No próximo domingo, 26 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial da Educação Ambiental. Na Hapvida NotreDame Intermédica, o tema é prioritário. A companhia desenvolveu um projeto que capacita colaboradores para ações de descarte adequado de resíduos nas unidades da empresa.
Trata-se do Projeto Guardiões do Meio Ambiente. Em 2024, mais de dois mil colaboradores foram capacitados e, hoje, atuam como multiplicadores, auxiliando o fortalecimento de uma cultura pautada pelo gerenciamento inteligente e responsável.
“Essa iniciativa faz parte da Gestão Ambiental promovida pela Hapvida para contribuir com a saúde e o bem-estar da sociedade e das gerações futuras, além de disseminar a importância de preservar o planeta e levar esse conhecimento para dentro e fora dos espaços de trabalho da empresa”, afirma a coordenadora de Meio Ambiente da companhia, Mariana Belarmino.
De norte a sul do Brasil, grupos de voluntários atuam em suas unidades de forma preventiva com treinamentos, fiscalização e auditorias nas etapas de descarte de resíduos medicamentosos, infectantes, químicos e comuns (orgânicos e recicláveis) para garantir a manutenção diária dos processos e a regularidade ambiental.
Novo olhar
Em Curitiba (PR), a analista de hotelaria do Hospital Onix Mateus Leme, Israelma Costa, descreve a experiência de participar do projeto como “transformadora”. Por meio de uma capacitação realizada em junho do ano passado, ela descobriu que, com um pouco mais de conhecimento, poderia aperfeiçoar o seu ambiente de trabalho e a comunidade em que vive. “Foi um aprendizado que me trouxe muita coisa nova e mudou a minha visão de mundo. Coisas simples fazem toda a diferença no planeta”, conta.
Além de orientar os colegas, a analista passou a compartilhar os ensinamentos com os moradores do condomínio onde mora. “As pessoas me procuram para saber onde descartar corretamente os objetos. Com esse olhar diferenciado, cada um pode ajudar a mudar o mundo para melhor”, projeta.
Já Flávia Cardoso Alves, funcionária do Hospital Rio Amazonas, em Manaus (AM), concorda com a mudança que acontece a partir da educação ambiental. “Acredito que pequenas atitudes causam grandes impactos. Temos que construir um ambiente sólido para as próximas gerações”, avalia.
Mais informações
Érica Magalhães
Assessora de Imprensa
(34) 99199-9944