Imagem:Crédito: Reprodução/ Redes Sociais
As comemorações do Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo, celebradas em 27 de março, movimentarão a cena cultural de Uberlândia-MG. O Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia-MG, que atua há 30 anos, realizará várias atividades. Duas delas estarão voltadas para a dança: na terça-feira, 25 de março, acontece a Roda de Danças Circulares Sagradas, e nos dias 28 e 29 do mesmo mês, será realizada a oficina Dança Enquanto Descoberta do Corpo, com Bernardo Gondim.
As atividades são gratuitas e serão realizadas na sede da Escola Livre do Grupontapé (Rua Tupaciguara, 471). A Roda de Danças Circulares é aberta e para a Oficina Dança Enquanto Descoberta do Corpo é necessário realizar a inscrição, por meio de formulário disponível no perfil @grupontapé no Instagram.
Segundo a co-fundadora do grupo, Katia Lou, a intenção é envolver o público com a cultura local e ao mesmo tempo convidá-lo para uma experiência de movimento coletivo que fortalece a união e a presença no momento.
As danças circulares fazem parte de diversas culturas ao redor do mundo e são uma forma de integração entre as pessoas. Os passos são simples e qualquer pessoa pode participar, sem necessidade de experiência anterior. O objetivo é criar um espaço de harmonia, onde o ritmo e o canto ajudam a despertar o equilíbrio entre corpo e mente.
A experiência é conduzida pela focalizadora Katia Lou, atriz, professora e diretora de teatro, além de co-fundadora do Grupontapé de Teatro. Licenciada em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Lou também é pós-graduada em Psicologia Positiva. À frente do Núcleo Artístico do Grupontapé, atua como focalizadora em Danças Circulares Sagradas e Guardiã do Conselho das 13 Luas, dedicando-se ao estudo do feminino, do autoconhecimento e das conexões entre arte e espiritualidade.
A atividade é oferecida gratuitamente pelo grupo. A roda de dança acontece na Escola Livre do Grupontapé, na rua Tupaciguara, nº 471, às 19h30.
Já a oficina Dança Enquanto Descoberta do Corpo, com Bernardo Gondim é direcionada para pessoas a partir dos 16 anos. A atividade, nos dias 28, de 19h às 22h e 29 de março, de 09h às 12h e 14h às 19h na Escola Livre do Grupontapé, propõe um mergulho no corpo, explorando equilíbrio, ritmo, peso e força através de jogos e exercícios.
A ideia é despertar novas formas de se movimentar e se expressar, além de incentivar a criação coletiva. No final, os participantes farão uma pequena apresentação.
Crédito: Flávio Charchar
Bernardo Gondim é bailarino, músico e compositor. Formado pela Uai Q Dança Cia, cursa Dança na UFMG desde 2019. Sua trajetória transita entre dança, música e teatro, com experiências em criação coreográfica, dramaturgia corporal e percussão. Atuou com diversos artistas em Uberlândia e Belo Horizonte, integrando a Cia Clara de Teatro e a No Ar Cia de Dança. Atualmente, circula com seu solo Aptá, dirigido por Anamaria Fernandes. O profissional também atua como professor de dança, produtor e gestor cultural.
“O Grupontapé convida a todos para celebrar essa data especial por meio da dança, fortalecendo o teatro como um espaço de encontros, trocas e novas descobertas”, convoca Katia Lou.
A Roda de Danças Circulares e a Oficina Dança Enquanto Descoberta do Corpo, são atividades do projeto Manutenção do Grupontapé, que contou com o incentivo da Start Química por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, possibilitando ao Grupontapé compartilhar atividades gratuitas com o público da cidade.
Outras atividades
No dia 26 de março, às 19h30 , a Escola de Teatro Ernane Fernandez, em parceria com a Escola Livre do Grupontapé, apresenta “Meu Amigo Pedro”, na sede do Grupontapé. Os ingressos estão disponíveis via Sympla.
Já no dia 27, das 8h30 às 10h30, acontece a “Oficina de Brincadeiras” no mesmo local. Com entrada franca e 20 vagas, as inscrições são feitas por link, também disponível no perfil @grupontapé no Instagram, celebrando a circulação cultural pela região.
Sobre o Grupontapé
Com 30 anos de trajetória, o Grupontapé de Teatro é uma referência no teatro brasileiro. Fundado em Uberlândia, o grupo se destaca pela inovação artística e pela valorização da cultura local, sempre buscando democratizar o acesso à arte. Suas produções e projetos sociais reafirmam o papel transformador do teatro, tornando-o um instrumento de reflexão e mudança.
Serviço
O quê: Roda de Danças Circulares e Oficina Dança Enquanto Descoberta do Corpo
Quando: 25, 28 e 29 de março
Onde: Escola Livre do Grupontapé – Rua Tupaciguara, 471 – Bairro Aparecida
Inscrição Dança Enquanto Descoberta Do Corpo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBNK1mPaYcn3By-3u50E7jsB-DifkSDNc5iB5APIBWheMVCg/viewform?usp=header
Mais informações
Érica Magalhães
Assessora de Imprensa
(34) 99199-9944