
Santos Dumont
Corria o ano de 1969. Eu tinha apenas 15 anos. De repente, em todas as rádios, começou a tocar uma música diferente. O cantor também tinha um nome e um sotaque diferente. Seu nome artístico é Santos Dumont e a música se chama Hello Mona Lisa. O cantor fez tremendo sucesso, mas, como surgiu, desapareceu. Segundo Erasmo Carlos, que gravou outra de suas músicas, Baby, Baby, o cantor era uruguaio e abandonou a carreira para se casar com uma italiana e mudar para o país dela. Erasmo afirma que Santos Dumont era um artista competente, mas muito excêntrico.
Cantor e compositor, Santos Dumont também era um excelente pianista, segundo Erasmo, e tinha seu estilo próprio. Para Erasmo, foi uma pena ele ter abandonado tão prematuramente a carreira que se revelava promissora. Anos depois, Hello Mona Lisa ganhou regravações de Ed Lincoln, Roupa Nova, Raulzinho & Impacto 8, Supersônicos e Bebeto. A canção, composta por Santos Dumont e Paulo Imperial, foi inspirada, como não poderia deixar de ser, na pintura do renascentista Leonardo Da Vinci. Esta obra, que até hoje traz especulações de quem seria a dama que posou para Da Vinci, está exposta no Museu do Louvre, em Paris.
Naquela época eu não tinha o disco nem dinheiro pra comprar, mas um grande amigo meu comprou o compacto simples e tocava em seu toca-discos portátil. Era uma época de descobrimento e novidades – afinal eram os anos 60, uma geração que mudou o mundo –, e não poderia ser diferente no Brasil. Se você viveu esta época, ou se quiser conhecer a música e o autor, que naquela época a gente não conhecia, entre no endereço abaixo e assista a uma rara aparição do autor, já idoso, numa gravação maravilhosa com ele ao piano, numa releitura mágica de Hello Mona Lisa.
3 comentários para “Lendas da música popular brasileira”
14 de janeiro de 2019
Luis GutoRapaz! Um dos maiores mistérios da música brasileira acaba de ser desfeito! 🙂
Grande Santos Dumont! Excelente compositor, desapareceu do mapa… Mas quem é vivo sempre aparece! \o/
Abraço!
28 de março de 2020
Fatima FioriniQue legal poder ouvir novamente essa bela música! Você sabe qual a musica do outro lado do disco?
19 de dezembro de 2020
Eliane PittaEu era tão criança, mas, certas canções a gente nunca esquece. E dessa me lembro bem, assim como do rosto dele… ele era lindo – meu sonho de menina, pois sorrisos me encantam. Linda publicação. Muitas boas lembranças.