Maria Clara Ramos, diretora executiva de Transformação, Estratégia e Marketing da Allianz Seguros.cred_Marcos Mesquita (2)
O período em que ocorrem os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é sempre um momento em que fica mais claro para o público geral como o esporte é uma força de mudança na vida das pessoas. Seja através da transmissão das competições ou das matérias jornalísticas sobre a história dos esportistas, a comoção do telespectador faz com que ele se engaje mais com os atletas que competem pelo Brasil, podendo até se sentir incentivado a trazer atividade física para a rotina diária.
Os benefícios desse movimento serão sentidos logo no início, mas há muitos estudos que comprovam melhorias relacionadas à prática esportiva a longo prazo, não apenas para competidores, mas também para amadores: mais disposição, resistência e fôlego. Ela também é importante para desenvolver disciplina e ajudar na criação de uma estrutura de equilíbrio emocional, características que estão diretamente ligadas ao bem-estar.
E o que as marcas têm a ver com isso? Tudo! Vivemos um momento em que não basta ter um bom produto, cada vez mais, é preciso também cativar o consumidor para ganhar sua confiança e encantamento. Por meio da identificação de valores entre o público e uma empresa, o laço entre os dois fica mais forte. Para a marca, isso significa a criação de uma comunidade engajada, que vê valor em seu negócio, uma grande força direcionadora na aquisição de bens e serviços.
O marketing esportivo, tendo como grande característica o patrocínio a atletas e competições, é uma estratégia relevante para demonstrar ao consumidor que a empresa apoia os mesmos valores que são promovidos durante a prática de um esporte, como a inclusão, o respeito, a busca pela excelência e a quebra de barreiras. Em grandes eventos, a relação ganha grandes proporções, ao passo que alcança um público ainda maior.
Fortalecer o conhecimento da marca Allianz por meio do esporte tem uma grande importância exatamente por esses dois motivos: estreitar o relacionamento com o cliente e aumentar o alcance de novos consumidores, que são potenciais novos clientes. Por outro lado, a empresa também incentiva a sociedade a adotar boas práticas esportivas, compartilhando esses valores com o público e fomentando o crescimento da carreira dos atletas através do patrocínio. Com maior visibilidade, há um grande fortalecimento da atividade dentro do país e fora dele. É uma relação de troca.
Esta associação é extremamente benéfica à sociedade. Ao adotar uma rotina de exercícios, o praticante percebe que seu corpo tem capacidade para ir muito além do que considerava antes, seja alcançando mais quilômetros de forma mais rápida, aguentando um peso muito maior ou chegando a uma altura que não conseguia antes. A dinâmica é muito importante para a criação de autoestima, disciplina e equilíbrio emocional, que servem não apenas para o momento do esporte, mas para todas as ocasiões da vida.
Maria Clara Ramos é diretora executiva de Transformação, Estratégia e Marketing da Allianz Seguros.
Sobre a Allianz Seguros
No Brasil há mais de 115 anos, a Allianz Seguros atua em ramos elementares e está presente em todo o território nacional, por meio de 56 filiais, além de 50 assessorias e mais de 30 mil corretores de seguros em todo o país.
Tendo como premissa desenvolver ações de longo prazo, tanto nos seus negócios como no campo social, há 30 anos um grupo de funcionários criou a ABA – Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz. Nesse período, mais de 10 mil crianças e adolescentes da Comunidade Santa Rita (zona Leste de São Paulo) foram atendidos pela ABA, por meio de atividades complementares à educação formal, como artes, esportes e inclusão digital.
A seguradora nomeia o Allianz Parque, a arena multiuso mais moderna do país. Desde sua inauguração, em novembro de 2014, já recebeu mais de 11 milhões de pessoas.
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