COLUNA MG Rede de Notícias do Sindijori MG
Cemig apoia registro da história e cultura
O patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ajudou a viabilizar o resgate da história e da cultura de comunidades quilombolas pelo projeto Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória. No próximo sábado, 25 de março, de manhã, acontece em Berilo (foto), no território do Alto Jequitinhonha, o seminário “Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Cultura, Articulação e Empoderamento”, com a presença de representantes das comunidades, patrocinadores e autoridades, além da participação do Grupo Caboclo Surubim, de Chapada do Norte (MG). (Diário do Mucuri)
Sucessão estadual já em fase de “testes”
Diante do descrédito junto à população, as principais forças políticas de Minas se articulam para esboçar o desenho do quadro eleitoral de 2018. Os possíveis nomes que concorrerão à cadeira principal do governo de Minas já estão sendo lançados nas rodas influentes. É uma espécie de “teste”, ainda incipiente, junto aos formadores de opinião. Porém, já se sabe que pelo menos três grupos distintos estão se reunindo com frequência para avaliar as alternativas: os grupos são encabeçados pelo governador Fernando Pimentel (PT), pelo senador Aécio Neves (PSDB) e pelo ex-vice-governador Dinis Pinheiro (PP). É cedo ainda para fazer um prognóstico mais preciso, mas de um desses grupos vai sair o novo governador do Estado. (Folha da Manhã)
Projetos são aprovados pelos vereadores
Categorias interessadas na pauta de votações da reunião realizada terça-feira, 21, na Câmara, prestigiaram os trabalhos e viram os vereadores aprovarem importantes textos. Um deles foi o Projeto de Lei que “autoriza o SAAE – Serviço Autônomo de Água, Esgoto e saneamento urbano de Sete Lagoas, a reconhecer dívida e celebrar acordo de parcelamento de débito com a Cemig”. O texto de autoria do Executivo foi aprovado por unanimidade e em primeiro turno. A dívida do SAAE ultrapassa os $ 16 milhões e com o parcelamento aprovado o débito será equacionado em 100 vezes com juros de 1%. (Boca do Povo)
Ouro Branco ganha duas academias
A Prefeitura Municipal de Ouro Branco se reuniu com as comunidades de Cristais e Olaria na manhã de sábado, para as inaugurações de Academias ao Ar Livre. Os equipamentos foram destinados às comunidades por meio da indicação do deputado estadual Glaycon Franco. O evento contou com a presença dos moradores das duas comunidades, prefeito Hélio Campos, vice-prefeito Celso Vaz, deputado estadual Glaycon Franco, secretário de obras e gestão urbana Leonardo de Jesus Ferrari, secretária de governo e comunicação Branca de Castilha, secretária de educação Kátia Stelamares Gomes, chefe de gabinete Edilson Nascimento, equipe de governo, bem como do vereador líder do governo na Câmara Roberto Rodrigues e vereador Reinaldo Nolasco da Silva. (Correio de Minas)
Atividades marcam o Dia Mundial da Água
Mais de 200 alunos de escolas municipais e estaduais de Uberlândia participaram de atividades em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira, 22. As ações foram promovidas no Parque Municipal Victório Siquierolli pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, em parceria com o Departamento Municipal de Água a Esgoto (Dmae). O objetivo foi despertar a conscientização quanto ao uso adequado e aos cuidados necessários em relação aos recursos hídricos. (Gazeta de Uberlândia)
Manifestantes realizaram ato contra Temer
Um grupo de manifestantes realizou nova onda de protestos contra o presidente Michel Temer e a Reforma da Previdência proposta pelo atual governo. Representantes de diversas categorias fizeram um protesto na segunda e terça-feira, na Praça Tiradentes, Centro de Teófilo Otoni como parte da mobilização nacional contra as reformas da Previdência e trabalhista, propostas pelo atual governo. Dezenas de pessoas ocuparam a praça, com cartazes e faixas. Bancários, professores, profissionais da área de saúde, representantes de movimentos sociais e levantes também participaram do ato conduzido pelo SindUTE. (Diário de Teófilo Otoni)
Apae/SL corre o risco de fechar
A Apae de Sete Lagoas é uma referência em Minas Gerais e recebe recursos da Prefeitura por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O Governo do Estado também apoia com modestos recursos mas o problema é que a conta não fecha. O presidente da Apae, José Luiz Thomé recorda que a penúria financeira da associação se arrasta há anos. Hoje a instituição tem um déficit mensal de R$ 15 mil e uma dívida acumulada de R$ 208 mil. Os débitos incluem despesas correntes como contas de água, luz, combustível e com fornecedores diversos e também folha de pagamento. (Sete Dias)
Venda de veículos registra queda de 27%
Os dados do primeiro bimestre de 2017 confirmam um novo declínio nos emplacamentos na cidade, de acordo com os dados disponíveis pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Minas Gerais (Sincodiv-MG). No entanto, fevereiro tem números superiores a janeiro em Divinópolis. Os números revelam declínio de 27% no primeiro bimestre quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Foram licenciados nos dois primeiros meses 385 unidades em Divinópolis. No primeiro bimestre de 2016, a soma foi 529. Em fevereiro deste ano, foram licenciadas 198 unidades e, em janeiro, o número foi menor: 187, de acordo com os dados do Sincodiv. (Jornal Agora)