Presente no mercado há 21 anos, o Mart Minas ocupa a liderança do segmento de atacado e varejo no estado de Minas Gerais e está entre os cinco maiores do segmento no Brasil. Em 2022, a rede de atacarejo provou mais uma vez que não está no mercado para atuar apenas como um negócio, mas também para colocar em prática o viés social a fim de priorizar a melhoria na qualidade de vida e no desenvolvimento das comunidades onde está inserida.
Ao todo, foram R$8,4 milhões em investimentos sociais ao longo do ano, o que resultou em mais de 3 milhões de pessoas impactadas por meio de 178 instituições beneficiadas pelo Mart Minas. “Queremos transformar vidas, reconhecer e valorizar todas as causas. A perspectiva social faz parte da nossa história e é um dos pilares que sustentam nosso relacionamento com a sociedade.”, afirma Filipe Martins, Diretor Comercial e Marketing da rede.
Hoje, o Mart Minas contempla três frentes de investimento social. A mais conhecida é o Projeto Troco Solidário que traz como grande diferencial a diversidade de causas contempladas e a descentralização dos recursos. As entidades beneficiadas estão localizadas nas próprias cidades onde as lojas estão inseridas, promovendo e potencializando a transformação social local.
Somente em 2022, o Troco Solidário do Mart Minas beneficiou 54 instituições e envolveu todos os 9 mil colaboradores num processo de sensibilização, que ficam responsáveis por convidar os clientes a realizarem a doação voluntária, cujo valor fica registrado no cupom fiscal e é destinado a uma conta exclusiva da entidade beneficiada.
No total, foram repassados quase R$4 milhões no Troco Solidário do Mart Minas em 2022, gerando impacto a mais de um milhão de pessoas apenas com esta iniciativa. Outro ponto que merece destaque é a seleção das entidades: a prioridade das demandas é identificada por métodos colaborativos junto à população das localidades atendidas por lojas da rede. Até o mês de abril, quatro novas entidades receberão o Troco Solidário das lojas de Betim, Vespasiano, Uberaba e Curvelo.
O Mart Minas ainda investe em responsabilidade social por meio de leis de incentivo federal e estadual como a Lei Rouanet, Lei de Incentivo ao Esporte, Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), Fundo do Idoso, entre outros. Em 2022, a rede apoiou 30 projetos com mais de R$3,8 milhões em leis de incentivo, impactando quase 480 mil pessoas, possibilitando assim contribuir com as diversas causas e importantes iniciativas de promoção da cidadania. Além disso, foram destinados mais de R$600 mil a doações e patrocínios diretos para 94 instituições, superando 1,5 milhão de impactados.
A empresa acredita que é possível fazer a diferença e por isso não mede esforços em apoiar e estar presente nas diversas ações sociais e culturais por toda Minas Gerais.
—Letícia Avelar
Komunic Comunicação Integrada |