Este encontro que brindou diversas cidades de nossa região e especialmente nossa querida Araxá onde tivemos a oportunidade de acompanhar de perto durante todo o mês de junho está chegando em suas ultimas apresentações. Como jornalista, como expectador não poderíamos deixar de registrar aqui nossos parabéns à todos os responsáveis por esta jornada maravilhosa de arte cultura e lazer que não só conseguiu levar entretenimento a milhares de pessoas mas acima de tudo abriu os horizontes de muitos para a percepção do valor da arte em nossa vida. Nas mais diferentes vertentes de apresentações o que vimos foi um desfile de beleza, inteligência e bom gosto em cada detalhe das apresentações. De parabéns também todos os envolvidos neste trabalho sem distinções. Cada um soube dar o melhor de sí em prol dos resultados que foram sucesso absoluto do princípio ao fim. A interligação de atrações locais com outras dos grandes centros criou uma atmosfera para lá de especial culminando em uma troca de energias altamente positivas para todos. Entre as equipes que estiveram entre nós, uma troupe se destacou de forma especial pela unidade de trabalho apresentada e a sua grande vivencia dentro do teatro…
Os Geraldos – Teatro
Grupo da cidade de Campinas cujo trabalho profissional e diferenciado já existe há mais de 15 anos, trouxe em sua apresentação da peça CORDEL DO AMOR ou A FLOR DO CHICO sob a direção de Gabriel Vilela e texto de Cláudia Barral uma riqueza de emoções indescritíveis. Mas acima de tudo, mostrou uma equipe cujo talento foge muito ao comum resultado de muita harmonia nos gestos, sensibilidade nas abordagens e profissionalismo em cada detalhe apresentado em cena.
A grandeza individual de cada ator, contrasta com o companheirismo do grupo que deixa claro uma enorme inspiração na vida circense onde não existem hierarquias determinadas e onde todos fazem de tudo em prol do coletivo. Da arte à montagem do cenário variante e em constante ebulição o tempo todo, cada um se desdobra para proporcionar o público o seu melhor. Seja cantando, encenando e projetando expressões perfeitamente ensaiadas e finalizadas.
Não por acaso Os Geraldos estão sediados em Campinas em sede própria atuando em três frentes de trabalho em prol da arte e da cultura: formativa ao oferecer cursos sobre a arte do ator, gestão cultural, a partir da prática do grupo e pesquisas de mestrado e doutorado de seus integrantes; e territórios culturais ao instituir espaços que possam sediar para além das atividades do grupo, outros eventos artísticos. Tudo isso em sua sede o Teatro de Arte e Ofício (TAO), um dos mais importantes espaços culturais da progressista Campinas.
O grupo já circulou por mais de 80 municípios de três países e de nove estados brasileiros, e foi indicado ao Prêmio Governador do Estado de Territórios Culturais (2017), além de receber 44 prêmios em festivais nacionais e internacionais.
Um grupo cujo trabalho recomendamos com a certeza de que o expectador irá se surpreender com a grandeza do trabalho e “viajar” literalmente na fantasia e nos sonhos que essa equipe oferece ao público. Até porque por mais que tentemos passar as emoções vividas na plateia, jamais conseguiríamos retratar com sucesso toda a energia que emana deste fantástico grupo cujo talento é inegavelmente um espetáculo para ver, sentir e se emocionar.
Contatos: [email protected] Nas redes sociais: osgeraldosteatro
Domingos Antunes Guimarães especial para o Jornal EXEMPPLAR On LINE.