Rede criada pela Polícia Militar tem como objetivo a prevenção de crimes na região central de Araxá.
Em parceria com a Polícia Militar, a Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá – Acia realizou nesta quarta-feira, 28, a inauguração da Rede de Comércios Protegidos da região central. A ação da Polícia Militar reuniu cerca de 60 pessoas entre empresários, funcionários de diversos setores, o Capitão da Polícia Militar e responsável pela Rede, Reginaldo Corrêa Silva, o secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania, Élvio Bertoni, o vereador Hudson Fiuza, o presidente da Acia, Emílio Neumann, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública – Consep, Major Eurípedes Lemos, entre outras autoridades.
Emílio Neumann agradeceu a presença de todos e ressaltou o empenho da PM e dos empresários na ação que tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade. “A Acia se sente orgulhosa de ter iniciado esse movimento e ver que realmente, junto com a Polícia Militar, nós efetivamos a Rede com grande adesão dos empresários. Convocamos os que ainda não fazem parte da Rede, que continuará aberta a novos membros, a procurar a Associação para realizar o cadastro”, afirmou.
Durante o encontro foi realizada a inauguração simbólica da placa padronizada da campanha, na sede da Acia. Comércios e locais que integram a Rede também estão sinalizados com a placa. De acordo com o Capitão Reginaldo, entre os benefícios da Rede está a divulgação quase em tempo real do que acontece na região central, e a prevenção de crimes contra o patrimônio.
“Nesta fase já foi criado o grupo no aplicativo WhatsApp, mas a Rede está aberta a novos membros mediante cadastro. No grupo serão feitas postagens sobre atitudes suspeitas, dicas de segurança e só serão aceitas postagens de assuntos ligados à segurança pública. Já existem outros grupos de outras regiões da cidade, no caso deste, a área de abrangência será a central”, explicou.
Ainda segundo o Capitão, já estão cadastrados cerca de 80 estabelecimentos e haverá mensalmente reuniões com o grupo na sede da Acia. “Essas reuniões vão servir para medirmos a eficácia da Rede, e tratar de assuntos como, por exemplo, autoproteção. Além disso, a Patrulha de Prevenção Ativa (PPA) já está trabalhando na região”, afirmou.
De acordo com o Secretário Élvio Bertoni, a Prefeitura faz seu papel para aumentar a segurança na cidade. “Já estamos trabalhando na expansão de videomonitoramento, além disso, a administração municipal entende que o município não pode virar as costas para a segurança pública, e colocar a responsabilidade no Estado. O problema existe e nós temos que proteger o nosso cidadão. Assim como a PM, a Acia desde o primeiro momento se mostrou uma parceira da Prefeitura, como representante dos empresários na liderança do movimento”, ressaltou.
De acordo com a funcionária Hellem Duarte de Oliveira, integrante da Rede, a ação é uma importante ferramenta com foco na prevenção de crimes. “Nós estamos participando, pois acreditamos que essa iniciativa será muito benéfica. Se todos os funcionários das empresas aqui do Centro se organizarem e repassarem informações para a polícia, podemos ficar a frente e ajudar nesse trabalho de prevenção”, finalizou.