O Dia dos Namorados é uma das datas mais esperadas pelos comerciantes. É o último grande evento comemorativo do primeiro semestre do ano e é carregado de apelo comercial e afetivo. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), 70,9% das empresas serão impactas positivamente pela data.
Neste ano o esperado “12 de junho” cairá em uma segunda-feira, mas o comércio de Araxá funcionará em horário especial mesmo no fim de semana. A orientação é de que hoje (10) as lojas fiquem abertas até as 17h. Na segunda o horário de funcionamento será até as 20h.
Ao circular pelo calçadão de Araxá podemos observar muitas lojas com vitrines decoradas para receber os clientes. Outros comerciantes também tentam atrair a clientela através de promoções, estratégia utilizada por 27,6% dos empresários, de acordo com a Federação. Luciana Pires é uma das comerciantes que apostará nos descontos para vender mais: “fizemos kits especiais para a data e decoramos a loja, mas o que mais atrai o consumidor são as liquidações. Nós já sabemos quais são os produtos mais procurados no Dia dos Namorados e fizemos um planejamento em cima disso.”.
Segundo a Fecomércio MG 53% dos empresários esperam que as vendas sejam melhores do que no ano passado. Dentre os fatores que motivam a expectativa positiva, 21,8% dos comerciantes apontam para o aquecimento do comércio. O otimismo foi a resposta de 20,2% dos entrevistados e outros 17,6% acreditam que o valor afetivo da data fará as vendas alavancarem. Há ainda os que atribuem o bom período ao fim da pandemia (11,7%).
A pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG entre os dias 18 e 25 de maio de 2023. A Federação avaliou empresas de 10 regiões mineiras: Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo. O estudo ouviu pelo menos 40 empresas de cada uma das regiões.
por Lara Beatriz Nobre
Fotos:A Pça Governador Valadares se enche de flores para prestigiar a data.
Vitrine de loja no Calçadão de Araxá.