Neste ano evento passou por escolas, contou com novo local e fomentou o público do Sul de Minas
Em formato diferente e com uma nova proposta, o Festival Nacional de Cinema de Poços de Caldas, o Festcine, deste ano durou seis dias e reuniu pelo menos mil pessoas em diferentes exibições de filme, rodas de conversa e oficinas sobre o universo do audiovisual. E a organização já anuncia a sexta edição para o próximo ano, que ocorrerá também em novembro.
Idealizado por Bruno Benetti e realizado pela Alterea e pelo Instituto Benetti, o evento deste ano teve a abertura no Hotel Floresta e contou com, além da mostra de filmes, apresentação da orquestra Quinteto Gravy Bass, cosplay de personagens do cinema para o receptivo do público e um luau.
“Neste ano pensamos em várias coisas diferentes, começando a partir do local onde foi realizado, os convidados e o formato do evento, que se estendeu para escolas, diferentes espaços e público e conseguiu promover uma formação maior em audiovisual, bem como um concurso estudantil e uma participação efetiva da comunidade. A ideia é que continuemos buscando esse diálogo entre o público e o encontro”, destacou Bruno Benetti.
A grade do encontro foi ampliada e o encontro neste ano conta com palestras, mostras competitivas, premiações, apresentações musicais, além de uma das principais novidades: um festival estudantil com filmes de até cinco minutos, feitos com tecnologia móvel. Esse ano foram inscritos cerca de 500 filmes para a mostra competitiva e de documentários.
Ainda conforme o organizador, um dos principais pontos do Festcine neste ano foi fortalecer o networking no mercado audiovisual no Sul de Minas. “O evento tem crescido a cada ano e notamos que nossa região é um núcleo potencial de formação e produção audiovisual, então valorizamos os profissionais locais, bem como os de fora e fizemos um evento bem plural e diverso”, destacou Benetti.
Sobre o Festcine
O Festcine ocorre em Poços de Caldas desde 2015 e é realizado pelo Instituto Benetti e pela Alterea Filmes, com patrocínio do DME através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e a Secretaria de Turismo de Poços de Caldas e Governo de Minas Gerais. O evento tem apoio da Cristais Cá d’Oro e Won Marketing Inteligence.
Já passaram pelo festival cineastas de diferentes cidades de todo o país e importantes ícones do audiovisual brasileiro.
Serviço – Mais sobre o Festcine pode ser visto no site www.festcine.com.br.
Jéssica Balbino – jessicabalbino.com.br