SINDIJORI
Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais
Filiado a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais-Fiemg
REDE SINDIJORI DE COMUNICAÇÃO
CRISE – FREIO OU ACELERADOR ?
“Seu balanço é azul ou vermelho?”
* Gilclér Regina
A recessão voltou a ser tema das conversas e das manchetes dos jornais, principalmente em razão da deslavada corrupção que assombrou o país e continua assombrando.
Mas quero aqui fazer uma reflexão sobre esse assunto: Enquanto alguns pisam no acelerador a maioria pisa no freio.
Como consequência disso o mercado fica maior para os que acreditam em resultados mesmo em tempos difíceis.
A grande pergunta é: O que fazer? Como as empresas devem se comportar? Como enfrentar a crise?
Outro dia recebi de um grande amigo um depoimento de alguém que dizia que neste momento os palestrantes é que estão faturando com a crise… Essa pessoa se engana, aqui nós não vendemos crise, nós compramos.
Nós trabalhamos o desenvolvimento constante, trabalhamos uma vacina que tenha como finalidade o antídoto ao pessimismo das pessoas.
A única saída neste momento é aprimorar serviços e conquistar cada cliente. Vivemos um modelo de mundo onde cada vez mais os produtos e serviços se parecem em tecnologia, aparência e preços.
O Frei Leonardo Boff disse que a crise representa purificação e oportunidade de crescimento. As marcas e produtos são quase iguais… a fidelidade do consumidor é que passa a ser cada vez mais frágil.
O que fará ele optar pelo produto A ao invés do produto B? Sem dúvida, o melhor serviço agregado ao produto fará toda diferença.
E isso envolve prospecção, atendimento, distribuição, entrega, assistência técnica, pós venda, rapidez e controle de qualidade.
O cientista Albert Einstein disse que em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento. A crise de hoje pode ser a piada de amanhã.
Definitivamente não basta ter apenas conhecimento… é preciso ter atitude. Definitivamente não basta o melhor produto… é preciso ter o melhor serviço.
Infelizmente em momentos como este que estamos vivendo, a norma tem sido exatamente oposta… corta-se gastos e tudo aquilo que poderia satisfazer e encantar o cliente, matando o diferencial do negócio. E matam inclusive a oportunidade de melhor preparar a equipe.
E os clientes naturalmente não reclamam, pelo menos a maioria, algo em torno de 96%… sim, eles não reclamam, apenas trocam de marca, de loja, de fornecedor…
Não dá para adiar, a hora é agora… o caminho é cativar os clientes que já temos e repensar o negócio, repensar se estamos proporcionando verdadeiros momentos mágicos ou trágicos na vida da empresa.
Sua escolha determinará a cor do seu balanço: azul ou vermelho, isto é, aquela continha chamada lucro ou prejuízo.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
• Gilclér Regina é Escritor e Palestrante Profissional
Uma pessoa simples que se transformou num dos mais reconhecidos Conferencistas do país, com atuações também no exterior.