As oficinas de férias Arte e Pintura, com Flávia Paiva, aconteceram nos dias 09 e 10 de janeiro, na Cafeteria Cultural Monalisa, Sabor e Arte, em Caxambu, no Parque das Águas. Para Flávia, (a experiência foi maravilhosa), pois ela pôde desenvolver técnicas de pintura e desenho em um ambiente agradável e inspirador. A primeira oficina, segundo ela, “é uma atividade prática, realizada em grupo, na qual os participantes aprendem e praticam técnicas de desenho, observando objetos reais e usando apenas dois materiais principais: lápis grafite e giz pastel seco”.

Professora Flávia com alunos participantes da oficina e seus desenhos.
Flávia Paiva é professora de Arte, com graduação e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua há vários anos na área da educação nas redes pública e privada, desenvolvendo trabalhos que exploram pintura, desenho, técnicas mistas e processos criativos contemporâneos. Ela se dedica a promover o desenvolvimento sensível e expressivo de seus alunos, valorizando a observação, a experimentação e o pensamento visual.
Para Isis Martins, mãe de Cauã Martins, 11 anos, a oficina de Observação despertou nele ainda mais vontade de participar. “Meu filho tem interesse em desenho, e uma amiga indicou a oficina. Ele já tem talento para desenho, o que facilita na melhoria da técnica desenvolvida”,comenta.
Como mãe, ela está sempre valorizando o movimento e as aptidões do filho. “É importante que as crianças desenvolvam suas habilidades e procurem conhecer diferentes áreas de saber e aprendizado. As artes fazem parte do desenvolvimento das habilidades motoras, emocionais além da criatividade, sendo um complemento para o desenvolvimento integral da criança”, conclui. Cauã, além do desenho, gosta de esportes e frequenta uma escolinha de futebol.

Camisetas em processo de técnica de estamparia Tye Dye.
Na segunda oficina, Flávia utilizou a técnica de estamparia Tye Dye, que significa “amarrar e tingir”, em uma atividade prática em que os participantes aprendem a criar estampas coloridas em tecidos, como, por exemplo, camisetas. O fato de ser professora e sua experiência em educação básica, projetos culturais, e arteterapia, oficinas e exposições fazem com que ela esteja sempre interessada nas habilidades e capacidades dos alunos em desenvolver a sua própria arte.

Participantes concentradas no desenho e na pintura.

Técnica de estamparia Tye Dye e seu resultado pelas mãos das participantes.
Para a proprietária e promotora de arte da Cafeteria Cultural Monalisa, Sabor e Arte, Maria Clara Fontoura de Siqueira, “ver tantas crianças participando, aprendendo novas técnicas e se expressando com tanta liberdade foi emocionante. Acreditamos profundamente na arte como caminho de crescimento e sensibilidade. É uma honra abrir nosso espaço para vivências tão bonitas e transformadoras”.

Professora Flávia em seu estado de observação para suas oficinas.
As oficinas são uma ótima opção de atividade cultural e lúdica durante as férias para crianças, jovens e adultos. Para mais informações, entre em contato com Flávia Paiva pelo WhatsApp: 32 98478 5293 ou pelo Instagram: @paivaflavia01.
Jornalista Antonio Trotta
Especial para o Jornal EXEMPPLAR ON LINE














Arte em meio a natureza, inspiração maior ainda! A arte inspirando crianças, que dão um novo colorido ao mundo! Lembro da Maria Clara, que desde pequena, se encantava meio a papéis, telas e tintas e sempre foi incentivada a criar. Hoje incentiva iniciativas como essa! Parabéns!
Sempre bom ver ‘arte por todos os lados. Criar e deixar a sua criança livre imaginar e realizar. “A vida tem a cor que Vc pinta”.
Muito interessante! Ensina. Desperta. Ocupa. Essa interação arte- ferias é lazer, socialização e aprendizado.
Verdade. Traz aprendizados para a vida toda. Dá vida e colorido a cada momento.
Um lugar lindo como cenário para inspirar a nova geração. Parabéns à Professora Flavia e também à Cafeteria Monalisa.
Grato. Sempre bom estar no Monalisa. Natureza em volta.
Vendo esta reportagem, acredito que seja o que as crianças necessitam. Natureza, integração, expor suas criatividades com um (a) Mestre, que tenha esta sensibilidade de ativar, despertar nosso FUTURO!!!!
Verdade. Estar ligado ao lúdico, ao natural, ao espontâneo faz a vida ser mais simples e bela.
Muito importante essa iniciativa,a arte e a cultura são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano.
Lindo esse trabalho e o apoio do Monalisa.precisamos desse incentivo.
Grato. Tudo junto e misturado. Ainda mais quando se têm crianças na arte, tudo fica mais lindo e colorido.
Excelente iniciativa num espaço de muita beleza
Certamente muita inspiração.
A arte junto às crianças deveria ser levado mais a sério, como aprendizado e mais valorizado. Tem muitas crianças com potencial, mas não tem acesso aos curso e muito menos aos materiais utilizados. Um trabalho de parceria com a comunidade, empresários e voluntários para aplicar estes eventos no mínimo uma vez por mês…às crianças teriam seu tempo aplicado em algo criativo e prazeroso. Parabéns aos organizadores deste evento.
Arte é cultura… tudo junto e misturado, despertando e enriquecendo a imaginação infantil. Parabéns aos idealizadores, parabéns a todos os envolvidos.
As oficinas de pintura e desenho é um desejo antigo. Que bom que consegui! E o melhor, em um espaço maravilhoso, que estou amando vivenciar. Além do café Monalisa, as oficinas estão acortecendo no Espaço Deodoro, um lugar que respira cultura, arte e saúde.
Parabéns !
Pintura faz parte de mim.
A vida tem a cor que a gente pinta