• Curiosidades
  • Espaço Cultural
  • Espaço cidadão
  • Esportes
  • Lazer
  • Turismo
  • Responsabilidade Social

Logo

Navegação
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiperativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Gente Exempplar
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • O fato e a foto
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Câmaras Municipais
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Espaço da Poesia
    • Meus livros
  • FLASH GUIA
  • Categorias
    • Curiosidades
    • Espaço Cultural
    • Espaço cidadão
    • Esportes
    • Lazer
    • Turismo
    • Exempplar Regional
    • Cidades
    • Política
    • Saúde
    • Tecnologia
    • Espaço Empresarial
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco

Filmes Soviéticos Década 1920

em 28 de dezembro de 2017 | Nenhum comentário
Lazer

O ENCOURAÇADO POTEMKIN

A Arte da Imagem

Guido Bilharinho

 

Antonioni afirmou que sua pretensão era escrever com a câmera (Fernando de Barros, “Michelangelo Antonioni Fala: Eu Ainda Escreverei Com a Câmera”, in revista Cláudia, 1964).

Contudo, antes dele, em O Encouraçado Potemkin (Bronenosets Potemkin, U.R.S.S., 1925), Sergei Eisenstein (1898-1948), já o fizera. E tanto e tão bem, que o filme dispensa até mesmo as legendas, bastando, não para entendimento do espectador, mas, para sua informação, que se situassem os acontecimentos – verídicos – em tempo e espaço num texto de não mais de meia página no início do filme.

Tudo o mais é e seria dispensável porque as imagens, sua combinação e sucessividade falam por si, exprimindo verdade e significado.

Não é apenas a montagem que infunde vigor, energia e tom epopeicos ao filme, dos mesmos teor e intensidade ocorrentes na Ilíada. Tudo o faz. A montagem é seleção, junção e ordenamento das imagens. Em O Encouraçado Potemkin, antes dela, existem as imagens, que falam, mais do que mostram, por si mesmas. Pela beleza resultante de sua qualidade intrínseca, enquadramento, angulação e conteúdo. Pouco ou nada adiantariam os três primeiros atributos se não refletissem, na captação técnico-estética procedida, análogas propriedades em posicionamento, direção e interpretação (expressões fisionômicas e gestuação) dos atores e figurantes.

Num filme em que tudo excede a perfeição, as tomadas e imagens encerram, isoladamente ou em seu conjunto, a máxima possibilidade estética que se lhes pode infundir e extrair. Tudo é antológico. Não há meio termo. Um poema imagético como nunca se fez e talvez nunca se fará igual. Nem em A Paixão de Joana D’Arc (La Passion de Jeanne d’Arc, França, 1928), de Carl Theodor Dreyer, filme que em tudo o mais se lhe aproxima e cuja grandeza estética e cinematográfica Jorge Luís Borges não percebeu (ver “La Fuga”, in Borges em /e/Sobre Cinema, organizado por Edgardo Cozarinsky. São Paulo, Iluminuras, 2000, p.67), e ao qual Evaldo Coutinho opõe improcedentes restrições formais (in A Imagem Autônoma. São Paulo, Editora Perspectiva, 1996, p.39).

A sucessão fática constitui o que de mais seletivo e concentrado existe, transfundindo e fundindo, num só corpo, conteúdo e forma, tema e modo.

O encadeamento sequencial dos acontecimentos percorre a ordem cronológica, mas, é de seu cerne que é feito o filme. O descontentamento e posterior revolta da marinhagem procedem-se internamente, como nebulosa que paulatinamente adquire consistência e forma, não sendo esta apenas sua exteriorização ou expressão, mas, seu próprio ser, como quer Fielding com a arte. Consolidada, a insatisfação apresenta grau superior de conhecimento da realidade, desencadeando-se face às violentas imposições superiores. Essa conscientização materializa-se em revolta, que, por sua vez, conduz a patamar mais alto de compreensão e percepção dos fatos.

A receptividade manifestada pelo povo de Odessa, onde o encouraçado revoltoso atraca, confere à circunstância dimensão que lhe transmite não apenas adição de apoiadores, mas, novos e mais amplos conteúdo e natureza.

Se o episódio da escadaria de Odessa é, em arte e não apenas em cinema, inexcedível, representando epopeia às avessas, já que derrota do povo e não vitória de um herói, o que nele se fez – e passa a existir – é nova visão da História, em que o povo, mesmo ou até por isso mesmo esmagado, converte-se de objeto em sujeito, porque não é o resultado da ação que tem validade e encerra significado, mas, a própria ação, desde que seja libertária e processada coletivamente. Nada existe mais importante do que isso: a permanente luta pela liberdade, igualdade e respeito humano. A evolução histórica, desde seus primórdios, após vencida a etapa inicial de sobrevivência e adaptação da espécie ao cosmo, não é mais do que a busca desses objetivos.

A cena final constitui abertura para o futuro e o infinito, dizendo, em imagens, que a ação daqueles marinheiros não foi em vão. Como também a ação no mesmo sentido de qualquer indivíduo ou grupos de indivíduos. Ao contrário, somando-se, conduzem e transformam a sociedade.

O Encouraçado Potemkin é síntese de fundo e forma, verdade e realidade, ação e liberdade, vontade e vitória, humanismo e arte. No mais alto grau de concepção e realização. É a beleza da imagem. Da imagem que fala e significa. Da imagem discurso, mas, antes de tudo, da imagem visão.

Se o cinema é a arte da imagem em movimento, O Encouraçado é a arte da imagem. Não é apenas o melhor filme do cinema. É cinema. O que a maioria dos filmes nega pelo menos três vezes, como são Pedro a Cristo, na intenção, na concepção e na realização.

 

(do livro Clássicos do Cinema Mudo. Uberaba,

Instituto Triangulino de Cultura, 2003)

 

______________

Guido Bilharinho é advogado atuante em Uberaba, editor da revista internacional de poesia Dimensão de 1980 a 2000 (https://revistadepoesiadimensao.blogspot.com.br) e autor de livros de literatura, cinema e história do Brasil e regional, publicando desde setembro último um livro por mês no blog https://guidobilharinho.blogspot.com.br.

 

Compartilhar:

Descrição do autor

Nenhum comentário para “Filmes Soviéticos Década 1920”

Comentar Cancelar

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mantenha-se atualizado

RSS Inscrever Likes
ADQUIRA SEU LIVRO PELO E-MAIL agilizza2@gmail.com enviamos para qualquer lugar do BrasilCLIQUE AQUI PARA VERSÃO PDF DO JORNAL

ADQUIRA SEU LIVRO PELO E-MAIL agilizza2@gmail.com enviamos para qualquer lugar do Brasil

ADQUIRA SEU LIVRO PELO E-MAIL [email protected]
enviamos para qualquer lugar do Brasil

  • Populares
  • Recentes
  • Comentários
  • Araxaense chama atenção por um poema de saudade

    12 de fevereiro de 2017 - 107 comentários
  • Poemas de João Venancio Lopes classificados para livro antológico

    22 de outubro de 2018 - 58 comentários
  • Réquiem para Camarota

    22 de março de 2017 - 22 comentários
  • Pequeno poema para princesa Polyana

    6 de janeiro de 2020 - 20 comentários
  • Histórias sobre a musica casa do sol nascente

    26 de janeiro de 2017 - 19 comentários
  • Araxá Abre as Janelas da Mineiridade

    28 de junho de 2022 - Nenhum comentário
  • Centro Julio Dário tem 100 vagas gratuitas, em vários cursos, para pessoas a partir de 18 anos

    27 de junho de 2022 - Nenhum comentário
  • PEDAÇOS DE MIM – Maria Alice Bártolo

    27 de junho de 2022 - Nenhum comentário
  • Deninho está de volta ao campeonato brasileiro de jet ski

    27 de junho de 2022 - Nenhum comentário
  • Trupe de Truões anuncia 24ª Mostra de Investigações Teatrais

    27 de junho de 2022 - Nenhum comentário
  • Policia Militar de Araxá exemplo de atitude e cidadania

    Parabéns a Associação do Amor e a Polícia Militar de Araxá ...
    10 de junho de 2022 - Kenia Cristina
  • O dia mais belo

    Magnífico! Parabéns! Gosto imenso! Um abraço com amizade.
    9 de junho de 2022 - Ana Brito
  • Policia Militar de Araxá exemplo de atitude e cidadania

    Parabéns a todos os envolvidos ação do bem em prol aos assistidos...
    9 de junho de 2022 - Evaristo
  • Policia Militar de Araxá exemplo de atitude e cidadania

    O amor sempre vence ! É essa a nossa missão levar o maior remédio...
    9 de junho de 2022 - cacilda dias
  • Policia Militar de Araxá exemplo de atitude e cidadania

    Sempre uma grande oportunidade gratificante ajudar o próximo,...
    9 de junho de 2022 - Ademir Vicente Fagundes
  • Lembranças de Araxá – Domingos e Sérgio Lima

    Mais vídeos >

Vídeos

Publicidade

Posts Populares

  • Araxaense chama atenção por um poema de saudade

    12 de fevereiro de 2017 - 107 comentários
  • Poemas de João Venancio Lopes classificados para livro antológico

    22 de outubro de 2018 - 58 comentários
  • Réquiem para Camarota

    22 de março de 2017 - 22 comentários
junho 2022
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
« maio    

Posts recentes

  • Araxá Abre as Janelas da Mineiridade

    28 de junho de 2022 - Nenhum comentário
  • Centro Julio Dário tem 100 vagas gratuitas, em vários cursos, para pessoas a partir de 18 anos

    27 de junho de 2022 - Nenhum comentário
  • PEDAÇOS DE MIM – Maria Alice Bártolo

    27 de junho de 2022 - Nenhum comentário

Facebook

  • FLASH GUIA
  • Nossa história
  • Fale conosco
CRIADO E DESENVOLVIDO POR INVENTO NOVO | TALENTOS E IDEIAS