Desenvolvimento Econômico e Erradicação da Pobreza por Meio da Agricultura
Uberaba, 13 a 15 de fevereiro de 2017
Um dos maiores desafios dos países africanos de língua portuguesa é suprir suas populações com alimentos de qualidade e a preços acessíveis. Embora dispondo de terras férteis e condições climáticas adequadas – fatores que indicam a viabilidade econômica da atividade agropecuária –, a maioria desses países não consegue implantar as políticas necessárias para a geração de um ambiente favorável ao desenvolvimento das atividades produtivas.
É nesse aspecto que se reveste de crucial importância a iniciativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Moçambique – CCIBM e inúmeras outras instituições, para a realização da I Conferência Internacional CPLP – Desenvolvimento Econômico e Erradicação da Pobreza Através da Agricultura.
O evento conta com o apoio do Governo Brasileiro, dos países afiliados à CPLP, da Fundação das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), do Governo de Minas Gerais e de entidades públicas e privadas. O evento se converterá num importante fórum internacional ao reunir autoridades, ministros de Estado, representantes do Banco Africano de Desenvolvimento, instituições humanitárias e técnicas especializadas em agricultura.
O esforço para a construção de projetos que viabilizem o financiamento de equipamentos para mecanização agrária possibilitará, também, reduzir drasticamente a importação de alimentos por parte dos países que compõem a CPLP.
De acordo com o presidente da Câmara de Comercio Brasil e Moçambique, Sinfrônio da Silva Júnior, o evento contará com a participação de 07 ministros de Agricultura da África que estarão no Brasil para conhecer técnicas, projetos e as novidades no setor. “ A expectativa é que o país possa voltar os olhos para este evento, e podermos tirar a Carta de Uberaba com propostas efetivas para o Desenvolvimento Econômico e Erradicação da Pobreza através da Agricultura, disse”.
Confiram a programação: http://www.ccibm.com.br