Com a canção “Viola de Aroeira”, de Luiz Carlos da Silva Lima, os intérpretes Bruno e Felipe, de Uberlândia (MG), venceram a etapa nacional da 16ª edição do Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia, que foi disputada no último dia 26 de julho, no distrito de Piacatuba. Cícero Gonçalves, com a canção “Francisco”, levou para São Paulo a segunda colocação nacional e Francisco de Assis Costa, de Viçosa, garantiu a terceira posição com a música “No Lugar que tem um violeiro” e também o troféu de Melhor Violeiro.
Na etapa regional, Anderson Guimarães, de Juiz de Fora, foi o vencedor com “Chão de Barcarola”. A canção “A Matéria Humana” deu a Tobias Jacobi, de São João Del Rei, a segunda posição e Marcos Alves, de Cataguases, ficou em terceiro lugar cantando “O Beija-flor e a Flor de Jambo”. Victor Hugo Silveira ganhou o troféu de Melhor Violeiro. A 16a edição do Festival de Viola de Piacatuba distribuiu R$ 29 mil em premiações.
Hoje, quem abre a noite de shows é a banda Rodrigo D´Sá & Os Serafins. O quinteto leopoldinense divide o palco com o carioca Jefferson Gonçalves, uma das principais referências dentro da gaita no Brasil e no mundo, prometendo um show envolvendo canções, temas instrumentais, cordéis e declamações poéticas. Em seguida, para fechar a programação musical de 2019, o escalado é o premiadíssimo Miltinho Edilberto, considerado pela crítica um dos violeiros mais completos do Brasil e já teve composições gravadas por grandes artistas como Maria Gadu, Maria Bethânia, Sergio Reis, entre outros.
Produzido e coordenado por Maria Lúcia Braga, o Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia é patrocinado pela Energisa e Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com apoios da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Unimed, Sol & Neve, Academia Top Fit, Molé Fotografia e Prefeitura Municipal de Leopoldina.
Programação
Dia 27- sábado
Rodrigo D’Sá & Os Serafins
Jefferson Gonçalves
Miltinho Edilberto
Fotos: Iano Oliveira/ Divulgação
Foto 1: Bruno e Felipe recebem o troféu das mãos de Eduardo Alves Mantovani, diretor presidente da Energisa Minas Gerais
Fotos 2: Anderson Guimarães recebe o troféu das mãos de Eduardo Alves Mantovani, diretor presidente da Energisa Minas Gerais
Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Festival
Fernanda Espíndola