Entre os dias 24 e 28 de julho, o pequeno distrito de Piacatuba, localizado no coração da zona da mata mineira, mais uma vez se transformará na capital nacional da viola. Durante cinco dias, a 16ª edição do Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia deve atrair cerca de 30 mil pessoas ao distrito de Leopoldina e mais uma vez o evento apresentará, além de grandes shows e o tradicional concurso de viola, um variado roteiro gastronômico e uma programação cultural e pedagógica que inclui oficinas gratuitas para crianças e adolescentes.
Com o objetivo de perceber a memória e a história de Piacatuba através de fatos contados pelos mais antigos, a oficina Janelas da Memória: oficina audiovisual,ministrada pelo historiador Iano Almeida Oliveira, propõe um diálogo intergeracional com a juventude participante. “Nesta oficina, a imagem fotográfica será percebida como uma linguagem contemporânea passível de análise e prática, com mecanismos que estão à disposição comum, como os smartphones, câmeras compactas e as redes sociais, criando imagens sobre o lugar e, em seguida, realizando exposição física e digital do material produzido”, explica Iano.
Ministrada e idealizada por três professoras do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado: Berê Sales, Bruna Campana e Elma Nogueira, a oficina Possibilidades sonoras com o instrumento Flauta Doce é outro atrativo do programa cultural do Festival. A ideia é despertar o interesse pela música através de uma experiência lúdica com a flauta doce. “A iniciação musical não precisa ser exclusivamente através das notas. Ela pode ser experimentada de forma lúdica, na apreciação e no reconhecimento de diferentes ritmos e sons”, explica Elma Nogueira. “Desta forma, o objetivo é apresentar a flauta doce como um instrumento de musicalização, de desenvolvimento da percepção auditiva, da imaginação, da coordenação motora, da memorização e de inúmeras possibilidades de ritmos e de sons que o instrumento oferece”, completa Bruna Campana.
A oficina do Corpo-Academia Fitness, ministrada pelo professor de educação física Juan Sales, promete muita diversão entre crianças e adolescentes. Com o objetivo de desenvolver habilidades físicas e motoras, socialização e o desenvolvimento cognitivo, motor e social, a oficina vai promover também o lúdico e atividades mais radicais, como parede de escalada e slackline.
Cozinhar com as crianças é sempre uma delícia! Através de receitas simples e práticas, as oficinas Que Quitutes, com Ana Paula Mendonça; e Brincando deComidinha, com Marília Braga, são ótimas opções para descobertas culinárias e permitem aos pequenos desenvolver experiências sensoriais muito ricas, à medida que experimentam texturas, apreciam aromas e desfrutam sabores variados. Além de tudo isso, nada melhor que tomar gosto por um cardápio saudável e variado que botando a mão na massa!
Com foco nas adolescentes, a oficina de Automaquiagem, com Marina Possani, é a chance de descobrir os segredinhos de um look incrível, usando os seus próprios produtos e habilidades. Nesse encontro, elas irão aprender desde o básico da maquiagem até dicas mais elaboradas como: quais as cores que combinam, os pincéis e seus efeitos e muitos outros truques para realçar os pontos fortes da beleza. Aos que desejam despertar o autoconhecimento e a sintonia entre mente e corpo, a Oficina Prática de Yoga é a oportunidade de experimentar essa prática milenar. Ministrada por Daniele Furlani, a yoga busca o equilíbrio corpo-mente através de posturas, exercícios respiratórios e meditação. A oficina é aberta a todas as idades e será ministrada no Casarão do Bronze ( levar uma canga ou tapete).
Produzido por Maria Lúcia Braga, o Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia é patrocinado pela Energisa e pelo Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e tem apoios da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Unimed, Sol e Neve, Academia Top Fit, Molé Fotografia e Prefeitura Municipal de Leopoldina.
Programação: Oficinas e cursos
24 de Julho – Quarta-Feira
Janelas da Memória: oficina audiovisual
Iano Almeida de Oliveira
Público alvo: estudantes adolescentes (14 a 17 anos)
Horário: 13 horas
Local: E.E. Pompilio Guimarães
Que Quitutes!!!
Ana Paula Pereira de Araujo Mendonça
Público alvo: adolescentes
Horário: 14 horas
Local: E.E. Pompílio Guimarães
25 de Julho – Quinta-Feira
Possibilidades sonoras com o instrumento Flauta Doce
Equipe do Conservatório de Música Lia Salgado
Público alvo: a partir de 7 anos (trazer uma garrafa pet de 200 mg)
Horário: 9 horas
Local: E.E. Pompilio Guimarães
Janelas da Memória: oficina audiovisual
Iano Almeida de Oliveira
Público alvo: estudantes adolescentes
Horário: 13 horas
Local: E.E. Pompilio Guimarães
Que Quitutes!!
Ana Paula Pereira de Araujo Mendonça
Público alvo : adolescentes
Horário: 14 horas
Local: E.E. Pompílio Guimarães
26 de Julho – Sexta-Feira
Possibilidades sonoras com o instrumento Flauta Doce
Equipe do Conservatório de Música Lia Salgado
Público alvo: a partir de 7 anos (trazer uma garrafa pet de 200 mg)
Horário: 9 horas
Local: E.E. Pompilio Guimarães
Workshop de automaquiagem “Divino Maque”
Marina Possani
Público alvo: adolescentes da E.E. Pompilio Guimarães
Horário: 14 horas
Local: E.E. Pompilio Guimarães
Ana Paula Pereira de Araujo Mendonça
Público alvo : adolescentes
Horário: 14 horas
Local: E.E. Pompílio Guimarães
27 de Julho – Sábado
Exposição da oficina Janelas da Memória
Dos jovens da escola ministrada por Iano Almeida de Oliveira
Oficina do Corpo- Academia Fitness
Juan Sales
Público alvo: crianças e adolescentes
Horário: 10 horas
Local: Praça Santa Cruz
Brincando de comidinha
Marília Braga
Público alvo: crianças até 6 anos
Horário: 11 horas
Local: Espaço do Bronze, Rua das Pedras, 41
Oficina prática de Yoga
Daniele Furlani
Público: livre
Horário: 10h às 11:30h
Local: Casarão do Bronze ( Leve uma canga ou tapete)
Objetivos: A prática de yoga busca o equilíbrio corpo-mente através de posturas, exercícios respiratórios e meditação.
PS: Em anexo, segue foto de divulgação da exposição realizada na Oficina de Fotografias, ministrada pelo historiador Iano Almeida de Oliveira, na 15a edição do Festival de Piacatuba, em 2018
Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Festival
Fernanda Espíndola- 32- 9929-4660
[email protected]