A Associação de Amparo às Pessoas com Câncer de Araxá (Ampara), referência na assistência a pacientes oncológicos na cidade e região, conta uma estrutura organizacional com profissionais que trabalham de forma voluntária. Atuante em Araxá desde 2015, a instituição atende atualmente 327 assistidos.
A diretoria executiva é composta por seis pessoas, sendo elas: o presidente, o vice-presidente, 1° secretário, 2° secretário, 1° tesoureiro e 2° tesoureiro. Já o Conselho Fiscal contempla: 1°conselheiro titular, 2° conselheiro titular, 3° conselheiro titular, 1° conselheiro suplente, 2° conselheiro suplente e 3° conselheiro suplente. Todos os integrantes são voluntários.
De acordo com a coordenadora da Ampara, Juliana Silva, o trabalho dessas pessoas é fundamental para o bom funcionamento da associação e, a realização dos serviços de forma não remunerada, amplia as possibilidades para a captação de novos recursos.
“Essa diretoria é formada por 12 membros que se disponibilizaram e têm tempo para serem voluntários. Elas não possuem nenhum vínculo, nem empregatício, nem de recebimento de recursos da instituição. Isso acontece pelo fato de que a diretoria não pode ser remunerada, para que seja possível firmar os convênios municipais e estaduais, através dos recursos de emendas e recursos ordinários”, explica Juliana.
Sobre a Ampara
A Ampara tem como missão promover apoio, acolhimento e assistência, cuidando de crianças, jovens, adultos e idosos com câncer e atuar na prevenção e diagnóstico precoce da doença.
Entre os auxílios realizados pela instituição estão doações de produtos como caixas de leite, cestas básicas, suplementos alimentares, bolsa de colostomia, medicamentos não fornecidos pelo SUS, fraldas geriátricas e absorventes cirúrgicos.
Além disso, a Associação também presta atendimentos psicológicos, nutricional, de assessoria jurídica, assistência social, oficinas, entre outros, auxiliando atendidos e familiares.
Para a realização de doações, os interessados podem comparecer à sede da Ampara, localizada na Avenida Senador Montandon, n° 98, no Centro. O telefone para contato é o (34) 3612-1611.