O maior Queijo Minas Artesanal da Região de Araxá está pronto. A iguaria, que deve pesar aproximadamente 50 quilos e tem 60 centímetros de diâmetro e 30 centímetros de altura, foi produzida nesta sexta-feira (28) na fazenda Só-Nata, uma das mais tradicionais queijarias da região.
O processo começou de madrugada e utilizou 500 litros de leite. “Ele é um queijo de leite cru de vacas girolando, pastagem natural e um suplemento no cocho, então, é para ser um queijo de textura macia e suave”, explica o produtor rural Alexandre Honorato.
O queijo vai ser pesado pela primeira vez na próxima semana e será maturado durante 365 dias na madeira. “Essa maturação precisa estar com o ambiente controlado e muitas vezes controlar a umidade. É isso que vai mostrar e apresentar a característica do queijo, como ele vai se comportar em um ano de maturação”, destaca o comunicador e empreendedor Jordane Macedo, da Rota do Queijo de Minas e Made IN Minas.
Essa é a terceira vez que esse tipo de experimento é feito em Minas Gerais. O primeiro foi na Região Canastra com o Queijo Minas Artesanal do Ivair, que pesou 36 quilos. O segundo foi produzido na Serra da Mantiqueira, com 130 quilos. “Assim como nos outros, agora é aquele cuidado com todas as pessoas envolvidas na queijaria e no dia a dia. Hoje juntamos várias mãos aqui para poder fazer. É um desafio cuidar dele por um ano ou mais, a gente não sabe exatamente quanto tempo vai ser”, ressalta Renata De Paoli Santos, fundadora da primeira Escola ítalo-brasileira de Laticínios “Curadoria do Queijo” e do programa Jornada do Queijo – Vivências Queijeiras.
Com a produção pronta, a expectativa é que a iguaria seja exposta em 2025 na quinta edição da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards.
ExpoQueijo Brasil
Principal evento do segmento nas Américas, a ExpoQueijo Brasil 2024 – Araxá International Cheese Awards tem reconhecimento e participação dos principais países produtores, atraindo a atenção da comunidade internacional, de especialistas e da imprensa. O encontro conta com uma grande estrutura montada no pátio principal e nos luxuosos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais.
Neste ano, a ExpoQueijo será realizada entre os dias 27 e 30 de junho com impacto positivo em diversas áreas, como o turismo, varejo, agropecuária, logística, indústria alimentícia e de suprimentos e relações internacionais.
O evento é realizado pela Bonare Eventos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; Ministério da Cultura, Governo Federal e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura; Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Governo de Minas Gerais. Conta com o patrocínio da CBMM, Copasa, Cemig, McCain, Sebrae, Sistema Ocemg e Sicoob Crediara. Tem parceria com associações de produtores de queijos e apoio de todas as instituições de fomento do agronegócio, com destaque para o Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura MG; Governo de Minas, por meio da Seapa – Emater-MG, Epamig, IMA; Entreposto de Laticínios São Pedro, CCPR, Senar, Faemg e Prefeitura de Araxá. A Epamig – Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG ILCT), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) – Governo de Minas Gerais – é a entidade mantenedora da ExpoQueijo Brasil 2024.
Serviço
ExpoQueijo Brasil 2024 – Araxá International Cheese Awards
Data: 27 e 30 de junho
Local: Grande Hotel e Termas de Araxá. Rua Águas do Araxá, sem número – bairro Barreiro, Araxá (MG)
Mais informações: www.expoqueijobrasil.com.br
Daniel Nacati
Assessor de Comunicação / ExpoQueijo Brasil
Tel: +55 (34) 9.8893-8809