
O jovem enxadrista araxaense Edgard Nascimento de Souza Suzuki, de apenas 16 anos, esteve presente no Sampa Chess 2026, um dos maiores torneios de xadrez do Brasil, realizado entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, na Mega Loja das Casas Bahia, em São Paulo.
Representando a Academia Araxaense de Xadrez, Edgard, que possui o título de Mestre Nacional (MN), competiu em um torneio que reuniu 198 jogadores, incluindo enxadristas brasileiros e atletas de diversos países.
O campeonato foi disputado em 9 rodadas, com ritmo clássico de 90 minutos por jogador, mais 30 segundos de acréscimo por lance. Ao final da competição, Edgard somou 5,5 pontos, repetindo a pontuação do ano anterior, porém em uma rodada a menos, o que evidencia sua evolução técnica.
Entre os principais resultados do jovem atleta estão dois empates expressivos: na 1ª rodada, contra um Mestre FIDE (MF) da Venezuela; na última rodada, contra uma Grande Mestre Feminina (WGM) de Cuba. Além disso, Edgard conquistou o título

de Campeão na categoria Sub-16, reforçando seu desempenho entre os melhores da sua faixa etária. Vale ressaltar que no dia anterior Edgard foi campeão do Torneio de Duplas na modalidade rápido do Sampa Chess fazendo dupla com a mineira de Juiz de Fora Mestre Nacional Feminino Luiza Yuna Yoon.
A progressão do enxadrista também se reflete na classificação geral. Em 2025, Edgard terminou o torneio na 68ª colocação, enquanto em 2026 alcançou a 38ª posição, demonstrando clara evolução competitiva.
A participação de Edgard no Sampa Chess 2026 consolida o trabalho desenvolvido pela Academia Araxaense de Xadrez, outros treinadores, o apoio da família e principalmente os esforços do jovem atleta, resultando crescimento e destaque em competições no cenário nacional e internacional.













