Neste sábado (27/05) a Deputada Federal Dandara Tonantzin (Partido dos Trabalhadores) veio a Araxá para cumprir sua agenda de visitas a cidades da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A parlamentar esteve na sede do Partido dos Trabalhadores para dialogar com a diretoria local, representantes da educação, líderes comunitários e políticos. Logo após, ela seguiu para o Espaço Filomena onde se encontrou com líderes da comunidade local e representantes das religiões de matriz africanas.
Segundo Gilberto Neves, assessor de Dandara e coordenador do escritório da deputada no triângulo mineiro, o objetivo das visitas é agradecer os votos recebidos em cada cidade, prestar contas das atividades desempenhadas pela parlamentar na Câmara dos Deputados e ouvir a comunidade e suas demandas. “Dandara quer, sobretudo, estreitar laços com as bases de movimentos sociais como: o movimento negro, o de mulheres, o da juventude e o movimento LGBTQIAP+. Ela quer estar próxima dos terreiros, grupos de congados, de capoeira e também ter uma boa relação com as instituições como o governo, prefeitos e vereadores”, afirmou Gilberto.
Na ocasião Dandara falou também sobre sua indicação ao CEDES, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados. “Estou no CEDES e pela primeira vez o racismo será um dos quatro temas principais de debates. Vamos nos debruçar sobre o assunto, fazer seminários e trazer gente do Brasil e mundo inteiro para debatermos racismo e produzirmos materiais educativos para seu enfrentamento”, disse a deputada.
No fim da tarde, após a visita a Araxá, Dandara e sua equipe seguiram para Sacramento. No período da manhã a deputada também havia visitado Araguari em cumprimento à sua agenda de visitas às cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
Por Lara Beatriz Nobre