No ultimo domingo,dia 15, o cartunista e chargista caratinguense Élcio Danilo Russo Amorim, o EDRA, foi um dos 35 agraciados do “Troféu HQMIX”, considerado o Oscar do Quadrinho no Brasil, em sua 31ª edição. A premiação aconteceu, às 17h, na Comedoria do SESC Pompeia, em São Paulo.
Criado em 1988 pela dupla Jal e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta, o Troféu HQMIX foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman que, desde a 1ª edição apresenta a cerimônia de premiação.
A cada ano, o troféu homenageia autores brasileiros com esculturas de seus personagens. Em 2018, por ser a 30ª edição, dois autores foram homenageados em uma única escultura – Maurício de Sousa e Ziraldo. Neste ano, os premiados receberão a estatueta do personagem “Nhô Quim”, de “Angelo Agostini”, publicado em 30 de janeiro de 1869, na revista semanal “Vida Fluminense”, marcando os 150 anos da primeira publicação de quadrinhos brasileiros.
Os agraciados com o prêmio, o maior do segmento da América Latina, foram escolhidos por indicações de jurados especializados e um júri nacional de mais de dois mil profissionais da área de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG). Neste ano foram mais de 1.200 inscrições para as 35 categorias de premiação.
Edra foi escolhido para receber o prêmio na categoria “Homenagem”, pelo livro “Ziraldo 85 – Ao Mestre Com Carinho”, que trata da vida e obra de Ziraldo, ricamente ilustrado, contando com a participação de 85 cartunistas, entre os quais Maurício de Souza, em caricaturas do homenageado.
Publicado pela Editora Melhoramentos, o livro foi lançado durante a 19ª Bienal do Livro, realizada no Rio de Janeiro e encerrada no dia 08 deste mês, quando EDRA tomou conhecimento da premiação. A obra já foi lançada em Belém (PA), Belo Horizonte, Sete Lagoas, Ubá, Piracicaba(SP) e Caratinga e já está confirmada para a ARAXAHQ2019 que acontecerá na cidade de Araxá entre os dias 19 e 22 de dezembro no Hotel Dona Beja. Onde além da exposição, EDRA estará lançando seu livro e promovendo oficinas.
Na segunda-feira, 16, o livro foi lançado em São Paulo, na abertura da exposição “Ziraldo – Ao Mestre Com Carinho” que se encerrará em 31 de outubro, no espaço cultural da “Casa Melhoramentos”, localizado na Rua Tito, 479, Vila Romana.
Nessa matéria o talentoso cartunista relata um pouco da trajetória que deu origem à esse trabalho que vem sensibilizando o público por onde passa.
“O início da história dessa homenagem tem como pano de fundo e cenário a cidade mineira de Caratinga, terra onde nasceu o homenageado do livro, Ziraldo Alves Pinto. Cidade que por coincindência eu também nasci. Um atrevimento, muita audácia mesmo querer ser cartunista justamente onde nasceu um conterraneo tão brilhante…rssss.
Mas consegui traçar o meu próprio caminho e estou aqui. Sobrevivi!
Ziraldo é um ícone da literatura brasileira, artista multimídia, uma referência para a maioria absoluta dos artistas do humor gráfico, quase uma unanimidade, e esse fenômeno vem atravessando décadas e encantando várias gerações, justamente pela sua produção profícua, que teve o início de sua projeção nacional com os seus cartuns na Revista O Cruzeiro, com a criação da revistinha A Turma do Pererê, primeira revista em quadrinhos genuinamente brasileira, feita por um só autor. E depois foi emplacando sucesso por onde se aventurou atuar, com sua charges políticas no Jornal do Brasil, na resistência com o jornal O Pasquim, personagens emblemáticos como Jeremias, o bom; The Super Mãe; O Mineirinho Comiquieto. Estreou na literatura infantil com o Flicts e depois o fenômeno de sucesso e venda com o Menino Maluquinho. E como conterraneo e colega de profissão, nada mais natural de tê-lo como grande ídolo! E nessa condição, sempre me incomodava a condição de Caratinga nunca ter feito uma homenagem à altura do filho ilustre.
Em 1998 realizei o primeiro Salão Internacional de Humor em Caratinga, que atingiu em 2019 a marca de 15 edições, com participação de 49 países, um número maior que o de Piracicaba que simplesmente é o mais antigo e considerado o melhor do mundo. Para os premiados intituí o Troféu Pererê. Foi a primeira homenagem, de fato, prestada para ele. Depois idealizei e Fundei a Gibiteca Turma do Pererê e a Casa Ziraldo de Cultura, espaço destinado para realizações de exposições, lançamentos.
Em 2003 a prefeitura inaugurou o Monumento do Menino Maluquinho, que fica a margem da Rio/Bahia, a BR 116, uma das mais importantes do país e que passa dentro da nossa cidade. è realmente uma grande homenagem e de muita visibilidade.
Ano passado o destino me coroou e fui abençoado por Deus com a oportunidade de poder realizar um grande sonho, de prestar mais uma homenagem ao Ziraldo pela passagem dos seus 85 anos. Mas desta vez foi uma homenagem que considero mais consistente do que uma edificação que abriga um espaço cultural e ou até mesmo um monumento. Pois a homenagem é em forma de livro. O livro que Ziraldo tanta exalta e sempre preocupou com a sua devida valorização, quando lançou a célebre frase.: “Ler é mais importante do que estudar”.
E nessa benção, Deus, colocou no meu caminho amigos como o cartunista e jornalista Jal, que me apresentou um anjo chamado Leila Bortolazzi, que por sua vez, comprou a ideia da edição do livro e abriu as portas da Editora Melhoramentos, a segunda casa do Ziraldo, para que eu pudesse realizar esse grande sonho e lançar o livro Ziraldo 85 – Ao Mestre Com Carinho , nos traços de 85 talentosos cartunistas. Uma homenagem dentro do universo que sempre atuou o homenageado, dando a possibilidade aos cartunistas participantes de, através das caricaturas, prestar sua homenagem e poder manifestar, cada um com o seu talento e estilo, manifestar a admiração e carinho ao grande mestre. Tem participação de cartunistas de quase todas federações do Brasil que atuam com destaque em seus estados tem participações especiais como a de Maurício de Souza e texto do amigo Jô Soares.
Nas suas 192 páginas, o livro intercala entre uma caricatura e outra, páginas que trazem a vida e obra de Ziraldo, ricamente ilustrada.