O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) é um grande apoiador de causas que favoreçam o servidor público municipal. Nesta quarta-feira (20), o auditório do Sesi Senai foi palco de muita emoção, orgulho e homenagens concedidas a mais de 80 formandos das turmas técnicas de agentes comunitários de saúde e agentes de endemias que fizeram cursos ofertados pelo programa Saúde Com a Gente, do governo federal, que teve apoio também do Sinplalto e da administração municipal.
O evento contou com a presença do prefeito Robson Magela, do vereador Raphael Rios, representando o Legislativo araxaense, da secretária de Saúde, Cristiane Gonçalves Pereira, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Juliana Gonçalves, da chefe em Vigilância em Saúde, Leninha Severo, e da diretora do Conselho Administrativo da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias (Conacs), Dirce Aida Melo, que neste ato, representou a presidente Hilda Angélica. Dirce conta mais sobre o curso ministrado.
“A Conacs construiu esse curso, junto com ao Conacems, a Fiocruz e o Ministério da Saúde. O objetivo é capacitar os agentes de saúde para melhorar o trabalho nas comunidades e também o aperfeiçoamento deles, o grau de estudo maior para merecer um piso digno que já é de dois salários mínimos. Estamos tramitando no Congresso Nacional, com uma outra PEC, a PEC 18 para determinar três salários mínimos para quem formou no curso técnico”, diz Dirce.
Em todo o Brasil, 200 mil agentes comunitários de saúde e agentes de endemias já se formaram no curso técnico. Em Araxá, foram em média 85 formandos. “É estudo a distância (EAD). São 10 meses de curso, tem os receptores para dar a aula presencial e os professores virtuais que dão aulas falando sobre as funções e atribuições dos agentes comunitários e dos agentes de endemias. Quero parabenizar o prefeito de Araxá, Robson Magela, e a secretária de Saúde, Cristiane Gonçalves, pela adesão ao curso aqui no município e acolhido todos os formandos. Está ótima a gestão porque tem muitos benefícios dados aos agentes de saúde”.
De acordo com o presidente do Sinplalto, Hely Aires, a formatura dos técnicos de agentes comunitários de saúde e de agentes de endemias ocorreu em um dia bastante especial para todos os envolvidos. “Esses agentes estiveram no momento da pandemia a maior dificuldade de entrar na casa das pessoas, de levar a saúde primária, a atenção básica, mas fizeram com galhardia, com coragem e dedicação. Nada mais do que justo essa homenagem simbólica de um curso técnico. Agradecer ao governo federal e ao governo municipal pelo incentivo para essas profissionais estarem formando e principalmente dizer que elas têm aqui o apoio do sindicato (Sinplalto) e da Conacs no sentido de sempre valorizar o servidor público municipal”.
Durante a formatura, o Sinplalto foi homenageado e levou o presidente às lágrimas que aproveitou para agradecer. “Quero agradecer todas as minhas diretorias, todas elas que estão aqui, Marlene, Janaína e Vanilda e no modo especial que sempre dedicaram ao nosso trabalho. E em especial, a Flávia e a Priscila que representam as servidoras dentro da diretoria do sindicato e, claro a nossa companheira Dirce da Conacs que está aqui conosco prestigiando o evento. Foi um evento sensacional onde podemos observar na emoção e no olhar de cada formado e formando, a emoção e nos familiares que estão aqui. Isso servirá como incentivo para os demais agentes concluírem os seus cursos daqui há algum tempo”.
A formatura também teve a assinatura do prefeito Robson Magela que instituiu o Dia Municipal de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias em propositura feita pelo vereador Raphael Rios. “Vai ser comemorado no dia 4 de outubro com festividades, com atividades voltadas a categoria e a saúde de um modo geral. Essa data marca o início dessa valorização. Ela já é comemorada nacionalmente e agora instituída no município de Araxá. Para todos, os nossos incentivos e os nossos parabéns”, conclui o presidente do Sinplalto, Hely Aires.
Ascom Sinplalto