O mês tem fama de ser fraco para o varejo, mas não precisa ser assim
Depois da euforia das vendas de Natal e Ano Novo, o mês de janeiro costuma trazer preocupações para os comerciantes. Para muitos, o mês significa queda drástica nas vendas, mas não precisa ser assim. O início do ano também pode ser época de criar oportunidades, explorar a criatividade e gerar lucro. Para atingir essa meta é preciso definir algumas estratégias, que poderão mudar a fama histórica de janeiro, considerado um período ruim de vendas. O consultor do Sebrae, Francisco Corrêa, cita algumas dicas.
Queima de estoque: é a melhor época para se livrar dos produtos parados e renovar as mercadorias. “É bom analisar todo o estoque, identificar as peças antigas e colocá-las em promoção” explica. Por isso, o mês também é conhecido como o período de liquidações, uma boa estratégia para chamar os clientes de volta para a loja.
Vendas sazonais: janeiro também significa férias, por isso é bom aproveitar o período para oferecer produtos e serviços que atendam essa necessidade, já que muitos clientes estão viajando ou ainda irão viajar. Outra dica é fazer promoções que incluam sorteios de passeios ou itens importantes para quem pretende pegar a estrada.
Janeiro é a época tradicional para a compra de material escolar e uniformes. Uma dica é aproveitar a chance e oferecer produtos necessários para esse público e isso vale não só para as papelarias.
Venda cruzada: é a estratégia de apresentar outros itens que combinam com o produto que foi comprado. Dá para aproveitar e oferecer novas peças, durante a troca de um presente por exemplo, muito comum nesta época do ano. “Colocar estas dicas em prática poderá fazer com que janeiro não seja um mês perdido e sim de oportunidades”, comenta o consultor.
Cordialmente,
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Juliana Campos
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