COLUNA MG – Rede de Notícias do Sindijori MG – 27MAR
Câmara de Montes Claros quer zona rural com 100% de celular
A Câmara Municipal se mobiliza para dotar a zona rural de Montes Claros de cem por cento de telefonia móvel, fundamental para a população, em todos os sentidos, de forma especial para a segurança pública. A reivindicação está sendo feita ao governo do Estado, que lançou na gestão passada, a segunda versão do Programa Minas Comunica, que beneficiou parte do município. O pedido também está sendo direcionado à Anatel. Há possibilidade de se realizar audiência pública, com a participação de autoridades do setor, com o objetivo de acelerar o benefício, que atenderá a centenas de pessoas que moram nos distritos e comunidades e não têm como se comu nicar com a sede. (Jornal de Notícias)
Câmara de Vereadores vira alvo de manifestação
Aproximadamente 100 pessoas participaram, domingo, de manifestação contra a corrupção em Uberaba. A continuidade das investigações da Operação Laja Jato e o fim do foro privilegiado para político eram as pautas principais da mobilização convocada via redes sociais, mas o grupo também carregava cartazes cobrando a redução dos privilégios aos vereadores. Durante o ato, os manifestantes, inclusive, fizeram um abaixo-assinado para reivindicar a implantação do projeto Vereador Solidário, que prevê utilizar parte da verba da Câmara Municipal para financiar políticas públicas de segurança no município. (Jornal da Manhã)
Urucaia e de Mirabela buscam ajuda
O chefe de Gabinete da Presidência do Sistema Fiemg, Antônio Marum, recebeu a visita dos prefeitos das cidades de Urucuia e de Mirabela, no Norte de Minas, e comitiva, para discutir o desenvolvimento econômico da região. O prefeito de Urucuia, Rutilio Eugênio Cavalcanti Filho, ressaltou que a cidade tem condições adequadas para aumentar a produção de batata doce e industrializá-la, a exemplo do que acontece com a batata inglesa. Já o prefeito de Mirabela, Luciano Rebelo Veloso, salientou as possibilidades de fomento da famosa carne de sol. “Muita gente vem de longe para comprar a carne de sol de Mirabela, mas ela ainda é pouco explorada industrialmente”, diz. (Ascon Fiemg)
Sindicato e Prefeitura terão nova audiência
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) realiza, nesta quarta-feira, 29, a segunda audiência entre o Sindicato dos Servidores Públicos – Sindserv, e administração municipal de Poços de Caldas para tratar da lei federal nº 11.738/ 08, que regulamenta o piso nacional para os profissionais do magistério e a jornada extraclasse. A audiência acontece na 1ª Vara do Trabalho de Poços. De acordo com Marieta Carneiro, presidente do Sindserv, a primeira audiência aconteceu em 2016, quando houve uma tentativa de acordo com a gestão passada. Contudo, não houve entendimento entre as partes porque não foram apresentadas propostas pela prefeitura. (Jornal da Cidade)
ACI de Sete Lagoas quer ação para a mudança
Na 1ª reunião ordinária deste ano de diretoria da Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas, o presidente Flávio Fonseca mostrou que existem hoje ações em andamento que ampliaram os canais de ação direta de empresários dispostos a apresentar ideias e “arregaçar as mangas” para agir em prol do desenvolvimento do município. “Estamos caminhando para a criação de uma Agência de Desenvolvimento de Sete Lagoas e com ela pretendemos agrupar ideias da coletividade e propor linhas de desenvolvimento para a cidade, além dos planos de ação para realizá -las”, disse o presidente da ACI. “Vamos trabalhar em conjunto com o CDL e o Sindcomércio, com as universidades locais, com outras entidades e criar um organismo ativo de colaboração com o poder público”, afirmou. (Boca do Povo)
Comissão da OAB pede melhorias na segurança
Autoridades dos órgãos de defesa de Juiz de Fora estiveram reunidas na tarde de sexta-feira, 24, na sede da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (4ª Risp) para apresentarem projetos e discutirem questões relacionadas ao auxílio às instituições de segurança da região e apoio a planos municipais, oferecidos pela Comissão de Segurança Pública da OAB Subseção Juiz de Fora. Os projetos desenvolvidos pela Comissão serão financiados pela caixa de assistência dos advogados, localizada em Belo Horizonte. (Diario Regional).
APAE Leopoldina terá 1º Leilão Beneficente
A APAE Leopoldina realiza no próximo sábado, dia 1º de abril, no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, o 1º Leilão Beneficente com vários prêmios. O objetivo é angariar fundos para a entidade e acontecerá a partir das 16 horas. De acordo com José do Carmo Fófano Vieira, presidente da APAE Leopoldina, o evento está sendo realizado com muito carinho para receber a família leopoldinense e de outras cidades. Para ele, “o objetivo é trazer a sociedade para dentro da Apae e a Apae para dentro da sociedade”, declarou. (Jornal de Muriaé)
Bispo anuncia fechamento do PAM de Caratinga
O presidente da mesa diretora do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, dom Emanuel Messias de Oliveira anunciou ontem o fechamento do Pronto Atendimento Microrregional (PAM) de Caratinga, que vem realizando um atendimento de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “sem ter a estrutura física necessária e de diagnóstico”. O PAM será entregue aos 13 municípios da microrregião Caratinga. O Hospital se responsabilizará somente pelos atendimentos de urgência e emergência.(Diário de Caratinga)