolhas e viver uma vida mais leve. Um desafio.
Belíssima reflexão. Parar para pensar não significa pensar parado, mas sim dar brecha ao funcionamento da engrenagem do cérebro, livre dos impedimentos externos e perturbadores. Priorizar o pensamento em tempos tão mecânicos e apressados significa elevar a paz de espírito nos presenteando por nos permitir sentir e respirar o maravilhoso instante presente. Gratidão pelas palavras.
Eu que agradeço suas palavras. Temos que pensar funcionando, pois a vida não para, mas não podemos criar paradas obrigatórias, essas são mais prejudiciais. Aproveitar o presente e vivê-lo sem atropelos é maravilhoso.
Que maravilha…o pensamento movimenta o mundo, mas é o pensar com consciência que o transforma.
Verdade. Com consciência tudo se transforma para melhor.
Parabéns, Trotta!
Que tenhamos pensamentos bons e positivos para vivermos melhor e com mais amor e respeito ao próximo; e aproveitarmos ainda mais o nosso tempo.
Abração
Sim. Pensar e agir. Fazer acontecer e transformar a vida.
Tudo se movimenta,fora e dentro da mente,é no silêncio que obtemos respostas para nossos questionamentos.
Parabéns Trotta!
O silêncio tem força. Ele fala alto e nos faz refletir e avançar.